Blog

Postado em em 18 de junho de 2019

Função SE – Como fazer comparações no Excel

Nessa publicação vamos mostrar como utilizar a função SE do Excel, com exemplos bem práticos e fáceis de entender para desmistificar a fórmula SE!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Se quiser acompanhar outros vídeos em nosso canal, clique aqui!

O que é a Função SE?

A função SE é uma função importante dentro do Excel, pois permite ao usuário retornar dois valores baseado em uma condição. Podemos utilizar essa fórmula para verificar se um valor é maior que 10, por exemplo. Caso seja maior o resultado padrão é VERDADEIRO, caso contrário o resultado é FALSO, no entanto podemos mudar os resultados para o caso da nossa condição ser verdadeira ou falsa.

É possível atribuir valores, textos ou até mesmo fórmulas para cada um dos resultados. Para exemplificar melhor vamos utilizar o exemplo de médias escolares de alguns alunos. Vamos querer o resultado APROVADO caso a média do aluno seja maior que 7 e REPROVADO no caso contrário.

Tabela com alunos e médias
Tabela com alunos e médias

Quando utilizar essa fórmula?

Vamos utilizar a função SE sempre que quisermos fazer uma comparação ou analisar uma condição em que teremos dois resultados possíveis: VERDADEIRO e FALSO. Essas condições ou comparações podem ocorrer de diversas formas, se um número é maior que outro, se o resultado de uma fórmula é positivo ou negativo, se o texto de uma célula é igual a outro texto, entre outras.

Como o próprio nome já diz é uma condição, então se a condição for verdadeira podemos atribuir valores, textos ou fórmulas e o mesmo ocorre se a condição for falsa. Neste caso vamos verificar se a média dos alunos é maior do que 7, caso essa condição seja verdadeira vamos atribuir o texto “APROVADO” caso contrário vamos atribuir o texto “REPROVADO”.

Como utilizar a Função SE?

A função SE é bem simples de ser utilizada. Primeiramente, vamos começar escrevendo e o Excel vai nos informar quais são os argumentos que precisamos colocar para que a função funcione corretamente.

Função SE
Função SE

É possível observar que temos 3 argumentos:

Teste_lógico – É a condição a ser testada, no nosso caso será se o valor da média que se encontra na célula C3 é maior do que a média que neste caso é 7. Vamos colocar o seguinte teste C3>7.

Valor_se_verdadeiro – É o valor/texto/fórmula caso nosso teste lógico seja verdadeiro, no nosso caso vamos querer que o Excel coloque na célula o texto “APROVADO”.

Valor_se_falso – É o valor/texto/fórmula caso nosso teste lógico seja falso, no nosso caso vamos querer que o Excel coloque na célula o texto “REPROVADO”.

Obs: É importante ressaltar que os 2 últimos argumentos estão entre chaves [], isso quer dizer que esses argumentos não são obrigatórios, ou seja, o usuário não é obrigado a colocar para que a função funcione, no entanto como já foi mencionado a resposta padrão será sempre VERDADEIRO e FALSO caso não seja informado nada nesses argumentos

Obs2: Quando queremos escrever um texto dentro de uma função é necessário que esse texto seja escrito entre aspas duplas para que o Excel reconheça o que está escrito como texto.

Agora basta escrevermos a fórmula completa dentro da célula D3.

Função SE
Função SE

Ao pressionar ENTER temos o seguinte resultado.

Resultado Função SE
Resultado Função SE

Exatamente o que estávamos esperando, o valor da média é menor do que 7, portanto o aluno está reprovado.

Vamos agora repetir o procedimento para as outras células. A melhor maneira é selecionar a célula D3, clicar no quadrado verde no canto inferior direito e arrastar até a célula D8.

Tabela completa
Tabela completa

Temos então a análise de todos os alunos com as devidas situações de cada um deles, no entanto é possível observar que na célula D8 temos o resultado como REPROVADO. Isso acontece porque no nosso teste lógico estamos testando apenas se o valor da célula é maior do que 7, neste caso 7 não é maior do que 7 e por isso o Excel coloca o aluno como reprovado.

Para resolver esse problema basta colocarmos o igual após o símbolo de > para que possamos incluir o 7 também na faixa de análise.

Alterando a função SE
Alterando a função SE

Repetindo o procedimento de arrastar para as outras células teremos o seguinte resultado:

Tabela completa
Tabela completa

Agora a célula D8 teve seu valor alterado para APROVADO.

Portanto, essa função pode ser utilizada de várias formas diferentes com o objetivo de analisar um teste lógico e atribuir valores caso o teste seja verdadeiro ou falso.

Para continuar aprendendo sobre a fórmula SE, acesse:
https://www.hashtagtreinamentos.com/funcao-se-excel-como-fazer/



Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?