Blog

Postado em em 18 de janeiro de 2023

Dicas e Atalhos no VBA que Você Precisa Conhecer!

Um atalho no VBA pode salvar a pele de qualquer programador do Excel. Às vezes, economiza bastante tempo que pode ser reinvestido em questões mais importantes, como pensar a lógica da Macro desenvolvida ou pesquisar alguma solução.

Os atalhos são simplesmente amigos do programador e permitem uma codificação mais natural, fluida e rápida. Quanto mais são usados, mais rápido a pessoa consegue acioná-los, de forma tão natural que ela nem perceberá mais.

Por isso, é bom saber quais são os principais atalhos no VBA e saber quando usá-los. É o que vamos apresentar neste conteúdo. Acompanhe com atenção. 

O que é o VBA?

Primeiro, vamos começar conceituando o VBA. Trata-se de um termo para Visual Basic for Applications. Em suma, é uma seção do Excel que permite desenvolver códigos para automatizar tarefas e funções. 

Com um atalho simples, você já consegue entrar no editor e escrever algum código. É muito fácil também gravar funções que você faz manualmente e obter o código pronto para usar em alguma lógica posteriormente. 

Ou seja, o VBA permite adicionar lógica de programação à manipulação das planilhas para que elas fiquem mais eficientes e fáceis. É, portanto, um espaço para personalizar o seu ambiente de trabalho, com funções automáticas, definição de botões e outros recursos bem legais.

Com o VBA, você é capaz de mudar um comportamento de uma célula, preencher ou ordenar automaticamente outras, etc. 

Como criar botões no Excel?

Uma vez que já apresentamos o VBA, vamos começar a falar dos atalhos do VBA. 

Um deles é o famoso botão de atalho. Esse botão vai ajudar a automatizar alguma função, referenciar uma célula ou a executar alguma macro sempre que precisar. 

Assim, por exemplo, não será preciso abrir o editor e seguir uma série de etapas para aplicar as mudanças nas células.

Para isso, primeiro você deve adicionar o botão, na forma desejada, na sua planilha. Vá em “Inserir”, depois em “Ilustrações” e, então, em “Formas”.

Então, você pode definir o que vai fazer com esse botão de atalho. Ele pode ser uma referência a outra célula ou uma forma de executar algum comando.

Há opção de ir em Gravar Macro e depois em Atribuir Macro para definir que o botão seja um atalho para uma função específica do VBA que você faz manualmente e quer automatizar.

Qual atalho para executar um comando do Visual Basic?

Para executar até o cursor, até onde o mouse está, você deve pressionar CTRL + F8.

Existe também a possibilidade de criar uma combinação de atalho para executar seus comandos. Em Desenvolvedor, clique em Código e em Macros. 

Ache o nome da Macro, clique em Opções e, na caixa Tecla Atalho, defina a combinação que você deseja. 

Como abrir o VBA no Excel com atalho?

O atalho para abrir o VBA no Excel é ALT + F11. A outra opção é simplesmente acessar menu a menu para abrir o editor. 

Quais são os principais atalhos no VBA?

Vamos abordar como usar inputbox no VBA para que você possa solicitar ao usuário para inserir informações.

Temos um atalho para verificar argumentos de uma função, pois, às vezes, você começa a escrever e não sabe quais são todos os argumentos ou quais precisa preencher.

Temos também uma lista de opções de atalho no VBA para quando você começar a escrever saber quais as opções disponíveis para o que começou escrevendo, por exemplo: “work” ao habilitar a lista vamos ter todas as opções que começar com work!

Outro ponto bem importante, que você pode não saber, é a utilização do WorksheetFuncion no VBA que te permite utilizar funções do Excel no VBA.

Então você pode utilizar funções padrões do Excel dentro do VBA sem ter que recriar ou escrever um código específico para aquela atividade.

1) Ctrl + Barra de espaço

Esse atalho vai permitir fazer uma lista de sugestões dos nomes, comandos, funções, métodos que contém aquele texto inicial digitado e mais algo.

