Blog

Postado em em 5 de abril de 2023

7 Truques no Excel que vão te Fazer um Expert em Planilhas

Embora muitos de nós estejamos familiarizados com as funções básicas do Excel, como criar tabelas e gráficos simples, existem muitos truques no Excel, macetes e técnicas avançadas que podem ajudar a tornar o trabalho muito mais eficiente e preciso.

Neste post, vamos compartilhar com você alguns truques do Excel simples, mas pouco conhecidos, para resolver problemas comuns. Esses truques podem ajudá-lo a trabalhar de forma mais inteligente, economizando tempo e esforço na manipulação de dados. 

Vamos explorar os segredos da ferramenta que podem ajudar a impulsionar a sua produtividade e tornar o trabalho no Excel uma experiência muito mais agradável. Acompanhe!

Se quiser, você pode ver esse conteúdo em formato de vídeo clicando no vídeo abaixo, ou, pode acessar o nosso Canal do YouTube para mais vídeos!

Truques do Excel

1. Truques no Excel para análise rápida de dados

Truques no excel
Truques Excel

É possível verificar que ao selecionar uma tabela de dados que o Excel nos mostra uma caixa no canto inferior direito dessa seleção chamada de Análise Rápida (atalho CTRL + Q).

Dentro dessa análise rápida é possível inserir algumas informações mais básicas de uma forma bem simples e rápida. É possível inserir formatações, gráficos, linhas/colunas de totais, tabelas (incluindo tabela dinâmica) e até minigráficos.

Com essa opção conseguimos inserir diversas informações úteis de forma rápida. Lembrando que se o usuário precisar de algo mais específico terá que ir até a opção desejada.

2. Truques no Excel para preenchimento automático

X 5 PxR4 owRClPVwc8F0rG1V90suuoM6vKZrkREdj0lhQfacmOFifYIAkBgX29Qqo GBu tPK0gV ZUtb44pmVmd1sXnP9A bpVoFu 8Ww 6lvUId7iTg7G

O segundo dos truques do Excel consiste em uma forma de preenchimento de algumas informações. Para o primeiro exemplo de número caso o usuário queira arrastar a célula para baixo (clicando e arrastando no quadrado verde no canto inferior direito da célula) teremos o seguinte resultado.

JngVh2yBy MIfVSxxdmYdlC8 qDa1ORmYQgtcRQlHDDv1VSVT Pao0AehdVUFeEyUapjYG0RJHqVpG5YaHSCES91jKqwOhBbHhRmrMxn415CGpttcqyk JNN QqMpanSUgONetoGh6Nuwa 7gZU9RBA

Como não temos nenhum padrão, o Excel apenas copia o que temos na célula que tentamos expandir as informações, no entanto temos uma forma de escolher como esses dados serão preenchidos. Para isso, ao invés de utilizar o botão esquerdo do mouse para arrastar vamos utilizar o botão direito do mouse.

167 A i8r YfX04JuywmGaDT11ROr8aS2 G9IvwF8KgvFtUGf8e8ntwqZKKT fVgcllCVFcxcv0Etb7rfyv7QCDekyx W4j4YCcAKbAO6a41qmfjq52r 6TR1z8wQAZTaweRlwXVD8PNZYyKVyQOoAM

Feito isso, o Excel irá mostrar algumas opções que o usuário poderá utilizar. Uma delas é Preencher Série, desta forma os valores serão preenchidos de 1 até 7 na sequência. Temos outras opções que podem ser úteis também, como é o caso de Preencher sem formatação, que preenche com a mesma informação, mas não leva a formatação da célula.

Já para a questão de datas, ao arrastar com o botão esquerdo do mouse o Excel já entende que queremos a sequência dessa data.

0Yd 4Y3cqdYlUnIPZ1bfZTgLOm6xUSvCeqevKJXSsI Wg4p3S7GGuwo4KRBeezgtpPZ1fZjkG1BuiK4SJ 78kTcH15fYQ b2mt8DWPqhq8B u7IEdFHrR9 pEeW0M0BKOf4E6n5PSf50U4VoEAlGd24

Neste caso, podemos também utilizar o botão direito do mouse para fazer esse preenchimento e verificar as diferentes opções que temos.

fgzluZj8liPoh0WQbDY5mxSBxgAD4OfbwbyMwgkya4PZwUwn plaHZFj 82PUzZLwYzfTGeQ7E8mv 3NO55O9iCXCAJdV9 AVAKdq jFh0WuyPP80zdXv6VkEeJnzjVtymyAGWoZkQcuzzrqIffr9Q

Temos algumas opções a mais do que no exemplo anterior, pois agora estamos tratando de uma célula com data, então neste caso temos mais 4 opções. A mais comum que é a automática que é executada quando arrastamos com o botão esquerdo do mouse é a Preencher dias.

