Blog

Postado em em 10 de dezembro de 2021

Contas a Pagar e a Receber no Excel [Planilha p/ Download]

Já parou para pensar o quanto uma planilha de contas a pagar e receber pode ser útil? No Excel, é possível fazer um documento dessa forma.

No dia a dia, as linhas e colunas acabam sendo essenciais para o controle das finanças. Basta abrir o documento e adicionar as informações lá.

O conjunto de dados, além de manter o equilíbrio das contas, ainda, permite a criação e acompanhamento de metas, realização de reserva de emergência e muito mais.

Então, não dá para perder as nossas dicas, hein?! Veja como criar a sua planilha de contas a pagar!

Se preferir, o passo a passo também está disponível em videoaula. Basta dar o play!

Clique aqui para baixar a planilha de Contas a Pagar e a Receber no Excel!

O que é gestão de contas a pagar e receber?

A gestão de contas a pagar e a receber, basicamente, é o conjunto de tarefas ligadas ao controle de: tudo o que entra e sai da empresa, em relação às verbas.

Então, por exemplo, os impostos e as contas fixas do escritório (referentes à água, luz e telefone) são as contas a pagar.

Já as contas a receber podem ser, por exemplo, as vendas de produtos ou serviços.

E para todo esse controle, claro, você pode contar com uma planilha de contas a pagar!

Por que fazer o controle de pagamentos e recebimentos?

O controle das contas a pagar é uma tarefa extremamente importante.

Isso porque todos os cuidados relacionados a ela garantem o equilíbrio financeiro dos negócios.

Ou seja, você consegue pagar e receber de todas as fontes dentro dos prazos estipulados.

Além disso, também fica mais fácil criar uma reserva de emergência e, em caso de crise financeira — causada por um fator maior, como uma pandemia, por exemplo — fica mais fácil contornar a situação.

Afinal, você saberá quanto de dinheiro é possível poupar e com quem é necessário negociar (sobre as suas dívidas).

Modelo de contas a pagar e receber no Excel para Download

A boa notícia é que, com a Hashtag Treinamentos, você pode ter acesso a um modelo pronto de planilha de contas a pagar.

Dessa forma, basta fazer o download do documento, inserir os seus dados, fazer as formatações desejadas e pronto… Você já terá uma planilha simples, clara e objetiva todos os dias!

Aliás, aqui cabe uma observação: procure anotar absolutamente todos os dados referentes às contas.

O uso da planilha de contas a pagar deve fazer parte das suas atividades diárias. Só assim é, de fato, possível ter o controle das finanças.

Então, aproveite o nosso modelo de planilha pronta e baixe agora mesmo!

Como usar o modelo de planilha contas a pagar e receber no Excel?

A planilha que vamos construir terá o formato da tabela abaixo, contendo as informações importantes sobre as contas e para facilitar a análise teremos também a opção de realçar determinados dados.

Planilha de contas a pagar e receber completa
Planilha de contas a pagar e receber completa

Sabendo como será o resultado vamos começar a construção da planilha. O primeiro passo é ir até à aba Do Zero, para que possamos iniciar essa planilha.

Planilha inicial
Planilha inicial

1. Utilizando validação de dados

Para começar vamos utilizar a Validação de Dados, para que possamos limitar a escolha do usuário na coluna de Tipo, ou seja, teremos apenas 3 opções disponíveis que serão: boleto, duplicata e NF.

Para isso, basta selecionar a célula D2, onde já temos a opção de boleto, ir até à guia Dados e selecionar a opção Validação de Dados.

Ferramenta de Validação de Dados
Ferramenta de Validação de Dados

Ao selecionar essa opção será aberta uma janela para configuramos essa validação.

Neste caso, como queremos os tipos de pagamentos e são específicos, vamos escolher a opção Lista.

Na parte de fonte, vamos colocar as opções que queremos separadas por ponto e vírgula. Vamos colocar como extra a opção Outro, caso o usuário tenha um tipo de pagamento além dos descritos.

Informações sobre a validação de dados
Informações sobre a validação de dados

Feito isso, a célula selecionada já estará com a validação de dados, então, ao selecionar essa célula, teremos uma seta ao lado que nos permitirá fazer a escolha das opções da lista.

Resultado para a validação de dados
Resultado para a validação de dados

Desta forma, essa célula agora só irá aceitar uma dessas 4 opções, caso o usuário tente escrever algum nome diferente das opções, o Excel irá retornar um erro por conta da validação de dados que foi feita.

2. Fórmula para a coluna de status

O próximo passo é construir a fórmula para a coluna de status, desta maneira, vamos conseguir saber de forma automático se aquela conta foi paga, se está atrasada ou se está no prazo.

Fórmula a coluna de status
Fórmula a coluna de status

Essa será a fórmula utilizada para verificar o status da conta analisada, na planilha de contas a pagar e receber do Excel.

Primeiramente, é possível observar que temos uma comparação da célula F2 igual a vazio, ou seja, estamos verificando se a célula de pagamento está vazia, pois, se estiver vazia, isso indica que o pagamento não foi efetuado.

Caso não esteja vazia vamos verificar se data de vencimento é maior do que a data atual (no caso utilizando a fórmula HOJE).

Se a data de vencimento for maior quer dizer que ainda não venceu, então estamos No Prazo, caso contrário a data de vencimento já passou e estamos com a conta Atrasada.

Por fim, se a célula de pagamento estiver preenchida significa que a conta foi paga, portanto vamos atribuir o status de Pago.

