Blog

Postado em em 3 de março de 2023

Filtros no Power BI – Como Usar Segmentação de Dados? 5 Tipos de Segmentação

Quer aprender a criar filtros no Power BI? Eu vou te ensinar como utilizar a segmentação de dados no Power BI que vai filtrar seus dados!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Índice da aula:

O que é segmentação de dados no Power BI?

A segmentação de dados no Power BI é uma funcionalidade muito importante que permite filtrar dados de uma forma intuitiva e fácil, para personalizar dashboards e otimizar a visualização. 

De uma forma muito simples, os usuários conseguem filtrar o que veem para facilitar as análises e enxergar pontos que não tenham ficado claros anteriormente.

Para selecionar dados, é possível ainda utilizar botões, caixinhas ou listas suspensas, que permitem escolher os filtros.

Então, os filtros permitem ajustar dinamicamente os dados que vemos em gráficos e em componentes dos relatórios. Isso é muito útil para as empresas hoje em dia e pode ser feito com muita facilidade no Power BI

Por exemplo, se você define um gráfico para visualizar, pode então escolher qual filtro usar. Digamos que seja um gráfico de vendas e o filtro seja temporal, por ano. Então, ao clicar em cada ano, por exemplo, o gráfico automaticamente vai mudar, pegando os dados corretos da base de forma ágil. 

Como fazer segmentação de dados no Power BI?

Dá para fazer isso com apenas dois passos!

Primeiro, clique em “Segmentação de Dados”, na parte de “Visualizações”.

Depois, escolha um campo (uma coluna) a ser filtrado e arraste para valores.

Pronto, você já tem uma segmentação em curso.

Agora, é possível personalizar para deixar melhor para o usuário que for acessar o dashboard. Uma das estratégias é mudar a forma de clicar, como escolher um botão ou uma lista suspensa. 

As opções são inúmeras. Veremos algumas delas na prática ao longo deste conteúdo. 

Qual a Utilidade de Usar a Segmentação de Dados?

Como já falamos e como você já imagina, a segmentação de dados no Power BI é extremamente útil. 

Em geral, ele facilita a exploração de dados, pois transforma ações manuais em cliques simples em botões ou em caixas de seleção. 

Da mesma forma, possibilita uma análise com mais detalhes, mais robusta e profunda, com a visão certa dos indicadores certos, para que não se perca mais tempo. 

Essa segmentação também ajuda a explicar padrões e tendências nos dados, o que reforça conclusões e sentimentos que o decisor pode já ter. Ou seja, serve para embasar certas opiniões acerca das questões, de modo a garantir o sucesso das análises.

Além disso, permite personalizar os relatórios e dashboards completamente. Com os filtros específicos, cada usuário pode ter acesso ao que mais importa, de forma simples, para poder explorar os dados de acordo com o ângulo desejado. Isso facilita e muito a tomada de decisão e permite alavancar a capacidade de entender e observar o cenário.

A segmentação de dados no Power BI é importante para auxiliar na colaboração também. Permite compartilhar dados de forma mais simples, sem grandes dificuldades.

Tipos de Segmentações no Power BI e Como Usá-las?

como alterar segmentação de dados no power bi

Ao falarmos da segmentação de dados Power BI, temos cinco tipos a considerar: a segmentação de intervalo numérico, a de datas relativas, a de tempo relativo, a responsiva e a hierárquica.

Abaixo, entenda melhor sobre cada uma delas: 

Segmentação de intervalo numérico

Essa segmentação permite que você aplique qualquer tipo de filtro em qualquer coluna numérica de seu modelo de dados.

Com isso, abre-se o leque de três opções para fazer o filtro de seus dados numéricos:

1- Entre números;

2- Menor ou igual a um número;

3- Maior ou igual a um número.

Ao fazer essa segmentação de dados Power BI, deve-se considerar que a segmentação de intervalo numérico não irá filtrar qualquer valor agregado e sim todas as linhas subjacentes nos dados.

Além disso, também é importante saber que nesse modelo é possível configurar os filtros caso se saiba que os dados podem mudar no futuro.

Por fim, outro ponto fundamental dessa segmentação é que quando se trata do intervalo de datas, é permitido qualquer valor de data, mesmo ele não existindo na coluna subjacente de data.

Segmentação de datas relativas

segmentação de datas relativas

Seguindo com mais um exemplo de segmentação de dados Power BI, temos a segmentação de datas relativas.

Com esse tipo, é possível apresentar somente os dados de vendas que aconteceram no último mês.

Ao atualizar os dados, o período relativo irá aplicar automaticamente a restrição de datas apropriada.

Na segmentação de intervalo de datas relativas deve-se considerar que os dados precisam ser uma data e não um texto.

É também fundamental manter-se atento ao fato de que os dados do Power BI não funcionam com fuso horário.

Então, o filtro e a segmentação usam como base o horário UTC, logo, deve-se considerar as diferenças de horários.