Essa opção preenche os dias na sequência, enquanto mantém o mês e o ano, as outras opções vão preencher mês ou ano mantendo as outras duas informações. Por fim temos uma opção muito interessante que é Preencher dias da semana.

C PrjBJOwgyxE4yvFy2pXq7XSXCEfLMGOJCrqxZqlH8OrNzXKpVumJk 519qF93 PCxt25x0SL PHcO6J2VHcD8 5 XqHcKRcDujjoEGw7V7dxtvoug15G2Xo772OlhmTCjR6M271qRnm WgvDuKmPo

É possível observar que essa opção faz um preenchimento somente dos dias da semana, ou seja, não considera sábados e domingos. Muitas das vezes é útil ter informações sem esses dias, principalmente quando se trata de trabalho.

Para finalizar temos menos opções que o primeiro exemplo quando se trata de fórmulas.

Aqui temos somente a parte de preenchimento, que pode ser com a formatação ou somente utilizando a formatação da célula sem a fórmula. A parte de preenchimento relâmpago é para os casos quando temos um padrão. 

Por exemplo, temos 5 nomes na coluna E e na coluna F queremos escrever [email protected] e assim sucessivamente baseado no nome que temos na coluna ao lado.

Para que o usuário não tenha que ficar escrevendo de um em um, basta escrever o primeiro nome e selecionar a opção de preenchimento relâmpago que o Excel vai pegar esse padrão de e-mails e continuar escrevendo.

3. Truques Excel para repetir ações

Esse truque do Excel está relacionado à repetição de uma ação, ou seja, conseguimos repetir uma ação que foi feita somente com uma tecla.

whSvuSv 6FU AYfuFYHUDkzJPBWjB0yf3G0sVbAIYLovMNyYUI71ECQC45m86J7aT4QtlJQ57aGGMB beKXI M5fEnjDM4B7iNeAu6xhHgm5TIpHRpPjdR ChgeihSVUeqs5ZRe9KgevOR YqZhKmA

Neste caso, vamos supor que o usuário queira colocar bordas em todas essas informações, mas isso pode ser procedimento chato e repetitivo, pois o usuário terá que ir até as opções de bordas e escolher qual delas deseja.

Vamos começar colocando borda na primeira nota e em seguida vamos utilizar um atalho para repetir o procedimento nas outras células.

BlK QAzXnCeRYf3IatMrwthuRJYs9ajtGY8BlZky0

Feito isso temos as bordas inseridas. Para evitar que o usuário tenha que repetir o procedimento para as outras células, basta que ele selecione as outras duas células e pressione a tecla F4.

uLfvqsNI GeTV3gHCGEC0MDiwIS0JmCv3X is1Ms87AF pnKR1aoYG3EveUVz0SjUIkFcKbHJ2Q m0013HnjYUUtFfBwVg0oelHxCUFkdO2mK A5vc8Ipi4384443Q m5OOC9rJeVKWsNO1dpV4Gcj0

Assim é possível repetir a ação de inserir bordas de uma forma rápida e eficiente no intervalo selecionado (podendo ser mais de duas células como foram selecionadas inicialmente).

Vale lembrar que com esse atalho o Excel vai reproduzir a última ação que fez, ou seja, vai funcionar para formatações em geral também, como alteração de preenchimento, cor da fonte, entre outras.

4. Truques do Excel para apagar várias linhas em branco

Aqui vamos ver uma tabela que possui algumas linhas em branco. Isso acontece algumas vezes quando vamos importar dados de outros lugares, ou seja, é possível que esses dados não venham 100% formatados ou corretos cada um em uma linha.

Neste caso, temos algumas informações espaçadas por linhas em branco, o que atrapalha a utilização da tabela.

Para resolver isso sem que o usuário tenha que remover linha por linha, o que pode ser bem trabalhoso dependendo da quantidade de informações que tenha, vamos selecionar toda a tabela e em seguida vamos até a guia Página Inicial.

Dentro dessa guia vamos até a opção de Localizar e Selecionar, e por fim vamos selecionar a opção Ir para especial.

R5yFSuHpg0vkinGQwojefEKjfdNgn Jhvgc2x97ubn8 F9wSXhHeYbkgs5Ovisto4jbPUKa9VYeazlbzpcsO6lnqcPjULOJTsPfJUEuBL7mipO85p

Feito isso, teremos uma janela com algumas opções, dentro delas temos a opção Em branco, vamos selecioná-la e pressionar OK.

DaYOn9zm5m0acaMLgRYH8WSNtNxO7KiuBN9Bv5W Qvlg2lXF sbT5NIswvOEs8QKjK 655W7K1Rc6dYxksb3Mc1NXVct84IxcDukzUcMar45RDfHGzeu24SMAjgTW5hJ2cwpqv8HcGDC4 65QFQkkcE

Feito isso, o Excel irá selecionar todas as células em branco do intervalo selecionado.

