Blog

Postado em em 12 de dezembro de 2019

Como TRAVAR CELULA Excel – Formas de Trancamento de Referências

Nessa publicação vou te ensinar a travar celula excel. Basicamente vamos aprender quais são as formas de trancamento e como utilizá-las.

Caso prefira essa explicação em vídeo, acesse:

Para baixar a planilha utilizada nessa aula, preencha seu e-mail abaixo:

O que é o Trancamento de Células?

Trancamento é uma forma que temos dentro do Excel para travar as referências, seja por coluna, linha ou coluna e linha. Isso quer dizer que, ao trancarmos utilizando alguma dessas opções, podemos deixa-las fixas, facilitando na hora de expandir uma fórmula.

Quando Travar Celula Excel?

Vamos utilizar essa opção quando precisamos trancar uma referência para quando copiarmos/arrastarmos/expandirmos a fórmula ela fique com o dado que queremos. Isso é muito importante, pois algumas vezes temos uma fórmula e ao arrastar o Excel automaticamente já muda a referência para acompanhar, no entanto dependendo o que esteja fazendo isso pode vir a ser um problema.

Então para resolver esse problema temos a opção de trancamento das referências, evitando assim problemas na hora de arrastar uma fórmula que tenha uma referência que precise ser fixa.

Como Travar Celula Excel?

O trancamento é bem simples de ser utilizado, basta colocar o símbolo $ antes da coluna ou linha que deseja trancar na hora de fazer a referência, ou utilizando a tecla F4. Vamos utilizar 4 exemplos para demonstrar o que muda em cada um deles, ou seja, vamos observar o que acontece ao arrastarmos as fórmulas entre linhas e colunas.

Tabela inicial para exemplificar os trancamentos
Tabela inicial para exemplificar os trancamentos

Essa será a planilha utilizada para demonstrar cada um dos trancamentos, veja que para exemplificar temos algumas referências das 3 primeiras colunas e linhas.

Na parte à direita temos a classificação de cada um para verificar o que acontece ao arrastarmos a fórmula da primeira célula para as duas direções.

As células inicialmente coloridas possuem exatamente a referência mostrada na descrição, então estão todas se referindo a célula A1, no entanto com diferentes tipos de trancamento.

Para expandir a fórmula vamos selecionar cada uma das células coloridas, clicar no canto inferior direito da célula (terá um quadrado verde) e vamos arrastar para baixo e em seguida para a direita.

Tabela final após travar celula excel e expansão das fórmulas para as demais células
Tabela final após travar celula excel e expansão das fórmulas para as demais células

Vamos as análises de cada um dos trancamentos.

Normal – Aqui vamos ter exatamente as referências que temos nas 3 primeiras colunas, pois o Excel ao arrastar uma fórmula ele move a referência de acordo com a movimentação que o usuário está fazendo para acompanhar a fórmula. Isso é muito útil para que o usuário não tenha que ficar reescrevendo fórmulas quando possui várias células com a mesma fórmula mudando apenas a referência.

Coluna – Nesta parte temos o $ antes da letra, pois estamos trancando a coluna indicada. Feito isso é possível perceber que ao arrastar a fórmula para baixo o Excel responde normalmente, no entanto ao arrastar a fórmula para a direita (o que iria acarretar a mudança de coluna) o Excel não permite justamente pelo trancamento. Então ele irá manter a referência que é a coluna A.

Linha – Neste caso temos o $ antes do número, pois agora estamos trancando a linha indicada. Feito isso é possível perceber que temos o oposto do exemplo anterior. Então o Excel irá responder normalmente ao arrastar para a direita, no entanto para baixo teremos os mesmos valores, pois a linha da referência deve se manter, e essa é a linha 1.

Coluna e Linha – Este caso é a junção dos dois trancamentos, ou seja, vamos trancar tanto a linha quanto a coluna, portanto nos sobra apenas uma única célula. Isso quer dizer que ao trancar coluna e linha vamos estar travando completamente aquela referência e quando arrastar a fórmula essa referência ficará fixa. Isso é muito utilizado quando precisamos referenciar um valor, como por exemplo de total para calcular porcentagem, mas não queremos que ele mude ao copiar a fórmula para as outras diversas células da tabela.

A utilização do trancamento é muito comum dentro do Excel, pois permite que o usuário continue utilizando a mesma fórmula, mas sem que tenha que alterar sua fórmula manualmente para que atenda suas necessidades.

Não há uma atividade em específico que vamos utilizar o trancamento, isso vai depender muito da atividade que o usuário esteja executando. No exemplo de cálculo da porcentagem é necessário o trancamento da referência de total, pois ao arrastar a célula o Excel não irá pegar dados de outras células para assumir como total.

Por isso é importante a utilização do trancamento, pois nesse caso se o usuário não trancar a referência de total pode ser que o Excel pegue valores impróprios e retorne com um resultado errado, o que não é bom para o usuário.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações da Hashtag, acesse: https://www.hashtagtreinamentos.com/blog

Você já viu o que os nossos alunos dizem sobre os nossos cursos de Excel, VBA e Power BI? Clique aqui para ir até lá!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina? Só preencher seu e-mail abaixo que sua vaga estará garantida!