Blog

Postado em em 7 de maio de 2024

Como Criar Gráficos Impactantes no Excel

Aprenda a criar gráficos impactantes no Excel nesta aula completa, com um passo a passo para criar gráficos diferenciados e profissionais!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) que utilizamos na aula, preencha:

Como Criar Gráficos Impactantes no Excel

Na aula de hoje, vou te mostrar como criar gráficos impactantes no Excel! Vou ensinar o passo a passo para que você consiga criar gráficos diferenciados e profissionais.

A ideia é te mostrar como criar um gráfico do zero, com dicas de design e posicionamento dos elementos que tornarão o visual do seu dashboard único!

Vou te passar dicas importantes para melhorar a apresentação do seu gráfico no Excel, para que, além de apresentar as informações de forma clara, ele também se destaque e chame a atenção com um visual bonito e agradável.

E aí, gostou dessa ideia? Então vem comigo que eu vou te mostrar como criar gráficos impactantes no Excel!!

Importância do Design em Gráficos

Na aula de hoje eu vou te mostrar como construir um gráfico impactante como este abaixo dentro do Excel.

Gráfico Final

Ter um gráfico que apresente as informações de forma clara e ainda tenha um visual bonito e agradável é um ponto muito importante quando trabalhamos com Excel.

A qualidade de uma boa apresentação vai além de fórmulas e cálculos, abrangendo também o cuidado com o design para tornar as apresentações mais atrativas.

Inserindo Gráfico em Branco

Dentro do material disponível para download, além do gráfico final, temos a planilha Análise que utilizaremos para criar o gráfico.

Você pode fazer esse processo com uma planilha sua, mas caso queira praticar primeiro com uma tabela de exemplo, pode utilizar essa disponível no nosso material.

Tabela para o gráfico

O primeiro passo é inserir um gráfico em branco nessa aba. Para isso, selecione uma célula em branco e na guia Inserir, selecione o tipo de gráfico desejado. Eu vou selecionar um gráfico de colunas.

Inserindo Gráfico em Branco

Popular o Gráfico – Selecionar Série de Dados

Com nosso gráfico criado, vamos clicar sobre ele com o botão direito do mouse e escolher a opção Selecionar Dados.

Popular o Gráfico – Selecionar Série de Dados

Em seguida, vamos adicionar nossa primeira série de dados, basta clicar em Adicionar.

Popular o Gráfico – Selecionar Série de Dados

Em Nome da série, vamos selecionar a célula com o ano de 2021, e em Valores, vamos passar os valores atribuídos a esse ano na tabela.

Popular o Gráfico – Selecionar Série de Dados

Nossa segunda série de dados receberá como nome a célula com o nome Meta, e os valores serão os correspondentes a ela.

Popular o Gráfico – Selecionar Série de Dados

Para finalizar, vamos definir os rótulos do eixo horizontal, passando os nomes dos meses.

Popular o Gráfico – Selecionar Série de Dados

Com isso, nosso gráfico de colunas ficará assim:

Gráfico inicial

Perceba que é um gráfico bastante padrão, apresentando os valores arrecadados a cada mês, as metas e os meses ao longo do ano. Mas vamos começar nossas edições para torná-lo impressionador!

Alterar Tipo de Gráfico

O primeiro passo será alterar o tipo de gráfico em que a Meta está sendo exibida. Vamos clicar com o botão direito em cima do gráfico e selecionar a opção Alterar Tipo de Gráfico.

Alterar Tipo de Gráfico

Na janela que será aberta, vamos selecionar a opção Combinação e definir o gráfico de Meta como sendo um gráfico de linha.

Alterar Tipo de Gráfico

Formatar Série de Dados

Agora vamos ajustar a linha da Meta para que ela fique suavizada. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a linha do gráfico e selecione a opção Formatar Série de Dados.

Formatar Série de Dados

Dentro dessa aba, selecione o ícone do Baldinho de Tinta e marque a opção Linha suavizada.

Formatar Série de Dados - Suavizar linha
Formatar Série de Dados - Suavizar linha

Essa é a base do nosso gráfico. A partir de agora, vamos entrar mais a fundo na parte visual dele, ajustando o design, as cores, o posicionamento dos elementos e muito mais.

Contraste com o Plano de Fundo – Escolha das Cores

Ao construirmos um gráfico, é essencial pensarmos no plano de fundo no qual ele será apresentado.

Se pegarmos o exemplo apresentado no início desta aula, você verá que o gráfico foi construído em cima de um retângulo roxo. O mesmo gráfico feito em um fundo branco não teria o mesmo impacto e apelo visual.

Contraste com o Plano de Fundo – Escolha das Cores

Perceba como a linha fica quase imperceptível, e o gráfico não se destaca tanto.

O mesmo aconteceria se utilizássemos cores claras de plano de fundo, como um amarelo claro, azul claro e assim por diante.