Resultado da fórmula para a coluna de status
Resultado da fórmula para a coluna de status

Neste caso, já temos a atualização automática do status , dentro da planilha de contas a pagar e receber.

Como a data atual é 02/03/2020 e o vencimento é apenas no dia 20/03/2020, a conta ainda não venceu e não foi paga, portanto, está no prazo conforme a fórmula criada.

3. Realçar informações da tabela

Para o passo seguinte, vamos criar uma opção para realçar algumas informações.

Essas informações são os status, ou seja, será possível realçar somente as contas que foram pagas, ou somente as contas atrasadas.

Desta forma, o usuário terá uma facilidade ao analisar as informações que deseja, pois, elas estarão realçadas.

Para iniciar, vamos repetir o passo que fizemos para a coluna de Tipo, que foi a validação de dados, só que neste caso as opções serão No Prazo, Atrasado, Pago e Nenhum.

Informações sobre a validação de dados da planilha de contas a pagar
Informações sobre a validação de dados da planilha de contas a pagar

Feito isso, podemos ir até à célula I2 para verificar se todas as opções estão disponíveis.

Resultado da validação de dados
Resultado da validação de dados

Para podermos realçar as informações da tabela de acordo com a seleção da célula I2, vamos utilizar a ferramenta de Formatação Condicional.

Primeiramente, vamos selecionar os dados da célula A2 até G2 e, em seguida, vamos até à guia Página Inicial, selecionar a opção Formatação Condicional e por fim selecionar a opção Nova Regra.

Ferramenta de formatação condicional
Ferramenta de formatação condicional

Ao selecionar essa opção, será aberta uma janela para a configuração da nova regra que será aplicada na linha selecionada.

Informações para a formatação condicional na planilha de contas a pagar
Informações para a formatação condicional na planilha de contas a pagar

Nesta janela da planilha de contas a pagar e receber, vamos, primeiramente, selecionar o tipo de regra, que será a última opção.

Em seguida, vamos inserir a fórmula de comparação, que será da célula G2 (que é referente ao status da conta) com a célula I2, que é referente ao que vamos realçar.

Nesta parte, é importante que a fórmula seja colocada desta maneira com o $G2 para que somente a coluna fique trancada, desta forma, a formatação condicional será aplicada em toda a linha.

Para o tipo de formatação, o usuário poderá pressionar a opção Formatar e escolher o tipo de formatação desejada, podendo alterar a fonte, as bordas e o preenchimento da célula.

Escolhida a formatação desejada e inserida, a fórmula basta pressionar OK para que a formatação condicional seja atribuída às células selecionadas.

É importante ressaltar que somente serão formatadas as células quando a fórmula inserida retornar um valor VERDADEIRO, ou seja, neste caso, se a célula G2 for igual à célula I2.

Posteriormente, isso valerá para todas as células da coluna de status, então, será feita uma comparação para cada célula a fim de verificar se essas células são iguais às células de realce.

Resultado da formatação condicional na planilha de contas a pagar
Resultado da formatação condicional na planilha de contas a pagar

Como neste caso a opção para realçar tem a mesma informação do status da conta cadastrada, toda essa linha será formatada conforme escolhemos na formatação condicional.

4. Formatar como Tabela

Para finalizar, vamos utilizar a opção de Formatar como Tabela, para isso, basta selecionar da célula A1 até a célula G2 (toda a tabela), ir até à guia Página Inicial e selecionar a opção Formatar como Tabela.

Nesta parte, o usuário poderá escolher uma das diversas opções padrões que o Excel disponibiliza para se adequar ao que deseja.

Opção para formatar como tabela
Opção para formatar como tabela

Ao selecionar essa opção, o Excel nos mostra uma caixa para verificar se a seleção que fizemos possui cabeçalho, ou seja, se temos as informações que cada coluna possui.

Como neste caso, temos, basta marcar a caixa Minha tabela tem cabeçalhos e pressionar OK.

Verificação de cabeçalhos para a tabela da planilha de contas a pagar
Verificação de cabeçalhos para a tabela da planilha de contas a pagar

Feito isso, a nossa tabela está formatada com o estilo escolhido e ainda atribuiu filtros a todas as colunas para facilitar a análise dos dados que estão na tabela.

Outro ponto muito importante, da formatação como tabela, é que se inserirmos um novo dado logo abaixo da tabela, o Excel puxa automaticamente a formatação dessa tabela.

E o melhor: ele puxa, também, as informações das células, ou seja, irá obter as fórmulas da célula superior, assim como a formatação condicional.

Desta forma, o usuário não irá precisar sempre criar outra formatação ou outra fórmula sempre que adicionar um dado a tabela.

Inserindo novos dados para verificar a funcionalidade da planilha de contas a pagar
Inserindo novos dados para verificar a funcionalidade da planilha de contas a pagar

É possível observar que tanto a fórmula da coluna G quanto a formatação condicional foram aplicadas as demais informações que foram acrescentadas.

Então, agora, temos uma planilha de contas a pagar e receber automática e que ainda realça os dados selecionadas para facilitar as análises.

Conclusão

E aí, gostou de saber do que se tratam as contas a receber e a pagar?

Todo o controle, como dissemos, permite que você consiga cumprir com as obrigações financeiras sempre no prazo.

Além disso, abre espaço para a criação de metas, reserva de emergência e muito mais.

Então, agora basta fazer o download da nossa planilha de contas a pagar e receber, que já está pronta.

Adicione os seus dados e faça o acompanhamento diário!

Impressione com sua planilhas! Conheça o curso online de Excel mais completo do mercado! 

Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!