Veja como importar e exportar bancos de dados no MySQL de forma prática e eficiente! Essas são duas etapas essenciais para quem trabalha com bancos de dados.
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Na aula de hoje, vou te mostrar como importar e exportar bancos de dados no MySQL! Essas são duas etapas essenciais para quem trabalha com dados.
Vou te mostrar como fazer a exportação do banco de dados de forma simples e prática, para que você possa utilizá-lo em outro local.
Em seguida, você aprenderá como fazer a importação do banco de dados e como lidar com os possíveis erros que podem ocorrer nesse processo.
Ao final dessa aula, você estará pronto para importar e exportar bancos de dados no SQL de forma fácil, prática e eficiente! Então, venha comigo, que eu vou te mostrar como!
Em alguns casos, pode ser necessário importar ou exportar os bancos de dados para transferência ou integração entre sistemas e computadores. Nessa aula, veremos como realizar os dois procedimentos, começando pela exportação.
Dentro do MySQL, eu tenho um banco de dados chamado “base” com uma série de tabelas dentro dele.
Para exportar esse banco de dados como um arquivo SQL local, acesse a guia Server e, em seguida, clique em Data Export.
Na janela que será aberta, selecione o banco de dados que deseja exportar e defina um diretório onde ele será salvo.
Feito isso, aguarde até que o processo de exportação seja concluído. Seu banco de dados estará salvo em uma pasta no seu computador.
Dentro dessa pasta, teremos cada uma das tabelas presentes no banco de dados, salvas como arquivos SQL.
Esses arquivos podem ser utilizados para importar o banco de dados em outro local.
Para importar esses arquivos para dentro do MySQL, basta abrir o programa novamente, ir até a opção Server e selecione Data Import.
Dentro dessa opção, selecione a pasta onde os arquivos SQL estão salvos e clique para iniciar o processo de importação.
Ao fazer isso, você provavelmente receberá um erro de importação, pois estará tentando criar um banco de dados sem antes definir o schema dele.
Para corrigir esse erro, crie um schema clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção Create Schema.
Em seguida, nomeie o schema criado e clique em Apply nas próximas janelas que serão abertas.
Com o schema criado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção Set as Default Schema para utilizá-lo como banco de dados padrão.
Feito isso, repita o processo de importação. Desta vez, ele será realizado corretamente.
Basta atualizar os schemas e visualizar as tabelas importadas corretamente dentro do MySQL para que você possa trabalhar com elas.
Na aula de hoje, você aprendeu como importar e exportar bancos de dados no MySQL. Essas são etapas fundamentais para a manutenção e transferência de dados entre diferentes sistemas e ambientes de trabalho.
Com esse passo a passo, você conseguirá realizar esses processos de forma eficiente e sem complicações, solucionando inclusive possíveis erros que podem ocorrer.
Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!
Posts mais recentes da Hashtag Treinamentos
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.