Blog

Postado em em 6 de julho de 2021

Motivos para Formatar como Tabela no Excel [3 Motivos Práticos]

Nessa aula vamos te mostrar 3 motivos pelos quais você deve utilizar a ferramenta formatar como tabela para facilitar muito a sua vida no Excel!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

A ferramenta Formatar como Tabela é uma ferramenta muito útil dentro do Excel e bastante utilizada.

Isso porque ela facilita bastante sua vida, principalmente quando você está utilizando fórmulas, pois essa formatação permite com que o Excel reconheça todo um intervalo de forma automática.

Independentemente de você adicionar ou remover alguma informação. Sempre ficará automático sem que você tenha que redimensionar manualmente sempre que faz essas alterações.

O que vamos aprender nessa aula:

Ferramenta Formatar como Tabela

Você que usa o Excel já deve ter ouvido falar nessa ferramenta, Formatar como Tabela. Se não ouviu não precisa se desesperar.

Na aula de hoje nós vamos te mostrar 3 motivos para formatar como tabela no Excel, lembrando que essa ferramenta vai te ajudar muito!

Ela vai facilitar algumas ações e evitar com que você tenha que fazer algumas ações manuais sempre que tiver alguma alteração de dados ou até mesmo na fórmula.

3 Motivos para formatar como tabela no Excel

Primeiro vou te mostrar onde encontrar essa ferramenta e as opções que o próprio Excel já disponibiliza.

Essa ferramenta já fica logo na guia Página Inicial ao lado dos estilos das células.

Formatação como tabela
Formatação como tabela

Então ao selecionar seus dados e escolher qualquer um desses estilos os seus dados ficarão com esse estilo.

Só de fazer essa formatação você já vai notar que suas informações ficarão bem mais visíveis e mais fáceis de acompanhar, principalmente com a variação das linhas claras e escuras.

Isso ajuda a você não se perder quando está visualizando uma informação.

Outro ponto bem importante é que os dados que formatou como tabela já ficam automaticamente com os filtros inseridos, assim você já pode filtrar e classificar seus dados na tabela.

Dados formatados como tabela
Dados formatados como tabela

1º Motivo

Você consegue habilitar a ferramenta segmentação de dados na guia Design da Tabela (para versões 2013 ou superiores do Excel).

A segmentação de dados é uma ferramenta onde você vai conseguir fazer um filtro mais dinâmico na sua tabela de forma mais automática e bem mais fácil.

Então nessa guia de Design podemos selecionar essa opção e criar esse filtro.

Segmentação de dados
Segmentação de dados

É uma maneira mais fácil e rápida de filtrar informações e até mais intuitiva para quem não sabe nada de Excel, assim qualquer um pode utilizar para fazer a análise de dados.

2º Motivo

Essa parte é muito importante e vai te ajudar bastante, pois é uma automação Excel, ou seja, é como se tivéssemos fórmulas automáticas.

Mas como assim? Como isso funciona?

Vamos lá, vamos apagar as duas últimas colunas dessa tabela para refazer e você vai ver que vai ser muito fácil!

Motivos para Formatar como Tabela
Opção para alterar o nome da tabela

Primeiro quero que você observar na guia Design da Tabela que na parte superior esquerda temos o nome dessa tabela. Então sempre que formos referenciar a ela podemos escrever o nome que está ali ou selecionar ela toda.

Quando fizer isso o próprio Excel vai entender que estamos falando dessa tabela.

Agora vamos utilizar a função PROCV para obter os preços dos produtos da tabela menor a direita!

Motivos para Formatar como Tabela
Função PROCV (formato de tabela)

Aqui você vai notar algumas coisas diferentes do que geralmente tem quando escrever uma fórmula.

Primeiro temos @Produto, o que isso quer dizer? Isso quer dizer que estamos pegando a informação da coluna produto na mesma linha em que a fórmula está sendo escrita.

Então isso já é também uma automação do formato de tabela.

Outro ponto muito importante, ao selecionar as informações da outra tabela nós temos o nome Tabela4 que é o nome dessa tabela menor.

Isso é muito importante, pois o Excel entende isso como uma tabela, então qualquer alteração que fizer ele já vai entender sem que você tenha que ajustar de novo esse intervalo.

Vamos supor que você coloque mais 5 produtos, não vai ter que estender sua seleção até a linha 11, como é uma tabela o Excel entende que tem que pegar todos os elementos dessa tabela.

Isso seria como se fosse uma matriz variável no Excel, então quando formata como tabela ela tem um nome e o Excel vai pegar tudo que está dentro dela independentemente do tamanho.

Agora outra mágica dessa automação é quando terminarmos de escrever a função PROCV o próprio Excel vai replicar ela para toda a coluna dessa tabela.

Motivos para Formatar como Tabela
Automação da formatação de tabela

A mesma coisa vai acontecer para o valor total, ele já vai automaticamente preencher as outras células dessa coluna com o mesmo conteúdo.

OBS: Se isso não for automático por alguma formatação que já tenha feito previamente o Excel vai mostrar um símbolo perguntando se quer replicar a mesma fórmula para as demais células.

Vale lembrar que mesmo quando você adicionar novos dados nessa tabela o Excel vai manter as fórmulas sem que você precise escrevê-las novamente!

3º Motivo

Esse deve ser um dos que mais vai te ajudar dentre os 3 motivos, pois esse último motivo vai envolver uma Validação de Dados.

Esse é um problema que já vimos vários alunos perguntando se não teria como automatizar uma validação de dados.

A formatação como tabela faz exatamente isso! Como assim?

Quando você tem uma lista na sua validação de dados e acrescenta um novo item essa validação não atualiza automaticamente, você tem que refazer a validação para aumentar a seleção dos dados.

Foi o que acabamos de ver no segundo motivo quando aumentamos um produto na lista, por exemplo.

Com a validação de dados é o mesmo procedimento, então se você formatar como tabela a lista em que vai alimentar a validação de dados.

Toda vez que acrescentar ou remover um item ela será atualizada automaticamente!

Conclusão

Nessa aula nós te mostramos 3 motivos pelos quais você deve utilizar a ferramenta Formatar como Tabela no Excel.

Ela não só vai te dar um visual mais agradável, como vai facilitar a sua análise de dados, vai automatizar alguns processos e vai evitar com que você tenha muito trabalho manual.

Isso quer dizer que você só tem vantagens ao formatar como tabela! E você já estava utilizando essa ferramenta? Se não agora já tem motivos suficientes para começar!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer aprender a construir um Dashboard do Zero e também tudo que você precisa para passar em uma Prova de Excel? Participe da Jornada do Excel!