8 o SptF0E1qGw fdjvgJa1pswcDIPPM 2LXNaCELm TwLh aLYvA3VKO0S8Ze597yJsYazP

Agora basta utilizar o atalho para excluir as células que é CTRL – (teclar control juntamente com a tecla menos). Teremos uma caixa aparecendo para perguntar ao usuário qual ação tomar, neste caso basta pressionar OK.

J75RWQuwLtp1sB5i5W6jbabSa ZXX2q7d909NHsRr0h pfH6joTMnMK2cPLZwnTcyBw

Feito isso, todas as células em branco serão excluídas e o usuário terá sua tabela sem esses espaços indesejados.

YKzK5zwPTAJ1L88vwg1RXmzhXD5y S8u1KhKx7e67XLE8KOoj8QL90BKOI9X2bc SpS10sOcrEh4UVxQgr6tvISVNo30pFGjGvhW0abMkEni0z63wyj7nZU 0PGIfSCxlfb4lgagmFLNf ir4 sdfgc

Esse procedimento é muito interessante, pois é normal em planilha de Excel quando fazemos algum tipo de importação termos diversas linhas, mais de 1000 quando temos “poucos” dados, portanto o usuário irá economizar um tempo absurdo utilizando essa opção ao invés de selecionar uma a uma para excluir.

5. Truque do Excel para converter unidades

Vamos para mais um dos truques do Excel! Esse é uma fórmula muito interessante que o Excel tem que acredito que diversas pessoas já foram procurar na internet uma calculadora para converter uma unidade em outra, seja para um trabalho, seja para algo pessoal.

No entanto, se tiver o Excel não será mais necessário buscar na internet uma calculadora que faça esse cálculo para você, pois o Excel consegue fazer essas conversões de diversas medidas (vale lembrar que não possui todas as conversões, nem todas as medidas). Para isso vamos utilizar a fórmula CONVERTER.

Temos aqui uma tabela com alguns exemplos das medidas que podemos fazer a conversão e vamos utilizar a fórmula CONVERTER para fazer isso de forma rápida e fácil.

j0j0ia4R4xJy2O xDzeVXLxl8zyBflWqWzAKW4QBAhpV Wvga 60zh9Z9T

A fórmula é composta por 3 argumentos. O primeiro é o valor a ser convertido, o segundo é a unidade inicial e o último é para qual unidade vamos converter. É possível observar que temos uma lista com diversas unidades onde o usuário poderá selecionar ou se já souber a sigla (como já temos na tabela) podemos apenas selecionar essas células para facilitar.

dgBupdH86ohzc1LqtnlFa3WuiK5XdyRhYudf6PVWjjszQWpf5kVVmKQrvpqx3df8Ci0X MLr8H3MfSAS5QKIe10yrUaGL4AKGyKZkN616 hlCvM1fNOFfNniV3KB wOIqQbUDbIMjk2w 3FMKzqEQWs

Outra opção é utilizar as unidades diretamente da lista que já escreve automaticamente a unidade dentro da fórmula.

y2b5 wHDT4xPSwoC1I0MsIJBkg sZLOXOqBNTtlJKG6Mb D9xsVdXQtbcT0KehzebQCZG0QDA Gi43IVUmCHoGGpDbwR Wy0iPdF8c RSrzVwhD5QUWuoLmSjuuDnshg5ovk0DsGvB7ILqkX5A jVo

Desta forma, conseguimos converter de uma unidade para outra de forma bem fácil e rápida sem a necessidade de buscar uma calculadora ou uma fórmula para isso.

RDBF24oLMprtZKWVuhRn70MvsT GnjWSefCJC5JJ 39aNP0rTKBTMd WoymCvmEAqm ogqV1JfybW7GIIbyyEt4uYFawD8zn27r9QYgUroIMiOIk7O9cceqD8LYo kd4 PnOrD0PzzQ44cVqS8wkhfw

6. Truque do Excel para formatar datas 

Esse é um dos truques do Excel que vai nos auxiliar quando o usuário precisar converter as datas do modelo americano para o modelo brasileiro. Isso é necessário, pois as análises que fazemos nós temos o formato dd/mm/aaa, ou seja, temos o dia, depois o mês e por fim, o ano.

Já no modelo americano temos o formato mm/dd/aaaa, ou seja, eles começam com o mês, depois o dia e por fim, o ano. Isso quer dizer que o dia e mês ficam trocados em relação ao formato brasileiro.

vZGjmqbiLgwbPvycpQMxmu32HVzrwMAvYffFywss3A8hIy2KerP2 i5oDQIpIc06ecwSagWzaFvVVmdks3WpFHIu zNPk40I5osUptQOjzSxrn JD2pIEuR Ri F0FIcF4cWMD

Neste caso temos uma tabela com algumas datas que se encontram no formato americano e vamos aprender a como fazer a conversão para o formato brasileiro. Para isso vamos selecionar as datas, em seguida vamos até a guia Dados e vamos selecionar a ferramenta Texto para Colunas.