Os dados capturados nessa segmentação podem ser convertidos em um fuso horário local em UTC, basta usar o Editor de Consultas. 

Segmentação de tempo relativo

Ao optar pelo uso da segmentação de tempo relativo, você consegue aplicar os filtros baseados em tempo em qualquer coluna de data ou de tempo.

Neste formato, é importante considerar novamente que os modelos de dados do Power BI não incluem informações de fuso horário.

Aqui, ressaltamos mais uma vez que a segmentação usa como base o horário UTC. 

Sendo assim, as mesmas sugestões dadas acima valem para a segmentação de tempo relativo quando o assunto é fuso horário.

Embora não haja suporte para publicação dessa segmentação na web, ele tem suporte para o Power BI Embedded, Power BI Desktop e em aplicativos móveis do Power BI.

Segmentação responsiva (redimensionável)

A segmentação responsiva, dentro do leque de opções de segmentação de dados Power BI, diz respeito aos ajustes de espaços de um relatório.

Ao aplicá-las, você pode redimensioná-las para diversas formas e tamanhos, sejam quadrados, verticais e afins.

Com isso, os valores na segmentação são organizados novamente, mas de acordo com o que você especifica.

Ao fazer a segmentação responsiva no serviço do Power BI e no Power BI Desktop, elas podem ser horizontais e de datas/intervalos responsivos.

Segmentação de hierarquia

A segmentação hierárquica, por sua vez, permite que se filtrem diversos campos relacionados em uma só segmentação.

Permitindo sua criação no Power BI Desktop ou no serviço do Power BI, deve-se considerar que o Power BI não oculta os membros em branco, pois cria-se assim uma hierarquia irregular.

Atente-se a isso ao usar a conexão com tabelas de modelos  SSAS (SQL Server Analysis Services).

A mesma irregularidade ocorre quando existem valores em branco para uma categoria em qualquer nível de hierarquia. 

Por fim, ressaltamos que é exigido o SQL Server Analysis Services 2019 CU5 ou a habilitação do SuperDAXMD para criar modelos multidimensionais nessa segmentação de dados Power BI.

Como Criar Filtros no Power BI

Você sabe como filtrar no Power BI para facilitar a visualização dos seus dados no dashboard?

Hoje eu vou te mostrar como você vai fazer essa filtragem com a segmentação de dados no Power BI.

Segmentação de Dados no Power BI

Antes de iniciar qualquer procedimento dentro do Power BI é importante que você quais as informações da sua base de dados para que possa fazer uma análise de dados no Power BI de forma eficiente.

hp7aZ2tF01keeFvNuw jkaWodtupmek7pYgUJctobAAIP8yRHNToEoU3xYvujNLeI4zrYkQ0R3NWieAzXY5WpevxlCYsUha8qi z8b9BYTvTFr9UaedFz6 BAnLhV3XOVpAAot6 IfgCn 61vm9u6tM

Aqui nós temos algumas bases: base de vendas, devoluções, cadastro de lojas, cadastro de produtos e base calendário.

Então temos algumas bases relacionadas as vendas para ter todo um controle de todas as vendas e dos produtos.

VYOmmz enZle13rz0KWxtPLI459m93XRWqNboTk0L6GGe5Act7UEbVFhX7BGKISF0Fm4gj X RBhsenF1

Para começar nossas análises, nós vamos criar um gráfico de barras empilhadas, então vamos colocar a Marca e Qtd Vendida.

Estamos fazendo isso para que fique mais fácil você visualizar como o filtro vai agir nos seus dados.

F8CFmPN7gwnX iy uq9905MWPx6jaN3Fe2UIZTOhhnpQScX52T11Cd6keysFz1y5uWtXY9kyniLNQZPrf

Aqui ainda acrescentamos uma tabela com Loja e Qtd. Vendida. Assim já podemos ter uma visualização mais detalhada dos nossos dados.

Tendo algumas informações no nosso relatório já podemos criar a Segmentação de Dados.

C39HmglrjOSKwSQGx7A68ouUuDp2xeXzHMabB7mJxpbLtUOHtk yotKDBxV0NRNqDE5wQFTjyMtavi9SHtYFoRdReCRC04 F76LU074Ft8bgk2nnh0AybXBRtoFih2k78kiAkShA11IvK2OHUPciCT4

A segmentação de dados nada mais é do que um filtro, mas de uma maneira mais intuitiva e fácil de utilizar.

Então você vai criar botões, listas e linha do tempo para fazer a sua seleção do que precisa ser analisado.

Essa ferramenta vai pedir apenas um único campo, que é a informação que você quer filtrar seus outros gráficos e tabelas.

