Blog

Postado em em 10 de junho de 2021

Enviar E-mail pelo Gmail Utilizando Python

Enviar E-mail pelo Gmail

Nessa aula vamos te mostrar como enviar e-mail pelo Gmail utilizando o Python para facilitar e automatizar suas atividades de e-mail!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula nós vamos te mostrar como fazer o envio de e-mail automático utilizando o Gmail, sem a utilização do Outlook instalado no seu computador!

Isso quer dizer que mesmo que não tenha o Outlook instalado no seu computador você vai conseguir enviar seus e-mails automaticamente com a ajuda do Python!

O que você vai aprender nessa aula:

Como Enviar E-mail pelo Gmail Usando Python

Você já deve ter se perguntado como que faz para automatizar o envio de e-mails com o Python, certo?

Aqui no blog nós já ensinamos a como Enviar Mensagens Automáticas no WhatsApp Usando Python e como fazer o Envio de E-mail com Python.

No entanto esse envio de e-mail no Python que mostramos é utilizando o Outlook, ou seja, vai utilizar a conta que já tem cadastrada no Outlook do seu computador, seja ela Hotmail, Gmail, Outlook, entre outros.

Nessa aula nós vamos te mostrar como enviar um e-mail pelo Gmail sem utilizar o Outlook!

Curioso para saber como fazer essa automação? Então vamos a aula!

Como enviar e-mail com Python

Vamos te mostrar o código em que foi criada uma função para o envio do e-mail.

OBS: Lembrando que você vai poder utilizar qualquer editor de Python para fazer o envio de e-mail, aqui no blog já temos a explicação de como instalar o Jupyter e o Pycharm caso você tenha interesse!

Então nesse código você vai poder configurar todas as informações do seu e-mail como o corpo do e-mail, assunto, remetente, destinatário. Tudo aquilo que precisa para enviar o e-mail.

import smtplib
import email.message

def enviar_email(): 
    corpo_email = “””
    <p>Parágrafo1</p>
    <p>Parágrafo2</p>
    “””

    msg = email.message.Message()
    msg[‘Subject’] = “Assunto”
    msg[‘From’] = ‘remetente’
    msg[‘To’] = ‘destinatario’
    password = ‘senha’
    msg.add_header(‘Content-Type’, ‘text/html’)
    msg.set_payload(corpo_email )

    s = smtplib.SMTP(‘smtp.gmail.com: 587’)
    s.starttls()
    # Login Credentials for sending the mail
    s.login(msg[‘From’], password)
    s.sendmail(msg[‘From’], [msg[‘To’]], msg.as_string().encode(‘utf-8’))
    print(‘Email enviado’)

Esse é o código que vamos utilizar. É possível observar que temos a declaração de duas bibliotecas smtplib e email.message para possibilitar esse envio.

Em seguida temos a definição da nossa função que vai fazer esse envio e logo abaixo já temos a descrição de tudo que vai compor o nosso e-mail.

A variável corpo_email você pode notar que não tem apenas aspas duplas, tem 3 aspas duplas. Isso é para que você consiga utilizar o formato HTML para poder escrever o seu texto e deixar ele com a formatação adequada.

Assim pode escrever um bloco de texto e sempre que quiser criar um parágrafo pode utilizar o </p> dentro do seu texto. Isso vai deixá-lo mais agradável sem ter um bloco único sem nenhuma separação.

As outras informações como assunto, remetente, destinatário e senha você pode colocar normalmente de acordo com a sua necessidade.

Basta colocar substituindo o texto com as informações que deseja.

IMPORTANTE: Você deve ter percebido que existe um campo de senha! De fato, o código vai precisar, pois vai pegar o e-mail que está como remetente e vai utilizar essa senha para acessar o seu e-mail. Só assim o e-mail poderá ser enviado, então é importante que tenha cuidado com esse código, pois ele tem a senha do seu e-mail!

É possível que quando você rode esse código você tenha um erro, na verdade 2 erros!

1º Erro – Pode ser porque as suas credenciais não estão corretas, ou seja, o e-mail e/ou senha não foram escritos corretamente.

2º Erro – É em relação ao processo de segurança da própria conta do Gmail, pois ela não permite que códigos façam esse envio de forma automática. Então para esse segundo erro temos que fazer alguns ajustes na conta do Gmail para que funcione.

Você vai entrar na sua conta, vai clicar no símbolo onde tem sua foto ou suas iniciais no canto superior direito e vai até a opção Gerenciar sua Conta do Google.

Feito isso no canto esquerdo agora, você vai clicar em Segurança, agora vamos descer e ir até a parte de Acesso a app menos seguro.

Habilitando app menos seguro
Habilitando app menos seguro

Aqui vamos clicar na opção Ativar acesso para que o Gmail possibilite a utilização do nosso código para o envio de e-mail.

Pronto dessa forma o envio de e-mail será feito normalmente e você já pode verificar na sua caixa de entrada se o e-mail chegou!

IMPORTANTE: O código que foi mostrado é apenas a função que envia o e-mail, vale lembrar que você vai ter que escrever enviar_email logo após a função para que você a execute, caso contrário o e-mail não será enviado, pois só vai configurar a função e não executando.

Conclusão

Nessa aula aprendemos como fazer automação em Python para enviar e-mail utilizando o Gmail sem a necessidade de utilizar o Outlook instalado no computador.

Outro ponto importante é que aprendemos como solucionar os 2 erros que podem aparecer no código, que pode ser por conta das credenciais erradas ou pela questão de segurança da conta do Google!

Agora que você já consegue enviar e-mails utilizando o Outlook (seguindo nosso outro post) e agora utilizando o Gmail já pode fazer suas automações e facilitar bastante suas atividades!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Faça sua pré-matrícula gratuita no Excel Impressionador agora e libere aulas exclusivas de Excel!