Blog

Postado em em 4 de junho de 2022

Como usar a Fórmula PROCV no Excel? [Guia com Videoaula]

Nessa publicação vamos mostrar como utilizar a fórmula PROCV com exemplos bem práticos e fáceis de entender! Você vai ver que é uma fórmula super simples!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula preencha seu e-mail abaixo:

O que é PROCV?

A função PROCV é uma fórmula do Excel que permite ao usuário fazer uma procura na vertical de alguma informação, seja ela um número ou texto.

Desta forma, é possível, a partir de um valor, encontrar uma informação em uma tabela que esteja relacionado com esse valor procurado.

Essa procura é muito útil quando temos uma tabela muito grande e precisamos procurar informações nela. Fazer isso de forma manual é muito trabalhoso e toma muito tempo.

A função PROCV deve ser escrita da seguinte forma:

=PROCV(valor procurado; células onde podem estar as informações; matriz tabela)

Observação: a função PROCV Excel sempre realiza procuras em “L”, ou seja, de cima para baixo e da esquerda para a direita. 

Sintaxe do PROCV

Para conseguir sucesso no uso desse método, é necessário estar atento a sua sintaxe.

Os argumentos são: valor procurado, matriz_tabela, número do índice da coluna e o tipo de procura. Agora, vamos entender melhor esses argumentos, explicando cada um.

  • Valor_procurado – Esse argumento é o valor que será procurado na tabela, no nosso exemplo o valor que vamos procurar dentro da tabela se encontra na célula F2.
  • Matriz_tabela – Aqui vamos colocar toda a tabela que contém as informações que vamos procurar, neste caso nossa tabela vai da célula A1 até D18.
  • Núm_índice_coluna – É o número da coluna que queremos retornar o dado, ou seja, como queremos obter a informação de venda relacionada ao código procurado vamos colocar o número 4 que é exatamente a coluna que possui essa informação.
  • Procurar_intervalo – Faz referência ao tipo de procura que será feita, pode ser uma busca com correspondência exata (FALSO ou 0) ou pode ser com uma correspondência aproximada (VERDADEIRO ou 1). Neste caso, como estamos procurando por algo específico vamos colocar a correspondência exata.

Como usar a função PROCV no Excel

Como vimos, a função que estamos estudando é ideal para fazer buscas e filtragem de dados.

Você fornece uma certa categoria que deseja buscar para resgatar exatamente o que deseja ou algo aproximado.

1- Organizar os dados

Antes de usar essa função, sempre lembre de organizar muito bem os dados. O método apenas lê da esquerda para a direita, sempre nessa ordem, então é necessário contar com dados devidamente formatados e organizados.

2- Informar à função o que e onde procurar

O primeiro atributo a definir é o valor procurado, ou seja, o que queremos resgatar da tabela. Corresponde ao dado que geralmente já temos e gostaríamos de localizar na nossa tabela para manipular ou recuperar alguma informação-chave.

É comum preencher a parte do valor procurado com alguma célula, ou seja, você só precisa indicar ela e seu valor. 

A segunda parte da função delimita o intervalo onde o método vai procurar aquela informação do primeiro atributo. Na maioria dos casos, o objetivo é procurar na tabela inteira, então esse intervalo abrange todas as células.

Quando o caso envolver a busca em um intervalo específico, é só definir o range corretamente e você vai ter uma busca eficiente e bem-feita. 

3- Informar de qual coluna gerar os dados

A próxima informação a definir no método é o número do índice da coluna. Contando da esquerda à direita, é o número que corresponde à coluna do dado que você deseja buscar. 

Ou seja, o usuário geralmente vai usar a PROCV com um dado que já tem, que pode ser um identificador. No entanto, o objetivo é recuperar um dado associado na tabela, como já comentamos.

Nesse caso, é nessa parte da função que você define com um número inteiro qual coluna deseja recuperar. 

Por isso, falamos da necessidade de organização dos dados, principalmente para atender ao critério deste argumento em específico. Ele precisa que as colunas estejam delimitadas, na ordem certa, para que seja possível buscar o dado correto.

Você pode variar esse número caso queira outros dados associados com aquele código que está procurando. Esse atributo funciona como um filtro, um parâmetro para filtrar as informações necessárias e relevantes. 

