Você provavelmente já ouviu falar nessas fórmulas, mas você sabia que é possível usar as fórmulas do Excel SOMASE e CONTSE no Power BI?
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!
O que são as fórmulas SOMASE e CONTSE no Power BI?
São fórmulas do Excel para contar e somar de acordo com uma condição, no entanto vamos aprender a como reproduzir essas fórmulas dentro do Power BI para contar ou somar baseado em um critério.
Quando utilizar as fórmulas SOMASE e CONTSE?
Essas fórmulas são utilizadas quando o usuário precisa contar ou somar de acordo com um critério, por exemplo quer contar quantas vendas um determinado vendedor fez, ou contar qual o faturamento total de uma única empresa.
Isso é muito útil para que o usuário consiga obter essas informações específicas para complementar sua análise.
Como fazer SOMASE e CONTSE no Power BI?
Nesta aula vamos aprender sobre a utilização da função SOMASE no Power BI assim como a utilização da função CONT.SE no Power BI.
Temos uma tabela com as informações de vendas e uma segunda tabela de calendário que geralmente temos em um arquivo do Power BI para fazer a relação entre as datas.
Dentro do Power BI quanto vamos efetuar um cálculo que retorne apenas 1 único resultado vamos utilizar uma Medida.
Ao selecionar a opção Nova Medida será aberta a barra de fórmulas para que o usuário escreva a fórmula que deseja utilizar para criar essa medida (que irá retornar apenas um valor).
Para utilizar as fórmulas com condições temos que utilizar a fórmula CALCULATE, pois ela nos permite realizar uma ação, neste caso de soma (fórmula SUM) com um critério que é o que fica no segundo argumento da fórmula.
Resumindo a fórmula nos vamos fazer um cálculo, que neste caso é de soma, mas somente das informações da coluna Marca que são iguais a Apple, ou seja, vamos fazer a soma do faturamento somente dessa marca em específico.
Ao pressionar Enter a fórmula será concluída, no entanto como é um valor único ele não aparece diretamente dentro do programa, para isso é necessário inserir essa medida em algum tipo de gráfico. Geralmente quando temos apenas uma informação assim podemos já mostrar ela em um Cartão.
Essas opções gráficas ficam dentro da guia Relatório. Após a inserção do cartão ou do gráfico em questão é necessário colocar a informação que será mostrada, para isso basta pegar a informação na parte de Campos e arrastar até os campos do gráfico.
Com isso teremos o resultado sendo exibido no cartão com o faturamento da marca escolhida.
Isso quer dizer que o faturamento dessa marca foi de 30 milhões. O usuário poderá alterar o nome Apple da fórmula para a marca deseja e verificar o faturamento específico da marca que escolher.
Vamos agora criar outra medida para verificar quantas vendas totais foram feitas no ano de 2016 dessa empresa.
Para esse cálculo vamos utilizar a fórmula COUNTROWS que é uma fórmula utilizada para contar o número de linhas. Ela será utilizada, pois cada linha dentro dessa tabela representa uma venda para a empresa.
Como condição vamos inserir que a coluna de ano da tabela calendário tenha que ser igual a 2016. Estamos pegando essa informação da outra tabela, pois aqui temos todas as datas do ano de 2016 do primeiro dia do ano ao último, então vamos conseguir verificar em todos os dias do ano se teve alguma venda.
Isso quer dizer que no ano de 2016 tivemos um total de 6043 vendas. Portanto podemos fazer essas fórmulas do Excel de contar e somar com uma condição através da fórmula CALCULATE juntamente com as fórmulas SUM ou COUNTROWS.
Outra forma que temos para fazer essa contagem ou soma é utilizando mais de uma condição, vamos neste caso supor que o usuário queira o total de vendas em 2016 da marca Apple.
Basta acrescentar mais 1 argumento a fórmula CALCULATE e acrescentar o que já vimos anteriormente, depois basta inserir o resultado em um cartão.
Então será possível ter uma análise mais completa de todas essas informações, neste caso temos que das 6043 vendas de 2016, 681 delas foram da marca Apple.
Conclusão – SOMASE e CONTSE no Power BI
Nesta aula foi possível aprender como reproduzir as fórmulas CONT.SE e SOMASE do Excel para dentro do Power BI para que o usuário possa melhorar suas análises dessas informações com a utilização da fórmula CALCULATE que permite com que o usuário defina uma condição para o cálculo que está sendo feito.
Hashtag Treinamentos
Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!
Posts mais recentes de Power BI
- Fórmula CALCULATE no Power BI [+Erro Comum e Como Evitar]Nessa aula vamos te mostrar como utilizar a fórmula CALCULATE no Power BI para que possa fazer seus cálculos com filtros específicos!
- Power BI Dashboard Dinâmico: Como Criar um Botão para Alternar entre Faturamento, Vendas e LucroVamos te mostrar com Power BI dashboard dinâmico como criar um botão interativo que faz exatamente isso — sem duplicar gráficos ou complicar seu relatório.
- As 5 Melhores Fórmulas do Power BIAprenda as 5 melhores fórmulas do Power BI que você precisa dominar para melhorar ainda mais suas análises!
Posts mais recentes da Hashtag Treinamentos
- Funções do Copilot no Excel que vão TRANSFORMAR seu TrabalhoVocê sabia que o Copilot no Excel faz muito mais do que tirar dúvidas? Essa IA pode criar fórmulas, formatar dados e até gerar gráficos por você.
- Automação Whatsapp Web com com Python: Guia Completo para Enviar Mensagens com PyWhatKitVocê já imaginou programar o envio de mensagens com uma automação WhatsApp Web com poucas linhas de código?
- Guia Completo: Como Criar um Avatar com IA e Gerar Vídeos em Vários IdiomasDescubra como criar um avatar com IA de forma simples e rápida! Aprenda passo a passo como gerar um avatar digital funcional usando inteligência artificial.
Sócio fundador e especialista em Python da Hashtag Treinamentos. Criador do Método Impressionador para ensinar pessoas comuns a crescerem na carreira e se destacarem na empresa usando o Python.