Blog

Postado em em 30 de agosto de 2021

Planilha de Gastos Pessoais no Excel [Modelo para Download]

O objetivo dessa publicação é te disponibilizar uma planilha de gastos para controle financeiro no Excel para suas finanças pessoais, mostrando suas aplicações e funcionalidades!

O que é uma planilha de gastos pessoais?

Uma planilha de gastos pessoais te permite controlar suas entradas e saídas em um único só lugar. Além disso, você consegue realizar análises, verificando quais são suas principais fontes de receitas e despesas, assim como verificar para onde estão indo seus investimentos.

Por exemplo, você pode utilizar a planilha para ir se programando para uma futura aposentadoria. Principalmente agora que a Reforma da Previdência alterou o valor que você vai receber no futuro.

Para entender tudo sobre o assunto, recomendo ler o artigo sobre esse tema no blog do Ingrácio Advocacia, que eles vão te ajudar!

Planilha de controle financeiro pessoal no Excel

Neste post, nós já deixamos uma planilha de gastos totalmente pronta para o seu uso. Sendo assim, basta fazer o download e começar a aproveitá-la.

De qualquer forma, vamos ressaltar aqui e, resumidamente, quais são as informações que esse tipo de documento deve ter, ok?

A informação mais importante, sem dúvidas, é o registro de entrada e saída de dinheiro. Além disso, também vale separar os ganhos e custos por categorias. Exemplos:

  • entrada de dinheiro — salário e freelance;
  • saída de dinheiro — aluguel, gastos com alimentação, despesas com transporte, custos com lazer e entretenimento, etc.

A categorização é fundamental para você poder se organizar, ainda mais, na tabela.

Controle dos gastos diários

Na nossa planilha de gastos, você também vai ver que existe uma coluna chamada “data”. Nós colocamos dados mês a mês, mas, você também pode colocar absolutamente todos os dias de cada mês.

Ou seja, nesse caso, é preciso adotar o hábito de anotar todas as suas informações financeiras.

Exemplo: você saiu para tomar um café com uns amigos? Ao final, adicione o custo disso na coluna intitulada “tipo de gasto”.

Esse controle mais rigoroso, digamos assim, é bastante válido. Afinal, ele gera mais dados e, consequentemente, te ajuda a entender melhor onde é possível economizar mais dinheiro.

Observação: também dá para deixar a planilha salva no seu Drive, com isso, você poderá acessá-la em qualquer lugar, por meio do seu celular.

Não precisa esperar chegar em casa para anotar seus custos.

Como usar o modelo de planilha de gastos

Nessa publicação, diferentemente do que fazemos nos outros posts, não vamos te ensinar como criar uma planilha para controle financeiro do zero, mas sim te disponibilizar uma planilha financeira pessoal no Excel gratuitamente.

Com ela, você já vai ter tudo pronto para uso assim que você fizer o download da mesma. Nos próximos tópicos, vamos ver como utilizar cada uma das abas, além de explicar também as funcionalidades da planilha.

Aba Receitas, Despesas e Investimentos

Aba Receitas - Planilha de Controle Financeiro

Na primeira aba da nossa planilha de orçamento pessoal podemos inserir nossas movimentações de entradas que seriam as nossas receitas.

Para cadastrar informações nessa aba, assim como nas abas de Despesas e Investimentos, basta escrever na primeira linha vazia que todas as fórmulas e formatações serão aproveitadas.

Aba Despesas

Na aba de Despesas da planilha controle de gastos você vai conseguir cadastrar todas as suas movimentações de saídas.

Aqui você vai poder escolher qual o tipo do gasto, assim como o detalhamento do mesmo e de qual conta esse valor saiu.

Com essas informações, será possível realizar uma análise em nossa planilha de despesas para verificar quais os tipos de gastos mais estão pesando no orçamento.

Aba Investimentos - Planilha de Controle Financeiro

Na aba de Investimentos da nossa planilha controle financeiro o funcionamento é bem parecido com o das outras duas abas de movimentações.