4- Correspondência exata ou aproximada

Essa parte é um pouco mais complexa. Trata-se de um campo para definir se você busca uma correspondência exata ou aproximada ao que está procurando.

Se você define como Falso ou 0, isso diz ao método que você procura algo exatamente como aquela informação que você definiu. Se, por sua vez, o valor é Verdadeiro ou 1, a função vai buscar uma ocorrência similar, aproximada. 

Usar o 1 é uma forma de prevenir erros na execução da função — principalmente quando seu código identificador for um conjunto de números ou uma combinação complexa de números e letras. Caso você tenha digitado algo errado, a função ainda retorna o que você deseja. 

Se for um número, pode ser interessante buscar aproximações caso você não digite o número completo (sem as casas decimais, por exemplo).

Exemplo prático de uso da função PROCV

Vamos utilizar o PROCV quando queremos encontrar uma informação relacionada ao dado que temos inicialmente.

Neste caso, vamos procurar, em uma tabela pequena para facilitar a demonstração, o código de uma venda, para que a partir dele possamos obter o valor de venda daquele código em específico.

Tabela com o resultado final:

Tabela com o resultado final

Para usarmos a função PROCV vamos começar escrevendo-a na célula G2 e verificar quais são os argumentos necessários para que essa função funcione.

Escrita e argumentos da fórmula PROCV:

Escrita e argumentos da fórmula PROCV

Essa função possui 4 argumentos, como já vimos. Sabendo dessas informações teremos a seguinte função.

Fórmula completa com todos os argumentos:

Fórmula completa com todos os argumentos

Como todos os argumentos preenchidos basta pressionar a tecla ENTER para obter o resultado.

Resultado final baseado no código a esquerda:

Resultado final baseado no código a esquerda

Então, toda vez que o código na célula F2 for alterado a fórmula vai ser atualizada e vai pegar automaticamente o valor de venda do código em questão.

Alterando o código para verificar a funcionalidade da fórmula:

Alterando o código para verificar a funcionalidade da fórmula

Portanto, temos uma fórmula que se atualiza automaticamente para buscar um dado específico em uma tabela.

Isso evita com que o usuário tenha que fazer uma busca manual que demanda tempo, especialmente se a tabela for muito grande.

Essa é uma fórmula muito utilizada no Excel pela sua funcionalidade e é uma função intermediária do Excel.

Neste caso, é possível acrescentar as outras 3 informações utilizando a mesma função, o único argumento que seria alterado para cada uma dessas informações seria o núm_índice, que é a coluna na qual aquele dado será obtido.

Problemas comuns do PROCV

A PROCV Excel também pode apresentar alguns problemas, mas, se você tiver os conhecimentos necessários, é possível resolver facilmente esses dilemas. 

Veja quais são os problemas mais recorrentes: 

  • falta da menção do intervalo (a quarta informação da fórmula);
  • erro “informação não disponível”, que pode ser resolvido quando você usa a função substituir;
  • erros de formatação das células;
  • formatação personalizada (o ideal é sempre usar somente números e letras, sem pontos e outros tipos de caracteres). 

Aqui no blog da Hashtag Treinamentos, é possível encontrar mais detalhes sobre os problemas recorrentes de PROCV.

Dicas para usar a fórmula PROCV

A primeira dica, para você poder usar bem a função PROCV, é usar a fórmula com todas as suas informações completas — vale rever o exemplo que colocamos na videoaula.

Além disso, procure sempre ter tabelas bem organizadas, com as informações separadas por colunas, por exemplo: código de produto, nome, preço, cor, tamanho. 

Mais uma dica bem importante é conhecer os principais problemas da função PROCV. É comum que as fórmulas do Excel, vez ou outra, apresentem alguns defeitos. 

Mas, como dissemos, com alguns conhecimentos, dá para driblar esses dilemas. 

Falando em conhecimentos, a última dica é para você buscar ainda mais informações e práticas sobre o Excel. 

Isso é possível com o curso de Excel 100% on-line da Hashtag Treinamentos. Você tem acesso a videoaulas e a exercícios, que podem ser assistidos e feitos em qualquer hora e lugar. 

Nunca é demais lembrar que, quando se é expert em Excel, dá para garantir vagas de emprego excelentes, surpreender os colegas de trabalho e crescer muito profissionalmente.

Vale a pena aproveitar!

Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!