Blog

Postado em em 26 de março de 2024

Planilha CRM no Excel – Planilha de Cadastro de Clientes

Aprenda a criar uma planilha CRM no Excel, cadastro seus clientes, controle seus serviços, crie análises e melhore o relacionamento com seus clientes!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Crie uma Planilha CRM no Excel – Planilha de Cadastro de Clientes

Na aula de hoje, você aprenderá a criar uma planilha CRM no Excel! Com ela, você poderá controlar os clientes e serviços da sua empresa, organizando essas informações e transformando-as em análises completas.

A planilha CRM (Customer Relationship Management) vai além do registro de clientes e das informações da sua empresa. Ela é uma ferramenta essencial para auxiliar no relacionamento entre a sua empresa e seus atuais e futuros clientes.

Para que você possa fazer uma análise completa, além das tabelas de registro, nossa planilha contará com tabelas dinâmicas que serão fundamentais para uma análise completa das informações registradas.

Então, vem comigo, que hoje eu vou te ensinar a criar uma planilha CRM no Excel completa e dinâmica para que você possa melhorar sua empresa, seus serviços e atrair ainda mais clientes.

Objetivo da Planilha CRM – Planilha de Cadastro de Clientes

A planilha CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente. Ela vai além de um simples cadastro de informações, funcionando como uma importante ferramenta de análise.

Através dos dados registrados e analisados em sua planilha CRM, você pode compreender melhor os serviços prestados por sua empresa em relação aos clientes, sendo fundamental para auxiliá-lo na realização de negócios futuros e na prospecção de clientes.

Planilha de Cadastro de Clientes

Como exemplo para esta aula, vou construir uma planilha CRM para o negócio de uma oficina mecânica. Você pode adaptar essas informações de acordo com o serviço prestado por você ou pela sua empresa.

Para começar, vamos abrir um arquivo em branco no Excel e registrar nele as principais informações para a nossa planilha de cadastro de clientes. Nessa planilha, teremos o nome, idade, endereço e informações de contato.

Além disso, por se tratar de uma planilha para uma oficina mecânica, faz sentido termos informações relevantes para esse negócio. Portanto, adicionarei uma coluna para marca, modelo e ano do carro do cliente.

Por fim, precisamos de uma coluna que registre o status atual do relacionamento com os clientes. Nessa coluna, podemos registrar interações passadas ou atuais com a empresa, como solicitação de orçamento ou serviços prestados.

Tabela de clientes

Essa planilha, além de servir como um cadastro para os clientes da empresa, também pode ser utilizada para identificar oportunidades de vendas e interações com o cliente, de acordo com as informações dele e o status das interações passadas.

Planilha de Cadastro de Serviços

Vamos criar uma segunda planilha dentro do nosso arquivo, e nela vamos registrar as principais informações referentes aos serviços prestados pela empresa.

Nessa tabela, teremos a data do serviço prestado, o cliente para o qual foi prestado o serviço, o tipo de serviço, nome, status e valor.

Tabela de serviços

Você pode personalizar essa tabela de acordo com os serviços prestados pela sua empresa, adicionando produtos vendidos, entre outros dados relevantes para o seu cenário.

Registrando Informações de Clientes

Vamos preencher algumas informações na planilha de cadastro de clientes.

Preenchendo algumas informações na planilha de cadastro de clientes

Repare que preenchi todas as colunas, menos a coluna de Status. Isso porque os status dos serviços não serão preenchidos manualmente, mas sim através de uma lista criada por validação de dados.

Para criar nossa validação de dados, basta selecionar as linhas referentes a essa coluna e, na guia Dados, selecionar a opção de Validação de Dados.

Validação de Dados

Na janela que será aberta, selecione a opção de Lista e em Fonte, vamos definir os status possíveis para a nossa empresa separados por ponto e vírgula.

Validação de Dados

Os status que utilizei foram: Contato; Pediu Orçamento; Negociou; e Fechou Serviço. Você pode personalizar de acordo com as suas necessidades.

Feito isso, basta clicar em OK e as opções estarão disponíveis para serem preenchidas em uma lista suspensa.