Aqui você pode escolher o tipo de investimento, informar se é um aporte ou uma retirada e também dizer de qual conta saiu/entrou esse valor.

Aba Real

Aba da Tabela Real

Nessa aba da nossa planilha de gastos excel temos um consolidado de todas as receitas, investimentos e despesas realizados em um determinado ano. Para alterar o ano de análise, basta mudar o conteúdo da célula na parte superior da planilha.

Com essa tabela da nossa planilha de controle de gastos conseguimos ver a distribuição de gastos por mês e tipo, além de também conseguir visualizar se as receitas e os investimentos acompanham uma mesma tendência.

Aba Resumo da Planilha de Controle Financeiro

Aba de Resumo

Na aba de Resumo da nossa planilha para controle de gastos temos uma análise global de todas as informações presentes na planilha. Podemos ver o total de Receitas, Despesas e Investimentos, assim como a distribuição de cada um deles através de uma análise gráfica.

Além disso, nessa parte da planilha de gastos diarios também conseguimos selecionar uma receita ou despesa e ver a distribuição da mesma ao longo de todo o período analisado na tabela.

Por fim, conseguimos ver para um determinado período qual foi o percentual da receita gasto com despesas e qual percentual foi alocado para investimentos.

Aba Cadastros

Aba de Cadastros

Nessa aba podemos cadastrar todas as opções que utilizaremos nas abas de movimentação.

Por exemplo, podemos informar quais são os tipos de receitas que utilizaremos, quais os detalhamentos da categoria de Alimentação e assim por diante.

Aba de Instruções

Aba Instruções - Planilha de Controle Financeiro

Nessa aba da nossa planilha financeira temos um resumo do que é possível fazer em cada uma das abas da planilha, assim como o passo a passo necessário para realizar alterações e modificações da forma correta.

Como fazer uma planilha de gastos dinâmica?

Na verdade, o conceito correto é tabela dinâmica e não planilha dinâmica.

Mas, afinal de contas, qual será a diferença?

A planilha é a folha inteira do Excel, ou seja, um documento. Já a tabela é a construção que você faz, por exemplo, o próprio esquema de controle de gastos (com colunas e linhas renomeadas).

Já para deixar essa tabela dinâmica, por exemplo, permitir que ela atualize seus campos automaticamente, é necessário ativar essa determinada função.

Para isso, siga os seguintes passos:

  1. selecione toda a área da tabela;
  2. clique em inserir;
  3. selecione “tabela dinâmica” e dê ok.

Além disso, você também pode gerar relatórios e construir gráficos por meio das tabelas dinâmicas.

Outro ponto: mude ou adicione cores e fontes, conforme desejar. Essas opções de edição também deixam o visual da planilha mais claro para você.

Onde aprender a fazer uma planilha de gastos profissional?

Quer saber mais sobre planilhas de gastos? No curso 100% on-line da Hashtag Treinamentos, dá para assistir às aulas e fazer exercícios relacionados a isso.

Como o conteúdo é todo virtual, você pode estudar quado, onde e como quiser. Muito bom, não é mesmo?

Também vale dizer que as aulas e práticas foram pensadas para que pessoas de qualquer nível de conhecimento — sobre o Excel — possam chegar ao nível impressionador, que é o acima do avançado.

Impressione com suas planilhas! Conheça mais do curso on-line de Excel mais completo do mercado!

Conclusão

Nessa publicação te disponibilizamos uma planilha de orçamento pessoal para ser utilizada na organização das suas finanças pessoais.

Caso ainda não tenha feito o download, clique aqui para baixar a Planilha de Controle Financeiro!

Acesse outros modelos de planilhas elaborados pela Hashtag!

Hashtag Treinamentos

Para mais conteúdo de Excel, VBA e Power BI, acesse nosso Canal do YouTube!

Para acessar os outros modelos de planilhas elaborados pela Hashtag, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!