Blog

Postado em em 2 de maio de 2024

Como Funciona uma Linguagem de Programação?

Entenda como funciona uma linguagem de programação, o que ela faz, como trabalha dentro do seu computador e quais são as diferenças entre elas!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Como Funciona uma Linguagem de Programação?

Na aula de hoje, vou te mostrar como funciona uma linguagem de programação! Você sabe o que faz uma linguagem de programa? Como ela opera dentro do seu computador?

Nessa aula, vou te explicar o funcionamento de uma linguagem de programação e te mostrar a diferença entre elas.

Para isso, vou te explicar sobre a linguagem de máquina, onde o computador consegue interpretar o que precisa ser feito, e você verá que só existem dois tipos de linguagem: a linguagem de baixo nível e a linguagem de alto nível.

Ficou interessado em entender mais sobre como funciona uma linguagem de programação? Então vem comigo que eu vou te mostrar.

Comandos para o Computador

Ao utilizar um computador, você está dando comandos para que ele execute ações. Cada clique ou movimento do mouse, cada tecla que você aperta no seu teclado, cada janela aberta, tudo isso só é possível porque existe uma linguagem de programação.

Ou seja, por trás de cada interação com o computador, há uma linguagem de programação em execução, traduzindo seus comandos em ações compreensíveis pela máquina.

Acontece que, dependendo do que você precisa fazer, pode não existir um programa pronto para isso. Por exemplo, se você deseja automatizar uma tarefa repetitiva, como enviar um relatório para o seu chefe todos os dias às 9h da manhã.

E é aí que entra a linguagem de programação. Ela é a ferramenta capaz de te permitir criar novas funcionalidades para computadores, sites ou aplicativos, concedendo controle sobre novas ações realizadas pelo computador.

Como Funciona uma Linguagem de Programação?

Os computadores entendem apenas zeros e uns (0 e 1), o que é chamado de linguagem binária. Eles não são capazes de entender nossa linguagem, mas sim interpretar esses zeros e uns que estão recebendo.

Por entenderem apenas essas sequências de zeros e uns, é essencial traduzir os comandos humanos em sequências binárias compreensíveis pelo computador. Assim, ele consegue executar as ações desejadas.

Essa linguagem compreendida pelo computador é o que chamamos de linguagem de máquina.

Linguagem de Máquina

A linguagem de máquina é a linguagem que o computador entende. Ele processa e interpreta essa sequência de 0s e 1s para executar as instruções que foram passadas.

Porém, para o ser humano, essa linguagem não é nada intuitiva e clara. Para isso, precisamos de algo que seja mais próximo da linguagem natural, a linguagem com a qual nos comunicamos. E é aí que surge a linguagem de programação como conhecemos.

Linguagem de Programação

A linguagem de programação nada mais é do que um conjunto de palavras e símbolos que passamos para um tradutor que irá transformar essa linguagem normal em uma linguagem de máquina.

Essa é uma forma como humanos e computadores podem se comunicar, escrevendo instruções que o computador entenda e execute.

As linguagens de programação possuem regras sintáticas e semânticas específicas que definem como essas instruções devem ser escritas e interpretadas pelo computador.

Então, aprender a programar nada mais é do que aprender essas regras, os comandos e os símbolos que existem nessa linguagem, para que o computador execute a ação que você quer.

Existem diferentes linguagens de programação, cada uma com suas características e finalidades específicas.

Diferença entre Linguagens de Programação

Existem diversas linguagens de programação, mas todas elas têm um objetivo em comum: permitir que você passe comandos para que o computador execute.

Linguagem de Programação

No entanto, essas linguagens não são iguais. Cada uma tem suas características, especificidades e finalidades, com vantagens e desvantagens dependendo do que você deseja fazer com elas. É por isso que utilizamos linguagens diferentes para objetivos diferentes.

Uma das grandes diferenças entre as linguagens de programação é referente ao nível delas: baixo nível e alto nível.

De forma simplificada, as linguagens de baixo nível são mais próximas da linguagem de máquina. Elas são menos abstratas e mais próximas da representação física dos dados e das operações.

Essas linguagens possuem uma correspondência direta com as instruções do hardware do computador, exigindo um conhecimento maior sobre a arquitetura da máquina para que você possa fazer o gerenciamento correto dos recursos e processos do computador.

Um exemplo de linguagem de programação de baixo nível é o Assembly.

Já as linguagens de alto nível são mais abstratas e distantes da linguagem de máquina. Com uma linguagem de alto nível, os programadores conseguem construir os comandos e expressar os algoritmos de forma mais próxima à nossa linguagem humana.

Além disso, as linguagens de alto nível automatizam o gerenciamento interno do computador, simplificando a interação para o usuário. Com isso, as linguagens de alto nível são mais fáceis de entender e de escrever, facilitando o desenvolvimento com elas.

Como exemplos de linguagens de alto nível, temos o Python, C++, JavaScript, entre outras.

Python – Linguagem de Alto Nível

O Python é um bom exemplo de linguagem de alto nível. Foi projetada para ser fácil de ler e escrever, com uma sintaxe clara e próxima da linguagem natural.

Com Python, você basicamente escreve os comandos que deseja que ele execute, sem precisar se preocupar com detalhes técnicos referentes à arquitetura do computador, alocação de memória, tipagem de dados e assim por diante.

Conclusão – Como Funciona uma Linguagem de Programação?

Na aula de hoje, mostramos um pouco sobre como funciona uma linguagem de programação. Você aprendeu sobre o que é linguagem de máquina, qual a diferença entre linguagem de baixo nível e de alto nível, e como elas operam dentro do seu computador.

Vimos que existem diferentes tipos de linguagem de programação, cada uma com suas características e finalidades específicas, mas todas com o objetivo de controlar e passar comandos para o computador.

A escolha da linguagem de programação ideal vai depender dos seus objetivos e interesses. E para te ajudar nessa parte, eu preparei essa outra aula aqui!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Excel e virar uma referência na sua empresa?
Inscreva-se agora no Excel Impressionador!