OXHhC7LCJnhh a9k5vz0PIDJ7xxUkgkZ bFwwBFAEkB3IuNEDCuOZEhNbzMfOHSRdsyVePk3aEMTRn 9Z Hhn 9XUtdd0ZUXOJmmKPe9o5kNB6cVuyQPaldtHGfhhbF4V

Dentro da janela que será aberta vamos pressionar Avançar duas vezes até chegar na etapa que realmente importa.

fZNWgX1AQA hBbdJIC6Kh8kGM9T5xYwd08PyZnBmv4lgYYkw kUy0d7wbt5sIGVtngHCr0aAO z1Kl9R3VlRnDTYg0XLuW 6CMivHoS6iT dWXoWuJKGQnJ9cbQ5S4m7AfHJNywRBZod

Nesta parte vamos selecionar a opção data e modificar para MDA (mês, dia e ano) que é o formato em que os nossos dados estão e não para qual o formato vamos transformar. Feito isso basta clicar em Concluir.

S1tvP4g61XhNM9NwAUQa4rTUQChe7SVJoG5TN7K03jzUldwwIFaBAA7wQRwvGihw5Kz0BdR090AC3Gy1cmVtFL72apnhwP06WWunaj8wNAx X3wEEiMcicx0WHP3mkMIzh0zqWo3XB9MHWT 2XV8uYk

Feito isso as datas foram alteradas para o formato brasileiro que é dia, mês e ano.

7. Fixar informações importantes no rodapé sem usar fórmula

Para definir informações importantes no rodapé, você pode executar o seguinte passo-a-passo.

Primeiro, selecione as guias que você deseja editar. Use CTRL para selecionar várias delas e aplicar mudanças globais em todas. 

Depois, vá em “Layout da Página” e clique no ícone de “Configurar Página”. Você verá uma caixa de diálogo. 

Escolha Cabeçalho/Rodapé e comece a personalizar o seu rodapé, inserindo as informações que precisar nas seções. 

Como se tornar um expert em Excel?

Vejamos algumas dicas para se tornar uma referência no Excel.

Aprenda as funcionalidades básicas

Como fazer Soma no Excel? Aprenda 3 diferentes métodos

Antes de começar a explorar as funções mais avançadas do Excel, é importante ter uma compreensão sólida das funcionalidades básicas do programa. Isso inclui aprender a criar e formatar tabelas, inserir fórmulas simples e usar funções comuns, como SOMA e MÉDIA.

Conheça as ferramentas de formatação e design

O Excel oferece uma ampla variedade de ferramentas de formatação e design que podem ser usadas para tornar suas planilhas mais profissionais e fáceis de ler. Aprender a usar essas ferramentas pode ajudar a melhorar a aparência e a clareza de suas planilhas. Então, é um conhecimento que não pode faltar.

Entenda as funções avançadas

As funções avançadas do Excel podem ajudá-lo a realizar análises de dados complexas e obter insights valiosos. Algumas das funções mais importantes incluem PROCV, SOMASE e CONT.SE. Usar essas funções pode ajudá-lo a economizar tempo e realizar análises mais precisas e eficientes.

Os truques do Excel que vimos podem te ajudar nesse quesito. Afinal, você aplica funções complexas com passos simples. 

Explore a programação em VBA

Se você deseja personalizar ainda mais suas planilhas ou automatizar processos no Excel, a programação em VBA (Visual Basic for Applications) pode ser uma habilidade valiosa a ser aprendida. 

Criar macros, automatizar tarefas repetitivas e personalizar o comportamento do Excel para atender às suas necessidades específicas são algumas coisas que se podem fazer com o VBA. 

Pratique, pratique, pratique

Como em qualquer habilidade, a prática é fundamental para se tornar um expert em Excel. Certifique-se de praticar regularmente, tentando resolver problemas reais e aplicando as técnicas e ferramentas que você aprendeu. 

Quanto mais você pratica, mais familiarizado você se torna com o programa e mais eficiente você se torna em sua rotina diária.

Aprender com tutoriais e cursos

Existem muitos tutoriais e cursos online disponíveis que podem ajudá-lo a aprender mais sobre as funcionalidades avançadas do Excel e aprimorar suas habilidades.

Participar de fóruns e comunidades online

Participar de fóruns e comunidades online de usuários do Excel pode ser uma ótima maneira de aprender com outras pessoas e compartilhar suas próprias dicas e truques.

Aprenda tudo e mais pouco sobre Excel no nosso curso online completo!

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?