Blog

Postado em em 4 de março de 2021

Fórmulas Básicas do Excel – Excel Nível Básico Aula 1

Fórmulas Básicas do Excel

Nessa aula de Excel Nível Básico, nós vamos te mostrar as fórmulas básicas do Excel para que você possa solidificar sua base em Excel!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

https://youtu.be/HujvzrwNMHQ

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Como Utilizar as Fórmulas Básicas do Excel

Se você ainda não sabe quais são e como funcionam as fórmulas básicas do Excel, fique tranquilo que nessa aula vamos te mostrar quais são e como elas funcionam.

Então nessa aula de Excel Nível Básico vamos além de te mostrar as fórmulas básicas vamos te mostrar também como construir um ranking de preço com as informações que temos.

Isso quer dizer que já vamos colocar em prática uma das fórmulas para a criação do ranking de preço no Excel.

Fórmulas Básicas do Excel

Nessa aula nós vamos abordar as seguintes fórmulas: Fórmula SOMA, Fórmula MÉDIA, Fórmula MÁXIMO, Fórmula MÍNIMO, Fórmula MAIOR e a Fórmula MENOR.

Lembrando que dentro do Excel, sempre que você for escrever uma fórmula é necessário que coloque o sinal de igual (=) antes de iniciar para que o Excel entenda que aquilo é uma fórmula.

Outro ponto importante é que você não precisa escrever os valores de forma manual, quando estiver escrevendo a fórmula pode simplesmente clicar na célula desejada (que é cada um dos retângulos do Excel).

Cada célula tem um endereço, e por esse motivo é que temos as letras na parte superior A, B, C… e os números na parte lateral esquerda 1, 2, 3…

Essa combinação de colunas e linhas é que nos dá esse endereço, que é exatamente o que vamos ver ao selecionar uma célula dentro das nossas fórmulas.

Tabela de dados
Tabela de dados

Vamos iniciar analisando os dados que temos. Temos duas colunas, uma de produtos e outra de valores. É uma tabela bem simples mesmo!

Agora vamos para a estrutura de uma fórmula, primeiramente vamos escrever o nome da fórmula a ser utilizada e em seguida teremos que preencher os argumentos dessas fórmulas.

Vamos analisar as fórmulas para que possamos entender como cada uma delas funciona.

Fórmulas básicas do Excel
Fórmulas básicas do Excel

Essas são as representações das fórmulas que vamos utilizar, mas abaixo teremos as explicações.

Fórmula SOMA – Essa fórmula permite com que você selecione célula por célula ou um conjunto de células (que foi o que fizemos). Basta isso para termos o resultado da soma.

Fórmula MÉDIA – Essa fórmula funciona da mesma maneira, precisa selecionar uma célula por vez ou um conjunto de células. Neste caso o que foi feito, foi a seleção de toda a coluna de uma vez, por isso temos B:B. Para fazer essa seleção basta clicar na coluna (na letra B que fica na parte superior). Desta forma vamos ter a média de todos os valores dessa coluna e não somente do intervalo selecionado.

Fórmula MÁXIMO e MÍNIMO – O preenchimento dessas duas funciona da mesma maneira das anteriores, dessa forma vamos conseguir obter o valor máximo e mínimo.

Fórmula MAIOR e MENOR – Essas fórmulas possuem 2 argumentos, o primeiro é o mesmo que vimos anteriormente, que é para selecionarmos onde estão nossos dados. Mas essas fórmulas têm um segundo argumento que nos permite obter a posição daquela informação, ou seja, nesse caso se colocarmos 1, quer dizer para o Excel que queremos o primeiro maior/menor número.

Tanto que ao colocarmos 1 temos o mesmo resultado das fórmulas MÁXIMO e MÍNIMO, então já podemos ver que podemos substituir essas duas fórmulas pelas fórmulas MAIOR e MENOR.

Essa parte de alterar a posição do valor é que vamos utilizar para poder criar o nosso ranking, pois podemos falar para o Excel que queremos o primeiro maior, depois o segundo maior, terceiro maior e assim por diante, dessa forma fica fácil construir o nosso ranking.

Fórmula para o ranking de preço
Fórmula para o ranking de preço

Neste caso a fórmula ficou um pouco diferente, mas não se assuste que vamos te explicar.

Primeiro vamos seguir o mesmo procedimento feito anteriormente, mas ao invés de colocar o número da posição vamos pegar ele da tabela também, assim não temos que alterar toda vez.

Então nossa fórmula seria assim =MAIOR(B2:B9;E11), onde B2:B9 é o intervalo onde temos os nossos valores e a célula E11 é onde temos o número 1, do primeiro lugar do ranking.

Acontece que para evitar de termos que escrever a mesma fórmula 8 vezes o Excel nos permite clicar no quadrado verde que fica no canto direito da célula duas vezes, ou clicar e arrastar até a última posição.

Com isso ele vai automaticamente replicar a fórmula para as demais células, mas acontece que quando ele faz isso, ele muda também os endereços das células.

Da célula onde temos a posição fica correto, pois assim temos a alteração automática, mas o nosso intervalo de dados não pode mudar.

Por esse motivo é que temos que fixar esse intervalo e é por esse motivo que temos vários símbolos de $ para fazer o trancamento desse intervalo.

Você não precisa fazer isso de forma manual, basta quando estiver selecionado seu intervalo, ou depois, selecionar na fórmula somente esse intervalo, pressionar a tecla F4 que o Excel vai efetuar o trancamento de forma automática.

Feito isso podemos arrastar a fórmula que nossa seleção ficará fixa e nosso ranking ficará correto!

Conclusão

Viu como foi fácil aprender as fórmulas básicas do Excel?

Mas por mais que sejam simples não quer dizer que não sejam úteis, muito pelo contrário, você vai utilizar bastante essas fórmulas dentro do Excel.

Agora que aprendeu as fórmulas básicas e até como criar um ranking de valores, o que acha que praticar sozinho para verificar se conseguiu fixar todo o conteúdo?

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: