Blog

Postado em em 5 de dezembro de 2022

Conheça a Função TEXTO no Excel e outras 9 fórmulas essenciais para aprender!

No Excel, não lidamos somente com números. Os textos são elementos indispensáveis que precisamos gerenciar constantemente. 

Por isso, é importante conhecer a função TEXTO no Excel e outras fórmulas que ajudarão a manipular informações valiosas da plataforma.

Esse conhecimento aprofundado e rico vai ajudar os programadores em diversas situações do dia a dia. Por isso, é bom ter esse conhecimento como uma ferramenta numa caixa cheia delas para usar sempre que preciso. 

Assim, para conseguir impressionar colegas de trabalho, professores e outras pessoas, siga este conteúdo para mais uma dica valiosa de Excel.

Para que serve essa função?

A função TEXTO no Excel tem um funcionamento muito simples. Busca transformar dados numéricos em texto para facilitar o controle desses textos como uma string

Ou seja, busca transformar uma célula ou uma função que retorna em um número em um texto facilmente manipulável por outras fórmulas de texto. Assim, é uma ótima ferramenta para o cotidiano.

Por isso, é importante saber quando e como usar essa fórmula, bem como sua sintaxe. 

Como usar?

A sintaxe apresenta a seguinte estrutura:

TEXTO(valor; formato_texto)

O valor é a informação numérica, que pode ser, como já falamos, uma célula na planilha ou o resultado de uma função que retorna um número. O formato é exatamente a forma como queremos apresentar aquele número como um texto.

Definimos entre aspas a formatação ideal que desejamos.

Quando usar a função TEXTO no Excel?

A função TEXTO no Excel pode ser usada para gerenciar datas. Nesse caso, quando precisamos alterar datas para um formato padrão, específico, podemos passar a célula para essa função.

Ou ainda quando queremos colocar as datas numéricas em formato de dia da semana ou em apresentação textual mesmo. 

Também é importante usar a função em um contexto no qual se precisa apresentar números de uma forma clara e legível. Às vezes importa para o programador colocar os números em um determinado formato, de acordo com o que se espera na visualização.

Então, a função de texto é útil e importante.

Inclusive, quando se quer limitar casas decimais e definir bem a forma de visualização para adaptar aquela célula a um padrão. Nesse caso, é uma solução para facilitar a visualização.

Outro uso interessante é quando se deseja combinar os números com um conjunto de textos que já se tem em alguma célula. Ou seja, para concatenar de uma forma que as duas partes da string estejam no mesmo padrão.

Ou seja, a função de texto prepara uma cadeia numérica para a formatação e para a manipulação com outras fórmulas que veremos neste conteúdo. 

Vale destacar também que às vezes a função pode ser necessária para fazer os dados caberem no espaço da célula simplesmente. O Excel em muitos casos não mostra corretamente dados por conta dessa limitação de espaço e tamanho. 

Principais fórmulas de Texto no Excel

Agora, vou te mostrar outras 9 fórmulas de texto super importantes do Excel e como elas podem te auxiliar no seu dia a dia de trabalho!

9 Fórmulas de Texto Essenciais no Excel para o Mercado de Trabalho

Vale lembrar que a função TEXTO no Excel pode complementá-las também. 

1. NÚM.CARACT

Essa é uma fórmula muito útil, pois ela retorna o número de caracteres de um texto, e aqui vale ressaltar que espaço, símbolo e pontuação tudo conta como caractere.

Então mesmo que tenha um texto que tenha espaço para separar as palavras ele será contabilizado também.

É uma fórmula muito simples e você só precisa selecionar uma célula para saber a quantidade de caracteres que tem dentro da célula selecionada.

2. LOCALIZAR

Como o próprio nome da fórmula já diz ela vai localizar um caractere dentro de um texto.

Para essa fórmula, nós temos 3 argumentos:

  • Texto_procurado – É o caractere ou texto que você está procurando, lembrando sempre de colocar essa informação entre aspas duplas para indicar que se trata de um texto;
  • No_texto – É o texto que vamos procurar a informação do argumento anterior, aqui você pode tanto escrever o texto quanto selecionar uma célula;
  • [Núm_inicial] – Esse é um argumento que não é obrigatório, mas você pode colocar qual a posição do caractere para começar a sua busca, então pode partir de um determinado ponto dentro do texto.

3. DIREITA

Essa fórmula é muito intuitiva também, ela vai trazer as informações que estão a direita de um texto selecionado.

Vamos ter a seleção do texto e podemos inserir quantos caracteres vamos extrair da direita desse texto.

Isso é muito interessante quando temos um texto padrão ou código de produto e precisamos obter uma informação desse texto.

4. ESQUERDA

Essa fórmula é muito similar a anterior, só que nesse caso vamos pegar a informação à esquerda de um texto.

5. EXT.TEXTO

Essa é uma fórmula muito importante e vai te auxiliar muito quando a ESQUERDA e DIREITA não forem suficientes para extrair a informação desejada.

Aqui você vai poder extrair uma informação mais específica dentro de um texto.

Para essa fórmula temos 3 argumentos para que você possa extrair as informações:

  • Texto – Texto de onde vai extrair as informações;
  • Núm_inicial – É a posição inicial de onde vai iniciar a extração do texto;
  • Núm_caract – É a quantidade de caracteres que serão extraídos a partir da posição inicial, então aqui você pode definir qual o tamanho do texto que vai extrair;
  • Essa ferramenta é muito interessante para tirar informações do meio dos textos e pode utilizá-la em conjunto com a fórmula LOCALIZAR.

6. CONCAT

Da mesma forma que podemos extrair informações de um texto que está com diversas informações, nós podemos também juntar essas informações.

E, para isso, nós temos a fórmula CONCAT que serve para juntar textos.

Essa fórmula é muito simples, mas aqui você terá que colocar os espaços ou separadores de forma manual entre cada um dos textos.

7. MAIÚSCULA

Essa fórmula já é bem intuitiva, então o que você vai fazer é transformar todas as letras do texto em letras maiúsculas.

8. MINÚSCULA

Essa fórmula é o contrário da anterior, nesse caso vamos transformar todas as letras do texto em letras minúsculas.

9. PRI.MAIÚSCULA

Para essa última fórmula, como você já deve ter percebido, ela vai servir para deixar a primeira letra de cada informação maiúscula.

Então se tiver 4 palavras em um texto essa fórmula vai deixar a primeira letra de cada uma delas maiúscula.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei as fórmulas de texto mais importantes do Excel para o mercado de trabalho.

Você deve ter percebido como elas são muito úteis para suas atividades diárias do mercado de trabalho, principalmente quando precisamos extrair ou juntar informações de texto.

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!