Blog

Postado em em 11 de novembro de 2021

Série Tabela Dinâmica Aula2

Hoje vamos para a Série Tabela Dinâmica Aula2 onde vou te mostrar como atualizar sua tabela e como utilizar a segmentação de dados!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo (que é nossa Live Excel) ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Série Tabela Dinâmica Aula2

Na última aula eu já te mostrei como criar tabela dinâmica no Excel e como fazer algumas análises com tabela dinâmica no Excel.

Hoje nós vamos aprender sobre como atualizar a tabela dinâmica e como podemos deixar esse procedimento um pouco mais fácil.

Como Atualizar Tabela Dinâmica no Excel

Ao adicionar novos dados na tabela dinâmica você vai notar que ela não é atualizada automaticamente como acontece com algumas ferramentas no Excel.

No entanto dentro da guia da tabela dinâmica nós temos 2 opções para atualizar os dados.

A primeira delas é a opção de Atualizar e a outra opção é Alterar Fonte de Dados.

Atualizar e Alterar Fonte de Dados
Atualizar e Alterar Fonte de Dados

A opção de alterar fonte de dados é utilizada quando o usuário precisa alterar a seleção inicial que fez para que os dados sejam atualizados com as informações desejadas.

Isso alguma das vezes é feito ao adicionar novos dados na tabela dinâmica, então o usuário clica nessa opção e faz novamente a seleção dos dados.

Mas você deve ter notado que isso pode ser bem trabalhoso de fazer sempre que for adicionar, alterar ou remover alguma informação da base de dados não é mesmo?

Então para evitar que você tenha sempre que clicar em alterar a fonte de dados e escolha novamente o seu intervalo de dados nós vamos utilizar a ferramenta de Formatar como Tabela.

Essa ferramenta tem alguns benefícios e um deles é fazer com que você não precise mais selecionar um novo intervalo sempre que adicionar ou remover informações da sua base de dados.

Então ao formatar como tabela a única ferramenta que você vai ter que utilizar é a de Atualizar. Com ela você pode atualizar todas as tabelas dinâmica ou só a que está trabalhando.

Dessa forma o Excel já vai buscar todos os dados que estão dentro da tabela (agora formatada) e atualizar a tabela dinâmica com essas informações.

Isso quer dizer que você não vai mais perder tempo tendo que alterar a fonte de dados toda vez, só vai precisar atualizar os dados.

Outro ponto que foi abordado na primeira aula foi utilizar o campo de Filtros na tabela dinâmica para facilitar a seleção de dados, mas nós temos uma ferramenta incrível que vai deixar isso ainda mais dinâmico.

Essa ferramenta é a Segmentação de Dados e ela fica disponível dentro da guia Análise de Tabela Dinâmica.

Ferramenta inserir segmentação de dados
Ferramenta inserir segmentação de dados

Essa ferramenta vai permitir com que você selecione uma das colunas que já tem na sua base de dados e o Excel vai criar uma série de botões com todas as opções que têm nessa coluna.

Escolhendo os dados para a segmentação de dados
Escolhendo os dados para a segmentação de dados

Esses botões vão funcionar como filtros, então ao invés de ter que clicar na seta e selecionar uma informação da lista você já vai ter todas as opções disponíveis, basta selecionar qual desejada analisar.

Filtro personalizado para tabela dinâmica
Filtro personalizado para tabela dinâmica

Como escolhemos a coluna de Estado nós vamos ter todos os estados disponíveis para que você possa selecionar um (ou mais de um utilizando a tecla CTRL) e já filtrar automaticamente a sua tabela dinâmica.

OBS: Você pode fazer algumas alterações na sua segmentação de dados, para isso basta selecioná-la e ir até a guia Segmentação. Lá vai poder alterar o estilo, algumas configurações e altera o tamanho e quantidade de colunas que deseja.

Conclusão da Série Tabela Dinâmica Aula2

Nessa aula eu te mostrei como melhorar a utilização da sua tabela dinâmica na parte de atualização utilizando a ferramenta Formatar como Tabela no Excel.

E como você pode utilizar a segmentação de dados para facilitar o processo de filtrar os dados de forma mais rápida e eficiente.

Agora você pode explorar algumas das ferramentas que foram ensinadas hoje e ir descobrindo mais algumas funcionalidades!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador