Blog

Postado em em 27 de maio de 2022

Como usar função SOMASE no Excel com exemplos de fórmulas

A fórmula SOMASE do Excel é uma das funções mais conhecidas e utilizadas do programa e nessa publicação vou te explicar como utilizá-la com alguns exemplos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

O que é a fórmula SOMASE?

A função SOMASE é utilizada para somar dados utilizando um critério/restrição, ou seja, é possível somar uma quantidade numérica em uma coluna, com base em um critério de pesquisa que está em outra coluna.

Como, por exemplo, somar a quantidade comprada de um produto específico que se repete em uma lista de compras.

Quando usar a fórmula SOMASE?

Vamos supor que você tenha uma lista de compras com alguns produtos repetidos, pois fez mais de uma compra deles. E agora você deseja obter a soma das quantidades de alguns dos produtos que comprou.

É nessa hora que a fórmula SOMASE será utilizada! Será utilizada para somar essas quantidades de produtos tendo como critério o produto que quer descobrir a quantidade.

Tabela Inicial - Lista de Compras

Tendo essa lista como base pode-se observar que temos alguns produtos que foram comprados mais de uma vez com quantidades diferentes, então teremos que utilizar a função SOMASE para saber a quantidade de um produto específico.

Como usar a fórmula SOMASE?

Para utilizar a função SOMASE é bem simples. O primeiro passo é escrever a fórmula =SOMASE(, que o Excel já irá mostrar quais são os argumentos da função.

Fórmula SOMASE

É possível observar que precisaremos de 3 argumentos para essa função: intervalo, critérios e intervalo_soma.

  • Intervalo: É onde serão procurados os critérios que neste caso serão os produtos, ou seja, será nossa coluna de produtos!
  • Critérios: São os critérios a serem procurados, neste caso iremos procurar por limão, melão, melancia e pêssego. Um de cada vez, é claro!
  • Intervalo_soma: será a coluna cujos valores serão somados, como queremos saber a quantidade total de cada um dos itens iremos utilizar a coluna de quantidades.

Então, para o primeiro produto que é o Limão teremos a seguinte fórmula:

=SOMASE(Tabela1[Produto];I6;Tabela1[Quantidade])

Na qual os argumentos são: o primeiro é a coluna de produtos; o segundo é o critério procurado, no caso o produto “Limão” que está na célula “I6″; por último temos a coluna da quantidade que será somada.

Lista de Compras e Resultado da Função
Função SOMASE

Utilizando a função SOMASE foi possível somar as quantidades de produtos repetidos na lista sem precisar conta-los manualmente, a tabela de exemplo possui apenas 16 itens, neste caso acaba sendo possível fazer essa conta manualmente.

No entanto, se a tabela possuir diversos itens ficaria inviável realizar essa conta manualmente, tornando imprescindível a utilização da fórmula SOMASE.

Portanto, a função é útil para somar quantidades de valores que se repetem e precisam ser somados, neste caso tivemos algumas compras repetidas de produtos, mas com quantidades diferentes.

Exemplos de fórmulas com SOMASE

Como já vimos, a função SOMASE realiza uma adição de elementos que atendem a certos critérios, sendo definido um por vez. Assim, você obtém uma soma personalizada e já filtrada para facilitar a manipulação dos resultados no Excel. 

As condições variam bastante, a depender do que precisa o usuário programador. Veremos agora alguns exemplos de condições para fazer essa soma. 

1. Critério: células não vazias

Pode ser interessante somar de acordo com a ocorrência de células vazias. É uma forma de contar os valores para fazer uma filtragem, por exemplo. 

Contudo, um método também interessante é a contagem apenas a partir das células não vazias, que indicam um valor importante e relevante.

Em um processamento de planilha, pode ser útil resgatar apenas os elementos não vazios para a soma, de modo a excluir os vazios. 

Para isso, a sintaxe é a seguinte:

SOMASE(D5:D9,”<>”,C5:C9) 

Use-se o símbolo de “maior que e menor que” entre os parênteses. 

Para pegar o oposto disso, as células apenas vazias, é só usar parênteses vazios:

SOMASE(D5:D9,””,C5:C9) 

2. Critério: células diferentes de

O “<>” também pode ser usado como um elemento para buscar termos diferentes de alguma string. Isso é útil quando você precisa somar todas as ocorrências, mas excluir algumas de acordo com a célula associada.

No caso:

SOMASE(B5:B9,”<>vermelho”,C5:C9)

Nesse exemplo, somam-se todos os valores relacionados com células no intervalo B5 a B9 que não apresentam o valor “vermelho”. 

=SOMASE(B5:B9,”<>celular”,C5:C9)

Acima, o código pega tudo o que não é igual a celular no intervalo de critérios. 

Para especificar a célula em vez de definir o valor, a sintaxe é a seguinte:

=SOMASE(B5:B9,”<>”&E9,C5:C9)

Assim, a função pega só os que não são iguais ao que está na célula E9.

3. Critério: data é maior que

Há cenários em que é interessante somar de acordo com a data. Em planilhas de vendas, por exemplo, isso é importante para estabelecer um filtro de acordo com um certo período que o usuário quer pegar. 

Exemplo: se você quiser todas as vendas depois de um dia X no mês de janeiro desse ano, o que significa excluir da soma todas as que vieram antes.

SOMASE(B5:B9,”>=”&DATE(2022,4,1),C5:C9)

Nesse caso, serão somadas as células de B5 a B9 cujas datas passam de 1º de abril de 2022. São incluídas também as células que se encaixam exatamente na data especificada, por causa do símbolo de igual.

Caso a data esteja já definida em alguma célula, você pode especificá-la:

=SOMASE(B5:B9,”>”&E9,C5:C9)

No exemplo acima, pega-se a data expressa na célula E9. 

4. Critério: células contém determinado texto

Um exemplo muito comum nas somas é adicionar apenas os elementos associados com uma certa string. 

O Excel permite que você defina uma substring ou consiga encontrar o match de uma string inteira.

No exemplo abaixo, você apenas soma os valores correspondentes das células A2 a A15 se elas apresentarem a string “calça”:

SOMASE(A2:A15;”calça”;B2:B15)

Contudo, se você quiser, pode apenas buscar um início da string para determinar se a soma ocorre ou não:

=SOMASE(B5:B15,”mi*”,D5:D15) 

Esse pedaço de código soma os valores correspondentes às células B apenas se algum elemento nesse intervalo B começar com a substring “mi”. 

Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo? Inscreva-se gratuitamente no Intensivão de Python!