Observe dois exemplos:

Caso não se tenha nada parecido com aquilo digitado, ou você use o atalho em um local “em branco”, ele vai mostrar a lista de comandos por completo. Veja abaixo:

Caso você digite o começo de um texto, como “cam” e pressionar Ctrl+Barra de espaço, ele vai autocompletar para “caminho”, porque não há mais opções correspondentes na lista com outro final, apenas um, como mostramos no vídeo.

2) Ctrl + F3 (+ F3 + F3…)

Esse atalho vai permitir fazer uma seleção do texto pelo código, de forma que, ao selecionar o nome procurado, pressionar Ctrl + F3, ele irá selecionar/marcar o próximo nome achado dentro do código.

A partir daí basta apertar F3 repetidamente que ele irá achar as próximas aparições daquele mesmo nome no código.

Observe:

Selecionando um texto qualquer e apertando Ctrl + F3, e depois apertando F3

3) Ctrl + i

O atalho acima vai ser responsável por mostrar informações ou detalhes a mais de um nome/objeto/função.

Abaixo teremos os detalhes de uma função/método no VBA, o método Open, e seus argumentos (detalhamentos), quando colocamos o cursor no meio dessa função e pressionamos Ctrl+i. Veja:

Em um outro exemplo mostramos o cursor no meio de um nome que é um objeto, o objShell. Ao usar o atalho Ctrl+i ele nos mostra o detalhamento que esse nome é um objeto. Observe abaixo:

4) Ctrl + j

Esse atalho vai permitir fazer uma lista de sugestões dos comandos que contém aquele texto inicial digitado e mais algo.

Essa lista de sugestões contém métodos, funções e propriedades dos objetos usados no código. Exemplificaremos com o objeto Worksheets:

5) WorksheetFunction

A dica do WorksheetFunction vem para mostrar que dentro do VBA podemos acessar/usar as mesmas funções do Excel.

Abaixo mostramos um exemplo de código que faz a soma (sum, em inglês) das células do intervalo de células entre A1 e A10, e colocará o resultado da soma na célula C2: 55.

Sub soma()

Range(“C2”) = WorksheetFunction.Sum(Range(“A1:A10”))

End Sub

Dica: Caso você precise acessar a lista de funções, você pode escrever “WorksheetFunction.” e apertar o atalho ensinado na aula: Ctrl+j.

6) Application.Inputbox

A dica do Application.Inputbox vem para mostrar que dentro do VBA podemos passar também um intervalo, selecionado pelo usuário, que faz parte de um cálculo dentro do VBA, programado por você.

Abaixo mostramos um exemplo de código que faz a soma (sum, em inglês) das células do intervalo de células chamado de “intervalo”, que será selecionado pelo usuário.

O argumento Type:=8 permite passar para o código que aquilo é um intervalo a ser considerado nas ações programadas no código.

O intervalo inteiro será somado, e o resultado ficará representado na célula C2. Ele será igual a 55 se selecionarmos de A1 até A10.

Sub soma()

intervalo = Application.InputBox(“Qual o intervalo a ser somado?”, Type:=8)

Range(“C2”) = WorksheetFunction.Sum(intervalo)

End Sub

Conclusão

Nessa aula super interessante você pôde aprender a lidar com:

  • InputBox no VBA, onde você pode interagir com o usuário para que ele insira informações;
  • Atalho para verificar argumentos de uma função, ou informações a respeito de um objeto, nome, variável, o Ctrl+i;
  • Atalho para ter uma lista de opções no VBA para quando você começar a escrever saber quais as opções disponíveis para o que começou escrevendo, o Ctrl+Barra de espaço;
  • Utilização de funções do Excel dentro do VBA, o WorksheetFunction;
  • Atalho para verificar métodos, propriedades, funções a respeito de um objeto, o Ctrl+j;

Até o próximo post! Fique ligado no nosso canal do YouTube para mais conteúdo de Excel e VBA toda semana!

Quer sair do zero em Excel e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Excel Impressionador!