Blog

Postado em em 9 de janeiro de 2020

Função SE no Excel com Mais de Uma Condição (Função E e Função OU)

Nessa publicação vamos te mostrar tudo que a Função SE no Excel é capaz de fazer! Pra melhorar também vamos juntá-la com as fórmulas E e OU!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é a Função SE no Excel?

A fórmula SE é uma fórmula condicional dentro do Excel, ou seja, o usuário vai definir uma condição que será testada. Será possível atribuir um valor caso a condição seja verdadeira e outro caso a condição seja falsa. Então a partir do teste que será feito nessa condição teremos um resultado ou o outro.

A fórmula E compara os argumentos dentro dela, retornando verdadeiro ou falso. Para que o resultado da fórmula E seja verdadeiro, todas as condições dentro dela devem ser verdadeiras, ou seja, se tivermos 10 argumentos e 1 deles for falso o nosso resultado será falso.

A fórmula OU também compara os argumentos dentro dela, retornando verdadeiro ou falso. No entanto para que o resultado seja verdadeiro para essa fórmula, basta que 1 única condição seja verdadeira, mas para que seja falso todas as condições devem ser falsas.

 

Quando utilizar as fórmulas SE, E e OU?

Para o nosso exemplo vamos utilizar essas fórmulas para atribuir bônus aos funcionários baseado nas vendas e pontualidade de cada um deles, ou seja, teremos um valor para a venda mínima e uma porcentagem para pontualidade mínima.

 

Tabela inicial

Tabela inicial

 

Neste exemplo vamos preencher as colunas E e F com as combinações da fórmula SE + E e SE + OU para verificar as diferenças entre as fórmulas que foram explicadas anteriormente.

 

Como utilizar a função SE no Excel?

Vamos iniciar pela coluna E, ou seja, iniciar pela fórmula E para preencher o bônus de cada funcionário tendo como base os valores mínimos de venda e pontualidade.

 

Fórmula SE + fórmula E

Fórmula SE + fórmula E

 

Para o primeiro caso temos a seguinte fórmula, temos a fórmula SE para verificar se o conteúdo da fórmula E é verdadeiro ou falso. Já dentro da fórmula E temos duas condições, uma é se o valor de vendas é maior ou igual a venda mínima e a outra é se a pontualidade é maior ou igual a pontualidade mínima.

Como vimos anteriormente caso as duas opções sejam verdadeiras, ou seja, se a venda e a pontualidade forem maiores do que o mínimo o resultado será verdadeiro. Para verdadeiro estamos atribuindo o valor do bônus de 13% ao valor de vendas daquele funcionário.

 

Resultado da fórmula SE no Excel + Fórmula E

Resultado da fórmula SE no Excel + Fórmula E

 

Temos o seguinte resultado para o primeiro vendedor, ou seja, ele cumpriu os 2 requisitos, ter a venda e a pontualidade maiores do que o mínimo, portanto, o seu bônus será de 13% em relação ao que vendeu. Agora podemos copiar/arrastar a fórmula para os outros funcionários e verificar quais deles receberão o bônus.

 

Expandindo a fórmula para as outras células

Expandindo a fórmula para as outras células

 

É possível observar que somente dois funcionários receberam o bônus, isso acontece porque a fórmula E precisa que todos os argumentos sejam verdadeiros para que retorne verdadeiro, ou seja, os outros funcionários têm 1 ou os 2 argumentos falsos. Isso quer dizer que não atingiram o mínimo de uma ou das duas condições que foram impostas.

Vamos agora preencher a segunda coluna, que é a coluna com a fórmula OU. Para este caso basta que uma das condições da fórmula seja verdadeira para que o resultado seja verdadeiro.

 

Fórmula SE + Fórmula OU

Fórmula SE + Fórmula OU

 

Vamos fazer a mesma comparação da fórmula anterior, no entanto utilizando a fórmula OU para comparar essas condições.

 

Resultado da Fórmula SE no Excel + Fórmula OU

Resultado da Fórmula SE no Excel + Fórmula OU

 

É possível observar que neste caso mais funcionários receberam o bônus. Isso acontece porque com a fórmula OU é necessário que apenas 1 dos argumentos seja verdadeiro para que o resultado seja verdadeiro, ou seja, se o funcionário tem a venda maior que a mínima ou a pontualidade maior do que a mínima ele vai ganhar o bônus.

O funcionário só não irá ganhar o bônus neste caso se as duas condições estiverem abaixo da mínima, que é o caso da Sofia, então ela não ganhará bônus algum.

Foi possível nessa aula ver a diferença entre as fórmulas E e OU, que são fórmulas bastante utilizadas dentro do Excel e ver como essas duas fórmulas funcionam, lembrando que a quantidade de condições dentro das fórmulas não vai alterar o resultado, a regra continua a mesma.

Para a fórmula Eteremos o resultado verdadeiro se todas as condições forem verdadeiras, independente de termos 2 ou 10 condições.

Para a fórmula OUteremos o resultado falso se todas as condições forem falsas, independente de termos 2 ou 10 condições.

Para acessar outras publicações da Hashtag, acesse: https://www.hashtagtreinamentos.com/blog

Você é do Rio de Janeiro ou de Niterói? Já conhece nosso curso de excel presencial que oferecemos nessas localidades? Clique para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?