Visualizando a lista suspensa

Selecione os serviços para cada um dos clientes e na guia Página Inicial formate a planilha como tabela.

Formatando como tabela

Dessa forma, teremos nossa planilha de cadastro de clientes criada e formatada.

Planilha de Registro de Clientes

Registrando Informações de Serviços

Agora vamos preencher as informações da nossa planilha de cadastro de serviços.

Registrando Informações de Serviços

Vamos formatá-la também como tabela e adicionar uma validação de dados na coluna Cliente, passando como fonte para ela os dados da coluna Nome da nossa planilha de Clientes.

Validação de dados para os clientes
Validação de dados para os clientes

Observe que para a fonte, eu informei algumas linhas a mais da coluna Nome. Dessa forma, quando cadastrarmos mais clientes, eles já aparecerão automaticamente nas opções da lista de clientes da planilha de serviços.

Lista suspensa com os nomes dos clientes

Vamos registrar mais um cliente para que possamos visualizar a lista sendo atualizada.

Adicionando novo cliente
Lista de clientes atualizada

Agora, vamos formatar a última coluna da tabela de serviços como Moeda.

Formatando valor como moeda

E em seguida, podemos registrar mais alguns serviços.

Registrando mais serviços

Para a coluna de Status, vamos copiar a validação de dados que fizemos para a coluna Status da tabela de Clientes.

Criando validação de dados na coluna Status dos Serviços

Feito isso, podemos finalizar a tabela com as demais informações.

Finalizando de preencher as informações da tabela de serviços

Tabela Dinâmica – Transformando os Dados em Análise

Agora que temos as duas tabelas devidamente preenchidas, podemos transformar essas informações em análises que nos auxiliarão na tomada de decisões.

Vamos selecionar qualquer célula da tabela de serviços e na guia Inserir, vamos clicar na opção de Tabela Dinâmica e criar uma em uma nova planilha.

Inserir Tabela Dinâmica

Podemos chamar essa planilha de análises e nela adicionaremos as nossas tabelas dinâmicas.

Para a primeira tabela, vamos adicionar os dados de Cliente em linhas e valores. Assim, teremos uma tabela exibindo os nomes dos clientes e a contagem de serviços prestados para cada um.

Tabela dinâmica contagem de clientes

Vamos copiar essa tabela dinâmica e colar ao lado da primeira. Nela, vamos adicionar o Status aos filtros.

Adicionando filtro de status na tabela dinâmica

Dessa forma, podemos visualizar quais clientes fecharam o serviço. Isso nos permite identificar quais clientes de fato fecharam serviço, quais entraram em contato e não fecharam, e a partir daí identificar possíveis problemas e soluções que possam ter ocorrido.

Tabela dinâmica filtrada

Uma planilha CRM não se resume apenas ao cadastro de informações, mas sim, visa impulsionar as vendas, compreender melhor os clientes e prospectar clientes e negócios.

Através dessas análises, você pode tomar decisões estratégicas com um maior embasamento.

Vamos adicionar alguns títulos em nossas tabelas dinâmicas para auxiliar a identificar o que está sendo analisado.

Títulos nas tabelas

Além dessas tabelas dinâmicas, você pode criar diversas outras com análises específicas alinhadas às necessidades e aos dados importantes para a sua empresa e o seu negócio.

Conclusão – Crie uma Planilha CRM no Excel – Planilha de Cadastro de Clientes

Na aula de hoje, eu te ensinei como construir uma planilha CRM no Excel do zero. Você viu o passo a passo do cadastro dos dados até as tabelas dinâmicas que podem te auxiliar em suas análises e tomadas de decisão.

Você pode adaptar essa planilha de acordo com o seu negócio e as informações da sua empresa para que possa ter sempre os seus clientes organizados e, mais do que isso, saiba analisar como está o relacionamento entre os clientes e sua empresa.

Além das tabelas demonstradas aqui, você pode adicionar novas tabelas dinâmicas para outras análises, adicionar gráficos e até mesmo construir um dashboard. Temos um exemplo que você pode conferir nessa aula.

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?