Blog

Postado em em 19 de junho de 2021

Strings No Python – Como Trabalhar com Textos?

Nessa aula vamos te mostrar o que você precisa saber sobre strings no Python para poder utilizar nos seus próximos códigos e trabalhar com textos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula nós vamos te mostrar tudo o que você precisa para trabalhar com strings no Python.

Vamos te mostrar operações com strings no Python e métodos de strings no Python.

O que vamos aprender nessa aula:

Como Trabalhar com Strings no Python

As strings são muito utilizadas nas linguagens de programação e no Python não é diferente.

Então nessa aula nós vamos te mostrar Strings Python, como trabalhar com elas utiliza operações com strings e métodos de strings.

Isso quer dizer que vamos te mostrar tudo o que precisa para trabalhar com strings dentro do Python!

Strings no Python

Primeiramente vamos ao que é uma string. Uma string nada mais é do que um tipo de informação, assim como temos inteiro, booleano, nós temos a string que é um texto.

Isso mesmo, um texto. Você como programador deve saber que na programação não trabalhamos apenas com números, mas com textos também e a string é que representa os textos.

Principalmente quando estamos trabalhando com listas, quando temos diversas informações, não somente numéricas, até porque precisamos saber informações desses números para saber do que se tratam!

Tipos de dados
Tipos de dados

Aqui temos um exemplo prático para te mostrar print e type qual o tipo da variável no Python que estamos tratando.

OBS: Variável é um nome que vai guardar uma informação, seja de qualquer tipo, número, texto, lista, é um nome que guarda informações para facilitar a utilização dessa informação posteriormente dentro do código.

Modificando strings
Modificando strings

Aqui estamos utilizando uma multiplicação com uma string, e você pode notar que o Python permite isso e vai repetir o texto a quantidade de vezes que multiplicarmos.

Em seguida utilizamos o capitalize para colocar a primeira letra do texto em maiúscula. Isso é útil quando precisa deixar o texto mais visual e organizado.

Métodos de strings
Métodos de strings

Aqui vamos utilizar alguns métodos que serão muito úteis para a utilização e tratamento de strings.

Como Upper (transforma o texto todo em letras maiúsculas), casefold (transforma o texto todo em letras minúsculas), replace (substitui letras, podendo ser apenas algumas ocorrências ou todas).

Mais alguns métodos de strings
Mais alguns métodos de strings

Aqui temos mais alguns métodos para te ajudar a entender mais sobre strings. Os 3 primeiros isnumeric, isalpha e isalnum são para verificar se se o conteúdo da variável é de números, de texto e texto e número ao mesmo tempo.

Em seguida temos isupper e islower para verificar se o texto é todo maiúsculo ou minúsculo.

E por fim temos o método find, que é para procurar uma informação dentro da string, ou seja, podemos buscar por uma letra específica ou um símbolo qualquer!

Demonstração de que uma string é uma lista
Demonstração de que uma string é uma lista

Aqui temos um exemplo mostrando que toda string é uma lista, ou seja, armazena informações em diferentes posições como uma lista faz.

Método format e fstring
Método format e fstring

Por fim temos o método format ou fstring para poder inserir as variáveis dentro de um texto, assim é possível criar uma informação ao usuário com os resultados desejados!

Conclusão

Nessa aula nós te mostramos o que são strings no Python e como você pode utilizá-las com diversos métodos para atender a várias situações diferentes.

Então além disso você vai poder trabalhar melhor com seus dados em string e utilizar todos os métodos que aprender para tratar essas informações.

Agora que você aprendeu tudo o que precisa sobre strings já pode começar a aplicar os conhecimentos nos seus próximos códigos!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero em Excel e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Excel Impressionador!