Blog

Postado em em 14 de maio de 2022

Aprenda a Programar do Jeito Certo – Como Aprender Python?

Eu quero que você aprenda a programar do jeito certo, por isso vou te mostrar 3 passos para que você aprenda programação!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Aprenda a Programar do Jeito Certo

Você que está entrando no mundo da programação provavelmente já teve essa dúvida ou ainda tem, de como aprender Python do jeito certo.

A minha ideia é te mostrar 3 passos para aprender a programar, e claro, para se destacar no mercado de trabalho!

Passos Para Aprender Python

Nós vamos dividir esse aprendizado em 3 passos, claro que essa são os nossos 3 passos para programar, então vamos a aula para que você consiga dar os seus primeiros passos na programação.

Vamos detalhar um pouco esses passos para que você consiga aprender a programar Python.

BASE ESTRUTURADA DE PYTHON

O primeiro passo par você aprender bem Python é você aprender as ferramentas e funções do Python.

Isso quer dizer que você precisa aprender as ferramentas essenciais. Chamamos isso de base estruturada, pois não adianta você aprender as ferramentas de forma separada se não souber como conectá-las.

Como assim? Imagine que você assiste um vídeo da estrutura de repetição FOR e um vídeo da estrutura condicional IF.

Só que se você assiste esses vídeos isolados é possível que você não saiba como utilizar essas duas estruturas em conjunto e o Python possui diversas estruturas e ferramentas que podem ser utilizadas em conjunto.

E claro, para construir um projeto você precisa saber como conectar tudo isso para fazer o que precisa.

É importante que você escolha um canal ou um conteúdo que você mais se identifica, dessa forma o aprendizado vai ficar mais fluido, pois quando você tentar absorver de muitas fontes acaba ficando muito confuso.

Outro ponto muito importante é que o canal ou fonte que você estiver aprendendo tenha exemplos práticos do dia a dia do mercado de trabalho.

Isso é importante até para que você tenha uma noção de como as coisas funcionam e com um exemplo prático você vai aprender até mais de uma ferramenta ou biblioteca para executar uma ação.


Depois desse aprendizado você já pode dizer que sabe Python e pode passar para a segunda etapa!

INTEGRAÇÕES DE PYTHON COM MERCADO DE TRABALHO

Essa parte é muito importante, pois você não vai chegar no seu trabalho ou em algum projeto e a pessoa vai te pedir para fazer um FOR, ou WHILE ou algo pontual dessa maneira.

Você vai precisar fazer coisas completas, como uma análise de uma base de dados para verificar clientes, enviar e-mails automáticos todos os dias, construir um site para disponibilizar para os clientes, entre outras demandas que vão chegar.

Então você precisa saber integrar o Python com as ferramentas do mercado de trabalho, como integrar Python com Excel, integrar com o SQL, integrar com Power BI, integrar com arquivos do computador, fazer uma automação web, automatizar tarefas no computador, integrar com API, entre outras coisas.

A ideia aqui é aprender a resolver esses desafios reais do dia a dia do mercado de trabalho com diversas ferramentas.

PROJETOS IMPRESSIONADORES

Agora que você já tem toda a base de Python e tem experiência em resolver problemas reais do dia a dia do mercado de trabalho nós vamos para a última etapa, que são os projetos impressionadores.

Então você criar um portfólio de projetos para que qualquer recrutador fique impressionado com o seu currículo, e claro, com os projetos que você já executou.

Um dos projetos que nós ensinamos no nosso curso completo por exemplo é criar uma réplica do Netflix com Python.

Então o recrutador vai ver que você é capaz de criar projetos impressionadores já vai dar conta do trabalho que precisam ou até mesmo ter mais desafios para você.

Com isso você já vai passar mais confiança, credibilidade e claro, mostrar que sabe Python e que tem experiência em Python para ser contratado.

Conclusão – Aprenda a Programar do Jeito Certo

Nessa aula eu te mostrei 3 passos para aprender a programar do jeito certo e se destacar no mercado de trabalho.

Você deve ter notado também que já deixei alguns outros links com conteúdos que nós temos aqui no blog, então você já pode dar uma olhada na parte de integrações do Python com mercado de trabalho para ver algumas possibilidades.

Claro que você pode focar na área que você quer atuar, seja análise de dados, ciência de dados, construção de sites, ou outra área que queira se trabalhar e se destacar.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Aprenda a se destacar na sua empresa apenas com o Excel! Na Jornada do Excel vamos te ensinar a impressionar com as suas planilhas!