Blog

Postado em em 19 de novembro de 2019

Gráfico de Pizza no Excel – Passo a Passo

Nessa publicação vou te mostrar o passo a passo completo de como fazer um gráfico de pizza no Excel! Além disso você também vai aprender a formatá-lo!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é um Gráfico de Pizza no Excel?

O Gráfico de Pizza é um gráfico redondo que se assemelha a uma pizza quando separamos os dados, por isso deste nome. Ele é muito utilizado assim como os gráficos de linha e coluna, geralmente utilizamos ele para a representação de porcentagens, até porque temos uma melhor visualização dessas porcentagens nesse gráfico e fica mais fácil de analisar esses dados neste tipo de gráfico.

 

Gráfico de Pizza final com todos os dados

Gráfico de Pizza final com todos os dados

 

Esse é o gráfico de linha que iremos construir nesta aula, então fica bem fácil de analisar as “fatias” da pizza, pois quando maior elas são maiores as porcentagens dos produtos.

 

Quando utilizar esse gráfico?

Vamos utilizar esse gráfico quando precisarmos de uma análise percentual de alguns dados, é importante ressaltar que quanto maior a quantidade de dados pior fica a visualização desses dados dentro do gráfico de pizza, pois como vimos anteriormente temos algumas “fatias” da pizza muito pequenas, e quando a quantidade de dados é muita o Excel acaba juntando algumas delas para facilitar a visualização.

Então esse tipo de gráfico é interessante quando analisamos o percentual de alguns itens apenas, desta forma teremos uma forma rápida e fácil de verificar os itens com maior percentual (maior fatia) e já verificar quais são esses itens pelo nome que está no gráfico juntamente com o seu percentual.

 

Como utilizar o Gráfico de Pizza no Excel?

Primeiramente vamos começar com a tabela inicial abaixo, ou seja, vamos preencher a coluna de percentual para que possamos a partir dela criar o gráfico de pizza.

 

Tabela inicial para a criação do gráfico de pizza

Tabela inicial para a criação do gráfico de pizza

 

Para encontrar o percentual de cada produto é bem simples, basta dividir o valor de seu faturamento pelo faturamento total, desta forma será possível saber qual o percentual que o faturamento daquele produto representa do total.

 

Fórmula para obter a porcentagem de cada produto

Fórmula para obter a porcentagem de cada produto

 

É possível observar que a fórmula é bem simples, mas tem uma particularidade, a célula C13 está com um trancamento. Isso foi feito para que na hora de “arrastar” a fórmula para as outras células o total continue sendo referenciado pela mesma célula, já que ele não muda. Então agora basta arrastar a fórmula para as outras células e obter todas as porcentagens de cada produto.

 

Resultado da fórmula de porcentagem

Resultado da fórmula de porcentagem

 

Feito isso temos todas as porcentagens de cada um dos produtos analisados. É importante ressaltar que talvez a porcentagem apareça com mais ou menos casas decimais, isso fica a critérios do usuário, colocar de um formato que fique melhor para sua análise. Outro ponto é que precisamos somar os valores dos percentuais para garantir que temos exatamente 100%, para isso basta utilizar a fórmula SOMA ou o atalho ALT + = com a célula D13 selecionada.

 

Fórmula de SOMA para as porcentagens

Fórmula de SOMA para as porcentagens

 

Agora que o percentual de cada produto foi inserido na tabela é possível criar o gráfico, para isso vamos selecionar os produtos e os faturamentos de cada um, ou seja, da célula B2 até C12. Após selecionar esse intervalo vamos até a guia Inserir e em seguida selecionar a opção 2D.

 

Opção para criação do gráfico de pizza 2D

Opção para criação do gráfico de pizza 2D

 

Ao selecionar a opção o gráfico de pizza será criado.

 

Resultado da criação do gráfico

Resultado da criação do gráfico

 

Esse é o gráfico de pizza, no entanto temos algumas diferenças do que foi mostrado no início da aula, portanto vamos agora fazer os ajustes para acrescentar as informações e melhorar a visualização do gráfico.

Para melhorar a visualização vamos deletar as legendas e o título, para isso basta clicar e pressionar delete, em seguida vamos até a guia Formatar, depois em Contorno da Forma e por fim selecionar a opção Sem Contorno. Desta forma podemos retirar alguns elementos que não serão necessários.

Feito isso vamos clicar no + ao lado do gráfico e clicar na seta ao lado de Rótulos de Dados e em seguida selecionar a opção Extremidade Externa.

 

Inserindo os rótulos de dados ao gráfico

Inserindo os rótulos de dados ao gráfico

 

Desta forma podemos observar que os rótulos estão do lado de fora de cada uma das fatias da pizza, assim fica mais fácil analisar os dados. Agora vamos até a guia Formatar novamente e em alterar cores, para que possamos alterar o estilo de cores para que o gráfico fique mais visual.

 

Alterando as cores do gráfico para ficar mais visual

Alterando as cores do gráfico para ficar mais visual

 

O gráfico agora já está quase pronto, precisamos apenas alterar os rótulos de dados para inserir os nomes dos produtos e o percentual de cada um deles. Para fazer essa modificação vamos clicar com o botão direito em cima de um desses rótulos e selecionar a opção Formatar Rótulos de Dados.

 

Opção para formatar os rótulos de dados

Opção para formatar os rótulos de dados

 

Feito isso será aberta uma aba ao lado direito do programa, nela vamos desmarcar a opção Valor e vamos marcar as opções Nome da Categoria e Porcentagem, e na parte de Separador vamos selecionar a opção Nova Linha.

 

Opções para formatação dos rótulos de dados

Opções para formatação dos rótulos de dados

 

Feitas essas modificações teremos o nosso gráfico completo igual ao gráfico inicial que foi mostrado, lembrando que o usuário poderá nessa aba de formatação e nas guias Design e Formatar fazer todo tipo de alterações necessárias para modificar seu gráfico da forma que fique mais adequado para sua aplicação.

 

Tabela e gráfico de pizza final

Tabela e gráfico de pizza final

 

Para acessar outras publicações de gráficos, clique aqui: https://www.hashtagtreinamentos.com/graficos-no-excel/

Curso de Excel no Rio de Janeiro ou em Niterói não tem nem o que pensar, nossos mais de 13.000 alunos podem atestar a qualidade e a didática de nossos cursos!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer aprender a construir um Dashboard do Zero e também tudo que você precisa para passar em uma Prova de Excel? Participe da Jornada do Excel!