O contraste adequado entre as cores do gráfico e do plano de fundo ajudam não só a destacar o gráfico, como também a melhorar a visualização dele.

Por isso, é muito importante escolher um plano de fundo que complemente os elementos visuais do gráfico, criando um contraste entre os elementos.

Vamos inserir um plano de fundo para o nosso gráfico. Basta clicar em Formas na guia Inserir, selecionar o retângulo e definir o tamanho da área que você deseja.

Adicionar retângulo

Em seguida, clique com o botão direito sobre o retângulo que você acabou de criar e selecione a opção Enviar para Trás e em seguida Recuar.

Recuar forma

Faça isso até que o retângulo fique por trás do seu gráfico. Feito isso, com o retângulo selecionado, defina a cor de Preenchimento da Forma, na guia Forma de Formato.

Preenchimento da Forma

Lembre-se de escolher uma cor mais escura para contrastar corretamente com o gráfico que estamos criando.

Preenchimento da Forma

Além do plano de fundo principal, você pode criar um segundo retângulo menor para servir como o plano de fundo do gráfico quando removermos esse fundo branco dele.

Uma opção interessante é pegar a mesma cor do plano de fundo principal, porém um pouco mais clara.

plano de fundo do gráfico

Lembre-se de recuar esse plano de fundo para que ele fique por trás do seu gráfico e não em cima.

Agora podemos selecionar o gráfico, ir em Formatar e alterar o Preenchimento da Forma dele para Sem Preenchimento.

Remover preenchimento do gráfico
Remover preenchimento do gráfico

Agora vamos ajustar as cores da linha de grade. Clique com o botão direito do mouse sobre ela, selecione Formatar Linha de Grade e altere a linha para Linha Sólida, definindo a cor como um cinza um pouco mais escuro.

Formatar Linha de Grade

Em seguida, vamos remover o contorno do gráfico. Basta selecioná-lo, ir em Formatar e, em seguida, alterar Contorno da Forma para Sem Contorno.

Contorno da Forma para Sem Contorno

Agora vamos alterar as cores das nossas colunas, deixando-as com um gradiente de cores. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre as colunas e selecione Formatar Série de Dados.

gradiente de cores das colunas

Na guia que será aberta, clique sobre o Balde de Tinta, marque a opção Preenchimento de gradiente e defina as cores desejadas.

gradiente de cores das colunas

Nessa opção, também podemos remover as bordas das nossas colunas.

remover as bordas das colunas

Agora vamos selecionar a Linha do gráfico e mudar a cor dela para branca e diminuir um pouco a largura dela.

mudar a cor da linha do gráfico

E nosso gráfico ficará assim:

Resultado do gráfico

Perceba que já está bem semelhante ao nosso gabarito, porém as colunas ainda estão muito finas. Então, vamos aproveitar para deixá-las mais largas também. Selecionando as colunas, vamos definir a Largura do Espaçamento para 100%.

Largura do Espaçamento das colunas
Largura do Espaçamento das colunas

Perceba que boa parte desse processo de design foi feita escolhendo quais elementos queríamos destacar e quais precisávamos suavizar e remover.

Design não significa apenas adicionar elementos e cores para destacar as informações, mas sim saber quais elementos destacar, quais suavizar e até mesmo remover para criar um gráfico visualmente bonito, agradável e harmonioso.

Inserindo Elementos Fora do Gráfico

Agora vamos adicionar alguns títulos e rótulos externos ao gráfico. Para isso, vou diminuir um pouco a área ocupada pelo gráfico e copiar os elementos do gabarito.

Inserindo Elementos Fora do Gráfico

Você pode adicionar manualmente esses elementos através da guia de Inserir, inserindo formas, ícones e textos conforme a necessidade do seu gráfico, e posicionando-os externamente, de forma a complementar o gráfico.

Ajustes Finais

Para finalizar, vamos fazer uns ajustes finais, removendo a borda inferior do eixo do nosso gráfico.

removendo a borda inferior do eixo

E também adicionaremos marcadores brancos ao longo da linha do gráfico, indo em Formatar Série de Dados, selecionando a linha e indo na opção Marcador.

adicionar marcadores brancos

E pronto, nosso gráfico estará criado.

Gráfico final

Conclusão – Como Criar Gráficos Impactantes no Excel

Na aula de hoje, trouxe algumas dicas de design e construção de gráficos para que você consiga criar gráficos impactantes no Excel.

Te mostrei o passo a passo da construção, escolha de cores, importância de simplificar o gráfico, criar contrastes e muito mais.

Depois dessas dicas, você estará pronto para construir gráficos impressionadores e profissionais que irão te destacar com dashboards claros, intuitivos e muito mais bonitos.

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Excel e virar uma referência na sua empresa?
Inscreva-se agora no Excel Impressionador!