Blog

Postado em em 15 de julho de 2019

PROCV: Aprenda de Uma Vez de Todas a Fazer no Excel! [Guia]

Nessa publicação vamos mostrar como utilizar a fórmula PROCV com exemplos bem práticos e fáceis de entender! Você vai ver que é uma fórmula super simples!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula preencha seu e-mail abaixo:

 

O que é PROCV?

PROCV é uma função do Excel que permite ao usuário fazer uma procura na vertical de alguma informação, seja ela número ou texto. Desta forma, é possível, a partir de um valor, encontrar uma informação em uma tabela que esteja relacionado com esse valor procurado.

Essa procura é muito útil quando temos uma tabela muito grande e precisamos procurar informações nela. Fazer isso de forma manual é muito trabalhoso e toma muito tempo.

Quando utilizar essa função?

Vamos utilizar o PROCV quando queremos encontrar uma informação relacionada ao dado que temos inicialmente. Neste caso, vamos procurar, em uma tabela pequena para facilitar a demonstração, o código de uma venda, para que a partir dele possamos obter o valor de venda daquele código em específico.

Tabela com o resultado final

Tabela com o resultado final

Como usar o PROCV?

Para usarmos a função PROCV vamos começar escrevendo-a na célula G2 e verificar quais são os argumentos necessários para que essa função funcione.

Escrita e argumentos da fórmula PROCV

Escrita e argumentos da fórmula PROCV

Essa função possui 4 argumentos, que são: valor procurado, matriz tabela, número do índice da coluna e o tipo de procura.

Valor_procurado – Esse argumento é o valor que será procurado na tabela, no nosso exemplo o valor que vamos procurar dentro da tabela se encontra na célula F2.

Matriz_tabela – Aqui vamos colocar toda a tabela que contém as informações que vamos procurar, neste caso nossa tabela vai da célula A1 até D18.

Núm_índice_coluna – É o número da coluna que queremos retornar o dado, ou seja, como queremos obter a informação de venda relacionada ao código procurado vamos colocar o número 4 que é exatamente a coluna que possui essa informação.

Procurar_intervalo – Faz referência ao tipo de procura que será feita, pode ser uma busca com correspondência exata (FALSO ou 0) ou pode ser com uma correspondência aproximada (VERDADEIRO ou 1). Neste caso, como estamos procurando por algo específico vamos colocar a correspondência exata.

Sabendo dessas informações teremos a seguinte função.

Fórmula completa com todos os argumentos

Fórmula completa com todos os argumentos

Como todos os argumentos preenchidos basta pressionar a tecla ENTER para obter o resultado.

Resultado final baseado no código a esquerda

Resultado final baseado no código a esquerda

Então, toda vez que o código na célula F2 for alterado a fórmula vai ser atualizada e vai pegar automaticamente o valor de venda do código em questão.

Alterando o código para verificar a funcionalidade da fórmula

Alterando o código para verificar a funcionalidade da fórmula

Portanto, temos uma fórmula que se atualiza automaticamente para buscar um dado específico em uma tabela. Isso evita com que o usuário tenha que fazer uma busca manual que demanda tempo, especialmente se a tabela for muito grande. Essa é uma fórmula muito utilizada no Excel pela sua funcionalidade e é uma função intermediária do Excel.

Neste caso, é possível acrescentar as outras 3 informações utilizando a mesma função, o único argumento que seria alterado para cada uma dessas informações seria o núm_índice, que é a coluna na qual aquele dado será obtido.

Clique para acessar outras publicações sobre Excel Intermediário!

Você já viu o que os nossos alunos dizem sobre os nossos cursos de Excel, VBA e Power BI? Clique aqui para ir até lá!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?

 


Informações necessárias para a função PROCV

Nos tópicos anteriores e na videoaula, nós falamos bastante sobre a função PROCV. 

A partir daqui, vamos fazer um resumo das principais informações. Assim, você consegue fazer suas tarefas do dia a dia de modo fácil e rápido. Tudo com a ajuda do Excel. Confira! 

O que é PROCV? A função PROCV é uma fórmula usada para você encontrar informações na posição vertical das tabelas do Excel. 

Qual a síntese da fórmula em pauta? A função PROCV deve ser escrita da seguinte forma: =PROCV(valor procurado; células onde podem estar as informações; matriz tabela). 

Observação: a função PROCV Excel sempre realiza procuras em “L”, ou seja, de cima para baixo e da esquerda para a direita. 

Exemplos de PROCV

A PROCV pode ser extremamente útil para os mais variados tipos de atividades. 

Na videoaula, colocamos o exemplo da pesquisa de código. Então, você teria uma tabela com as informações: códigos (A), data (B), funcionários (C) e vendas (D). 

Muito além desse exemplo, é possível usar a função PROCV em muitos outros casos, seja para procurar apenas nomes, preços de produtos, salários, entre outros aspectos. 

Problemas comuns do PROCV

A PROCV Excel também pode apresentar alguns problemas, mas, se você tiver os conhecimentos necessários, é possível resolver facilmente esses dilemas. 

Veja quais são os problemas mais recorrentes: 

  1. falta da menção do intervalo (a quarta informação da fórmula);
  2. erro “informação não disponível”, que pode ser resolvido quando você usa a função substituir;
  3. erros de formatação das células;
  4. formatação personalizada (o ideal é sempre usar somente números e letras, sem pontos e outros tipos de caracteres). 

Aqui no blog da Hashtag Treinamentos, é possível encontrar mais detalhes sobre os problemas recorrentes de PROCV

Práticas recomendadas e dicas ao usar o PROCV

A primeira dica, para você poder usar bem a função PROCV, é usar a fórmula com todas as suas informações completas — vale rever o exemplo que colocamos na videoaula. 

Além disso, procure sempre ter tabelas bem organizadas, com as informações separadas por colunas, por exemplo: código de produto, nome, preço, cor, tamanho. 

Mais uma dica bem importante é conhecer os principais problemas da função PROCV. É comum que as fórmulas do Excel, vez ou outra, apresentem alguns defeitos. 

Mas, como dissemos, com alguns conhecimentos, dá para driblar esses dilemas. 

Falando em conhecimentos, a última dica é para você, justamente, buscar ainda mais informações e práticas sobre o Excel. 

Isso é possível com o curso de Excel 100% on-line da Hashtag Treinamentos. Você tem acesso a videoaulas e a exercícios, que podem ser assistidos e feitos em qualquer hora e lugar. 

Nunca é demais lembrar que, quando se é expert em Excel, dá para garantir vagas de emprego excelentes, surpreender os colegas de trabalho e crescer muito profissionalmente.

Vale a pena aproveitar!

Impressione com sua planilhas! Conheça o curso on-line de Excel mais completo do mercado! 

Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!