Blog

Postado em em 21 de julho de 2020

Tabela Dinâmica no Google Sheets

Tabela Dinâmica no Google Sheets

Será que existe a ferramenta Tabela Dinâmica no Google Sheets? Sim, existe! Vou te mostrar como utilizá-la, além de comparar com a Tabela Dinâmica do Excel!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

 

O que é uma Tabela Dinâmica?

Tabela Dinâmica é um resumo gerencial, ou seja, serve para que o usuário consiga resumir as milhares de informações que tenha em uma planilha em uma tabela menor e mais fácil de ser analisada. Esse resumo é muito importante para tomada de decisões, pois facilita a visualização das informações.

 

Quando utilizar uma Tabela Dinâmica?

Vamos utilizar uma tabela dinâmica sempre que quisermos fazer análises de dados que estão organizados em diversas linhas dentro de uma tabela, ou seja, vamos resumir essas informações para facilitar sua análise. Isso é importante, pois é muito difícil analisar dado por dado até encontrar o que deseja.

Esse processo seria demorado e poderia trazer erros, no entanto temos a tabela dinâmica para fazer esse resumo e melhorar a análise desses dados. Desta forma é possível enxergar melhor as informações e até mesmo construir gráficos a partir desse resumo para melhorar ainda mais a visualização.

 

Como utilizar a Tabela Dinâmica no Google Sheets?

Antes de criar uma tabela dinâmica é necessário que tenhamos os dados os quais vamos resumir dentro dessa tabela.

 

Tabela inicial

Tabela inicial

 

É importante que o usuário saiba analisar os dados que possui dentro da sua tabela para que consiga construir um resumo eficiente. Neste caso temos as informações de alguns produtos, temos o código de cada produto, a fábrica que foi produzido, marca, imposto e a quantidade de estoque.

Então dentro de uma tabela dinâmica vamos procurar resumir certas informações para que fiquem mais fáceis de serem analisadas.

Sabendo disso já podemos iniciar a construção da tabela dinâmica no Google Sheets. O primeiro passo para a criação da tabela dinâmica é selecionar todos os dados da tabela, o usuário pode fazer isso através do atalho CTRL + SHIFT + BARRA DE ESPAÇO.

Essa é uma forma fácil de selecionar todos os dados para que o usuário não perca tempo selecionando tudo com o mouse, principalmente quando tem uma quantidade grande de dados.

Após selecionar toda a planilha basta ir até a guia Dados e selecionar a opção Tabela Dinâmica.

 

Opção para criar a tabela dinâmica

Opção para criar a tabela dinâmica

 

Ao selecionar essa opção uma nova janela irá aparecer para que o usuário possa confirmar o intervalo de dados que foram selecionados, assim como terá a opção de escolher se deseja criar a tabela dinâmica em uma nova guia ou na guia atual.

 

Janela para criação da tabela dinâmica

Janela para criação da tabela dinâmica

 

O normal de uma tabela dinâmica é que fique em uma guia separada dos dados, primeiro para que o usuário não precise visualizar toda a tabela e para que a visualização fique melhor.

 

Nova aba com as opções para criação da tabela dinâmica

Nova aba com as opções para criação da tabela dinâmica

 

A visualização da tabela dinâmica é um pouco diferente do que temos no ambiente do Excel, aqui temos até algumas facilidades além do programa ser online. Veja que no canto direito do programa temos as opções para Adicionar as informações em cada um dos campos e temos até algumas sugestões de análises.

 

Campos e sugestões da tabela dinâmica

Campos e sugestões da tabela dinâmica

 

Ao clicar nessas sugestões o programa já insere os campos automaticamente e já cria essas análises de forma rápida. Caso essas sugestões não sejam adequadas para o momento o usuário poderá criar suas próprias análises.

Para iniciar com uma análise simples vamos fazer uma análise de estoque para cada uma das fábricas (já é uma das sugestões), mas vamos fazer manualmente.

O primeiro passo é clicar em adicionar e inserir as opções desejadas, como queremos analisar estoque por fábrica, na parte de Linhas vamos inserir as fábricas e em Valores vamos inserir o estoque.

 

Inserindo os campos de linhas e valores

Inserindo os campos de linhas e valores

 

Veja que ao adicionar as informações o usuário pode acrescentar novas informações nos mesmos campos para aumentar o detalhamento como pode alterar algumas opções.

Em Resumir por temos diversas opções além de soma (SUM) desta forma o usuário não precisa fazer cálculos, o programa irá fazer isso automaticamente.

 

Opções para efetuar os cálculos

Opções para efetuar os cálculos

 

Assim o usuário tem diversas opções para montar sua tabela e lembrando que poderá alterar essas informações sempre que precisar.

 

Tabela dinâmica criada

Tabela dinâmica criada

 

É possível observar que a tabela já foi criada de forma automática, então temos o somatório do estoque para cada uma das fábricas. Tudo isso sem que o usuário precise fazer cálculos.

Sabendo disso o usuário poderá alterar as informações nos campos de Linhas, Colunas, Valores e Filtros para construir a tabela dinâmica para atender a sua necessidade e melhorar a sua visualização, ou seja, poderá criar diferentes análises, pois com o nome sugere ela é dinâmica, então pode sempre alterar os campos para mudar a visualização.

Outro ponto importante é que o usuário consegue criar um gráfico a partir dessa tabela. Para isso basta selecionar as informações, ir até a guia Inserir e em seguida selecionar a opção Gráfico.

 

Opção para inserir o gráfico

Opção para inserir o gráfico

 

Feito isso já teremos um gráfico de colunas criado com as informações que foram selecionadas. Lembrando que o usuário deve selecionar somente os dados, caso selecione a linha de totais ela também irá aparecer no gráfico.

 

Gráfico de coluna criado

Gráfico de coluna criado

 

Em relação ao gráfico o usuário poderá clicar nos 3 pontos que ficam no canto superior direito ao alterar as configurações no painel lateral a direita para fazer as modificações necessárias e até mesmo modificar o tipo de gráfico.

 

Tabela juntamente com o gráfico após algumas edições

Tabela juntamente com o gráfico após algumas edições

 

Desta forma o usuário pode editar tanto a tabela dinâmica quanto o seu gráfico para que fique mais apresentável e fazer com que as pessoas consigam visualizar melhor essas informações.

Nesta aula foi possível aprender como criar uma tabela dinâmica de forma rápida e fácil dentro do ambiente do Google Sheets.

 

Hashtag Treinamentos

Se você mora no Rio de Janeiro ou em Niterói e nunca fez um dos cursos da Hashtag Treinamentos você não sabe o que está perdendo! São mais de 13.000 alunos treinados em nossos cursos de Excel, VBA e Power BI!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: