Blog

Postado em em 25 de janeiro de 2022

O que é SQL – Linguagem de Programação para Banco de Dados

Linguagem de Programação SQL

Você sabe o que é SQL? Não se preocupe porque eu vou te explicar o que é e como o SQL está crescendo no Mercado de Trabalho!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

O que é SQL?

Na aula de hoje eu quero te dar um breve resumo do que é o SQL, onde ele é utilizado e porque essa linguagem está sendo mais conhecida no mercado de trabalho.

Como você deve saber, a quantidade de informações que nós temos acesso hoje é absurda, mas você já parou pra pensar onde todos esses dados estão sendo armazenados?

Por Que Aprender SQL

Você deve saber que durante muito tempo os nossos dados foram armazenados em papeis, pastas, armários… Iguais aqueles que você vê em filmes antigos.

Mas hoje isso é diferente, hoje guardamos as informações em HDs, pen drives, computadores e até mesmo na nuvem.

E aí que começamos a trabalhar com banco de dados, que nada mais é do que um local que armazena diversas informações.

E quando falo em diversas, são diversas mesmas. Você pode nem se lembrar do disquete, que utilizava no computador por exemplo, ele guardava o equivalente a uma foto.

Ele podia armazenar cerca de 720 KB, o que pode ser ainda menor do que uma única imagem, agora imagine você tendo que salvar um arquivo em Word, Excel ou até arquivos mais pesados em estruturas como essa.

Não seria possível, e assim como a tecnologia avançou a quantidade de informação cresceu muito com esse avanço. Por esse motivo é que temos os bancos de dados, para armazenar essa quantidade gigantesca de informações.

Vou te dar um exemplo para facilitar o entendimento. Vamos supor que você trabalhe em uma empresa de vendas e possui milhares de registros diários.

Como é que você faria para buscar uma informação específica? Como por exemplo, quais são os clientes do estado de São Paulo?

Nós usaríamos o SQL (Structured Query Language) que é uma linguagem de programação que permite fazer a comunicação com o banco de dados.

Trazendo informações do banco de dados
Trazendo informações do banco de dados

Aqui temos um código de exemplo que é utilizado para fazer a requisição dessas informações.

Então estamos selecionando as colunas de nome, sobrenome e estados da tabela clientes.

E dessa seleção, nós vamos querer apenas as informações onde o estado é São Paulo.

OBS: Pode ficar tranquilo que se esse código tiver ficado um pouco confuso nós temos um Curso Básico de SQL aqui no blog e a nossa formação completa em SQL. Então para acessar a primeira aula desse curso basta clicar aqui para sair do zero nessa linguagem de programação.

Agora você pode estar se perguntando: “Porque trabalhar com o SQL e não outra linguagem de programação?”

Bem, essa linguagem é universal para trabalhar com bancos de dados, isso já é uma grande vantagem, pois é a mesma linguagem para sistemas diferentes.

Sistemas que usam o SQL
Sistemas que usam o SQL

Todos esses sistemas trabalham com o SQL, então independente de qual deles a sua empresa utiliza ou vai utilizar você vai conseguir utilizar essa linguagem.

Outro motivo para utilizar o SQL é porque ele é utilizado nas principais áreas do mercado de trabalho.

Setores que utilizam o SQL
Setores que utilizam o SQL

Você tem uma variedade de profissionais que utilizam essa linguagem, então pode se especializar na sua área de preferência.

Profissionais que usam o SQL
Profissionais que usam o SQL

E claro, não podíamos deixar de falar que SQL é o futuro. Veja essas notícias para que você entenda o tamanho desse mercado e como isso vai continuar crescendo cada vez mais.

Notícias do aumento de informações
Notícias do aumento de informações

Esses foram alguns motivos para aprender SQL para o mercado de trabalho. Você sabe que os dados crescem a cada dia, e a cada dia vamos precisar mais desses bancos de dados e consequentemente de pessoas aptas a trabalhar com eles.

Então se souber como trabalhar com banco de dados já será um diferencial.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei algumas informações básicas sobre SQL, mas você pode aprender mais no nosso Curso Básico de SQL aqui no blog ou no canal de Hashtag Programação no YouTube.

E sabe qual o melhor de tudo? Esse Curso Básico de SQL é gratuito! Então corre pra não ficar pra trás.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?


Quer sair do zero em Excel e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Excel Impressionador!