Blog

Postado em em 8 de agosto de 2020

Compilação de Planilhas no VBA

Nas próximas publicações de VBA vou te ensinar todas as ferramentas necessárias para criar uma compilação de planilhas utilizando o VBA!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

O que é uma Compilação de Planilhas?

Faremos uma série de vídeos e publicações para explicar como fazer a compilação de diversas planilhas em uma só. Ou seja, trazer as informações de várias planilhas que vão ser inseridas em uma planilha central, que concentrará todos os dados.

Para que serve essa ferramenta?

Serve para juntar planilhas no excel em uma só. Ou seja, concentrar dados que vêm de diversas planilhas separadas, que essencialmente tem dados com características ou tipos parecidos ou iguais, e devem ser agregados em um único lugar. Futuramente esses dados podem ser tratados, resumidos, apresentados.

Como fazer essa compilação de planilhas?

Na série iremos explicar as etapas necessárias para juntar planilhas em uma só. Ou seja, trazer as informações de diversas planilhas para uma planilha, que irá conter os dados de todas as outras.

No nosso exemplo, temos diversas lojas representadas por planilhas diferentes, que tem nomes de cores, que reportam as vendas delas durante o ano.  Reparem, temos vendas de 25 (vinte e cinco) planilhas, com milhares de linhas (146.187 para ser mais exato), para serem resumidas em um único local (nossa planilha Resumo).

Essas 25 planilhas possuem as mesmas informações. Delas virão os dados respectivos aos campos (colunas) de Data, Código Produto, Código Cliente, Valor, e na nossa planilha de Resumo (principal) será preenchida a coluna de Loja, para diferenciar de que loja veio aquela informação (de venda). Veja um exemplo abaixo:

Juntar Planilhas Excel Em Uma Só

Juntar Planilhas Excel Em Uma Só

Imagine que a empresa matriz quer saber como andam as vendas de cada empresa filial e quantas realizam durante o dia, mês, ano, e precisa juntar essas informações para analisar. O intuito é trazer as informações das operações de vendas daquelas lojas para serem utilizadas nessa planilha de resumo, para transformar, resumir, criar gráficos, apresentar dados etc.

Mas, novamente, repare: existem muitas linhas, muitas vendas, muitas planilhas, muito a ser considerado. Observe como ficará a consolidação dos dados das lojas trazidos para a planilha Resumo, após rodar o código de compilação (com no total de 146.187 linhas de operações de vendas):

Série Compilação de Planilhas no VBA

Série Compilação de Planilhas no VBA

O processo de consolidação de dados no Excel das vendas para a planilha principal deve ser feito todos os dias durante o ano, para garantir que as informações de vendas estão atualizadas. Seria uma tarefa longa e cansativa, caso precisasse ser feita todos os dias copiando e colando, ou até manualmente lançando as novas vendas nessa planilha principal.

Esse processo, além de cansativo e demorado, pode estar sujeito a erros pela quantidade de informações a serem passadas de diferentes planilhas, pela quantidade linhas dessas planilhas, e de passos a serem realizados a cada arquivo.

Uma tarefa que você levaria muito tempo para fazer, o VBA pode te ajudar e muito, porque em alguns segundos ele consegue fazer esse tipo de operação de forma confiável, com os passos que você programa para ele fazer sempre da mesma forma.

E o detalhe principal: o VBA provavelmente fará esses processos para todas as planilhas com o mesmo tempo ou mais rápido do que você faria calmamente para uma delas.

Nessa série, que será dividida em diversos capítulos (de vídeo), ensinaremos como fazer esse código para fazer a consolidação de dados em planilhas, em diversas etapas:

  • varrer as planilhas que estão em uma pasta para serem abertas
  • encontrar as informações de uma planilha necessárias que serão trazidas para planilha principal (Resumo)
  • aprender a deixar o código mais rápido
  • mostrar o tempo que o código demora pra rodar (estimar tempo que ele leva para fazer as operações e comparar com o original, sem modificações)
  • formatar e ajeitar a planilha principal corretamente etc.

Fique ligada(o) no nosso canal do Youtube e aqui no Blog para acompanhar essa série e outras matérias para enriquecer seu aprendizado de Excel e VBA (e Power BI também)! Não esqueça de se inscrever na série de compilação de planilhas para ter acesso aos arquivos e vídeos! Até a próxima!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de VBA, clique aqui!


Quer aprender mais sobre VBA com um Minicurso Gratuito?


Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!