Blog

Postado em em 28 de novembro de 2019

CONVERTER PDF em EXCEL – Passo a Passo

Nessa publicação vou te ensinar a converter PDF em Excel. É um passo a passo bem simples, basta você ter acesso à internet e um arquivo em PDF.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é PDF?

Vamos iniciar com o conceito de PDF para que possamos entender o procedimento de pegar uma planilha em Excel e transformá-la em PDF ou vice-versa.

Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos com segurança, independentemente do software, do hardware ou do sistema operacional. Inventado pela Adobe, o PDF agora é um padrão aberto mantido pela International Organization for Standardization (ISO). PDFs podem conter links e botões, campos de formulário, áudio, vídeo e lógica de negócios. Eles também podem ser assinados eletronicamente e são facilmente exibidos com o software gratuito Acrobat Reader DC.

Fonte: https://acrobat.adobe.com/br/pt/acrobat/about-adobe-pdf.html

 

Quando e/ou Porquê Converter PDF em Excel?

O PDF acaba sendo uma forma mais prática para exibir e compartilhar documentos e com isso tira a necessidade de o usuário ter algum programa específico para abrir esse conteúdo, basta apenas o leitor de PDF Acrobat Reader DC. Então em planilhas de Excel por exemplo o usuário precisaria ter o pacote Office instalado, o que demanda uma assinatura anual, portanto isso facilita a visualização desses dados sem precisar de programas pagos.

 

Como converter PDF em Excel?

Essa primeira conversão é muito simples, basta salvarmos o arquivo em formato de PDF, para isso vamos até a guia Arquivo e em seguida em Salvar Como.

 

Opção para Salvar Como

Opção para Salvar Como

 

Em seguida o usuário deverá escolher o local para salvar o arquivo. Feito isso será necessário alterar o Tipo (que fica logo abaixo do nome do arquivo) para PDF.

 

Alteração do tipo de arquivo que será salvo

Alteração do tipo de arquivo que será salvo

 

Feito isso basta salvar que o arquivo ficará salvo como PDF.

 

Arquivo em PDF

Arquivo em PDF

 

É possível observar que a tabela fica da mesma maneira que tínhamos dentro do Excel, claro que não terá as mesmas funcionalidades, será apenas uma “imagem” da planilha, mas desta forma é possível enviar o arquivo com a planilha para outra pessoa sem a necessidade dessa pessoa ter o programa do Office para abrir a planilha.

 

Como converter Excel para PDF?

Aqui vamos aprender para fazer o procedimento inverso, ou seja, ao receber um arquivo em PDF transformá-lo em uma planilha em Excel.

O primeiro passo é abrir o navegador de internet na página do Google e vamos escrever o seguinte texto: PDF to Excel.

 

Procura no navegador para conversão de PDF para Excel

Procura no navegador para conversão de PDF para Excel

 

O Google irá retornar várias opções de sites para que o usuário possa escolher (não vamos indicar um específico para isso). Como exemplo vamos utilizar o segundo link.

 

Site para a conversão de arquivo PDF para Excel

Site para a conversão de arquivo PDF para Excel

 

Basta clicar no botão vermelho para selecionar o PDF que será convertido, em seguida basta clicar na opção Convert to EXCEL.

 

Arquivo adicionado e pronto para conversão

Arquivo adicionado e pronto para conversão

 

Feito isso teremos uma opção para fazer o download do arquivo em Excel que foi criado.

 

Opção para download do arquivo em Excel

Opção para download do arquivo em Excel

 

Após converter PDF em Excel, baixar e abrir o arquivo temos o seguinte resultado.

 

Arquivo em Excel após converter pdf em excel

Arquivo em Excel após converter pdf em excel

 

O resultado é bem satisfatório, pois as larguras foram mantidas assim como os formatos e as linhas de grade. Então não perdemos nenhuma formatação desses dados.

Neste arquivo é possível observar que temos 2 espaços em brancos que foram gerados pelo programa automaticamente que são apenas células mescladas, basta clicar nelas e desmarcar a opção Mesclar e Centralizar.

 

Removendo as células mescladas (espaços em branco)

Removendo as células mescladas (espaços em branco)

 

Para finalizar vamos remover as linhas de grade que não tínhamos no arquivo original. Para isso basta ir até a guia Exibir e desmarcar a opção Linhas de Grade.

 

Menu para remover as linhas de grade

Menu para remover as linhas de grade

 

Feito isso teremos a planilha com o mesmo formato do arquivo inicial.

 

Planilha final após as formatações

Planilha final após as formatações

 

Foi possível observar como podemos fazer essas conversões de arquivos de Excel para PDF e vice-versa.

Para acessar outras publicações da Hashtag, acesse: https://www.hashtagtreinamentos.com/blog/

Se você mora no Rio de Janeiro ou em Niterói e nunca fez um dos cursos da Hashtag Treinamentos você não sabe o que está perdendo! São mais de 13.000 alunos treinados em nossos cursos de Excel, VBA e Power BI!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer aprender a construir um Dashboard do Zero e também tudo que você precisa para passar em uma Prova de Excel? Participe da Jornada do Excel!