Blog

Postado em em 16 de agosto de 2023

O que são Métodos em JavaScript?

Você sabe o que são métodos em JavaScript? Hoje vamos entender o conceito por trás dos métodos e como utilizá-los.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

O que são Métodos em JavaScript?

Na aula de hoje, você irá aprender como funcionam os métodos em JavaScript, sua importância e como utilizá-los.

Resumidamente, os métodos são blocos de código em JavaScript que executam ações e funções específicas de um objeto. Para essa aula, é importante revisar os conceitos aprendidos sobre objetos e funções.

Também é importante que você utilize um editor de códigos para praticar. Você pode optar pelo editor com o qual está mais familiarizado ou pode aprender como instalar e configurar o mesmo editor que eu estarei utilizando ao longo desta aula, o Visual Studio Code.

Métodos em JavaScript

Vamos entender como funcionam os métodos em JavaScript. Para isso, vamos criar um arquivo JavaScript em branco e definir o objeto que iremos utilizar, passando para ele algumas informações.

const zeus = {
    nome: 'Zeus',
    raca: 'Vira-Lata',
    idade: 7,
}

Quando criamos um objeto, como o nosso “cachorro” neste caso, definimos não apenas suas características, mas também suas capacidades e as ações que ele pode executar.

const zeus = {
    nome: 'Zeus',
    raca: 'Vira-Lata',
    idade: 7,
    latir: function (){
        console.log('Au au au au!');
    },
}

Podemos criar uma função anônima dentro do nosso objeto porque ela está associada a um campo específico dentro dele. No nosso exemplo, a função está associada ao campo latir do objeto zeus.

Isso significa que se executarmos o código:

const zeus = {
    nome: 'Zeus',
    raca: 'Vira-Lata',
    idade: 7,
    latir: function (){
        console.log('Au au au au!');
    },
}

zeus.latir();

Teremos a seguinte mensagem exibida no nosso console:

Métodos em JavaScript

Nesse caso, nossa função foi executada a partir do objeto zeus. Quando uma função está contida dentro de um objeto, associada a um campo dele, chamamos de método. Ou seja, latir() será um método do objeto zeus.

Portanto, a sintaxe seria: declaramos primeiro o objeto, seguido de ponto (.) e então o nome do método.

nomeObjeto.nomeMetodo();

Compreender o conceito de método em JavaScript é essencial, pois os objetos são usados para representar e modelar coisas do mundo real. E são os métodos que definem as capacidades e ações que esses objetos podem ter.

Dessa forma, podemos associar não apenas informações estáticas, mas também ações dentro do nosso código.

Já havíamos visto um exemplo desse conceito ao utilizar a instrução console.log(). Em que .log() nada mais é do que um método em JavaScript do objeto console.

E esse não é o único método presente nele. Vale a pena pesquisar e estudar mais sobre o objeto console para compreender melhor como os métodos funcionam, pois cada método possui características, funcionalidades e capacidades diferentes.

Assim como o objeto console, os objetos que criarmos também poderão possuir vários métodos com funções e capacidades distintas.

Conclusão – Métodos em JavaScript

Nessa aula, expliquei o que são os métodos em JavaScript, para que eles servem e como podemos utilizá-los na prática.

Os métodos são uma estrutura fundamental em JavaScript, pois representam as ações dos nossos objetos e executam as funções correspondentes.

Portanto, é crucial compreender bem os conceitos de objetos e funções em JavaScript para ter um melhor entendimento dos métodos. Esses conhecimentos formam a base do JavaScript, então pratique, estude e familiarize-se com eles.

Hashtag Treinamentos

Para acessar publicações de JavaScript, clique aqui!


Quer aprender mais sobre JavaScript com um minicurso básico gratuito?