L1aUvDfoz06DZ 6JudoUZZjBrdNcfDTkPIuiNAhEAe07TXNhXKo ITOb xGZK21PbEzYEcGdA2Usd1wjrZiceCj NUMO3MpbW 0AfmEvPl7Yd6gamMTaspIBg9Tha8LIj9y 1PTOgufRVdQrWmKnbU4

Aqui nós estamos utilizando um filtro com a categoria, então você já pode visualizar todas as categorias que têm na sua base de dados.

E pode também selecionar qualquer uma delas. Ao selecionar uma delas tanto o gráfico quanto a tabela serão filtrados somente para a informação selecionada.

Então o gráfico vai mostrar a quantidade vendida por marca da categoria e a tabela vai mostrar a quantidade vendida por loja dessa categoria.

bQ3hhrThWAg5wVMGe1hoByYSTl8cLFAaCxmyhejmoB4jBrpzyrRF9mmoa06yCMJyxD4qmWEvUkLe3ySapLpzHIhwxrGBkGXVGCu3rLTBy 5Gs ml1JHFcRt1KH iO 2fc4b7 mbw VepX

Aqui você vai notar que o gráfico além de atualizar ele mostra somente o que de fato é Tablet baseado no nosso filtro, então não temos tablet de outras marcas.

O mesmo vale para a tabela de quantidade vendida por loja. Veja que o total de tablets é de 1.013, sendo que a quantidade total de produtos vendidos é de 71.442.

Com isso você pode até criar uma medida para verificar o percentual dessas vendas em relação ao total para verificar o volume dessas vendas.

OBS: Caso você queira selecionar mais de um filtro ao mesmo tempo você pode segurar a tecla CTRL e selecionar as outras opções, porém pode não ser muito intuitivo. Dessa forma você pode selecionar a segmentação e ir até a parte de Formato > Controles de Seleção e vamos marcar desativar a opção de Seleção múltipla com CTRL.

Você deve ter notado que ao criar a segmentação de dados com categorias não temos muitas opções para selecionar, no entanto algumas informações acabam tendo muitos dados.

E não fica muito visual no seu dashboard ter uma lista bem grande atrapalhando e tomando espaço dentro do relatório.

Por esse motivo, nós temos a possibilidade de alterar essa visualização para de lista para suspenso.

rdqROZHl8 IK7RFSOhis5SDGS1 9aHR88z Ajal7wBjSg 3dxy6a8H89KqsZQ6FX7mKeuximt RtFz1f0IUPX wfURjU54xojwyRIRH80OKD

Essa opção fica disponível na setinha que fica no canto superior direito da segmentação de dados.

yFGJaipGB0MoVUs Qv5o 08P30oXLDDWsCM7VNmkNyOEyNvfokpD4w0HDac8S6DFEyMRRTQnBCaY k5RkqA

Agora você fica apenas com uma caixa com todas essas informações, e ao clicar na seta essas opções aparecem. Dessa forma você não polui o seu relatório com muitas informações desnecessárias.

Agora se você tiver poucas opções, como tínhamos no primeiro exemplo, você vai poder voltar para lista e deixar esses botões mais visíveis.

O primeiro passo é ir até Formato > Geral > Orientação (mudar para Horizontal). Com isso ele já troca de lista para botão.

OBS: Nesse caso seus botões ainda vão ficar na vertical, mas só pelo fato da estrutura que foi criada. Você pode clicar e arrastar para deixá-lo na horizontal e terá os seus botões.

dVfz 6r75a PdZwU1xqv 5XYMq5m2KgOAPn7CbxwHAAeDsKWyh9jJhkyvdvNSA5yYIqyzbqMI

Veja que agora fica muito mais visual e intuitivo a seleção dessas categorias, mas vale lembrar que isso só é útil quando temos poucas informações.

Sabia que é possível utilizar a segmentação de dados com datas? Pois é, podemos utilizar e isso cria uma linha do tempo.

9elIQgZlodLltfY3cayliL56K62YNMzLk6K5XlJzLknNnmNj7uWvBFMF FpCu7 ghN1

Com essa linha do tempo você pode filtrar seus dados em períodos específicos. Claro que também vai poder alterar a visualização.

zR4CBaxXhmzmSCw2o 4qqD L F43PlXdgYw7WLFFVbGsFDKmPxOfbF4M8dma1lo 4EqDUPXtuz5xQmZdVv

Lista e suspenso nós já vimos, essa linha do tempo é a opção Entre, assim você pode analisar entre 2 datas distintas.

Quer aprender mais sobre segmentação no Power BI e outros assuntos? Confira nosso curso!

Conclusão sobre Segmentação no Power BI

Na aula de hoje eu te mostrei como criar um filtro no Power BI para que você consiga visualizar suas informações de forma muito mais eficiente.

O melhor de tudo é que esse filtro, a segmentação de dados, fica muito intuitivo para o usuário final também, então isso facilita a análise de dados mais específicos.

Isso é muito importante dentro de um dashboard, pois nas apresentações não vamos apresentar gráficos estáticos, queremos algo dinâmico e que possa ser atualizado e modificado a qualquer momento.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?