Blog

Postado em em 12 de abril de 2022

Diferença Entre Programas da Microsoft – Excel, Power BI e Power Apss

Você sabe a diferença entre programas da Microsoft Excel, Power BI e Power Apps? Hoje eu vou esclarecer o que cada um deles faz!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Diferença Entre Programas da Microsoft

Diferenças Entre Programas da Microsoft

Você provavelmente já ouviu falar em pelo menos um desses programas não é mesmo? Mas você sabe qual a diferença entre eles?

Sabe quando vai utilizar cada um ou o que cada um deles é capaz de fazer para te auxiliar nas tarefas do dia a dia? Hoje eu vou responder essas perguntas para te ajudar!

Excel, Power BI e Power Apps

Eu quero falar um pouco sobre cada um dos programas da Microsoft para que você entenda para que cada um deles serve e quando vai utilizá-los!

Power Apps

O que é Power Apps e para que ele serve?

O Power Apps é um programa da Microsoft que permite a criação de aplicativos de uma forma mais fácil e simples sem a necessidade de programação. Só que é algo voltado para empresas, então você vai precisar de um cadastro com uma conta corporativa para isso.

O objetivo é que você consiga criar aplicativos simples, mas que são úteis e vão facilitar o trabalho na sua empresa, então vamos supor que alguém da sua empresa precise anotar as informações de estoque sempre que um produto entra na empresa.

É possível que ele faça isso de forma manual e depois passe para algum sistema, mas já imaginou se você pudesse dar a ele um aplicativo para celular com todas as informações que ele precisa preencher?

Aplicativo no Power Apps

Dá só uma olhada no que você pode criar para facilitar não só a entrada de estoque, mas diversas outras áreas da empresa.

Dessa forma você não precisaria de um computador só para esse setor, ou até mais de um só para fazer esse registro.

Pode simplesmente utilizar o celular ou tablet para facilitar e deixar ainda mais rápido esse serviço.

Gostou desse aplicativo? Nós temos uma aula mais completa ensinando a criar ele do zero se você tiver interesse basta clicar aqui!

Com esse aplicativo você pode alimentar uma planilha em Excel ou até mesmo um banco de dados com essas informações, então já fica tudo registrado no sistema.

Dessa forma você consegue não só deixar tudo atualizado, como vai conseguir fazer uma análise com essas informações!

Excel

Esse programa já é muito conhecido e vai te permitir guardar informações, fazer cálculos, utilizar fórmulas, criar resumos gerenciais e até mesmo criar dashboards.

Dessa forma, você pode pegar as informações do próprio Power Apps e fazer uma análise de dados dessas informações, pode criar um Dashboard para facilitar a tomada de decisões, como é o caso de um Dashboard Comercial que temos aqui no blog como exemplo.

O Excel é muito conhecido, então provavelmente você vai ver muito ele sendo utilizado tanto para armazenar essas informações quanto para fazer tratamento de dados, para fazer cálculos, entre outras atividades.

Caso você ainda não tenha nenhum conhecimento já vou deixar aqui os links de um curso básico de Excel que temos aqui no blog pra você sair do zero!

Com esse curso você já vai ter uma noção de como utilizar algumas ferramentas e fórmulas para começar suas análises no programa.

Power BI

O Power BI é parecido com o Excel, mas ele já não vai servir como base de dados, pelo contrário, ele vai buscar as informações em uma base de dados para fazer o tratamento e análise desses dados.

Essa busca pode ser feita através de um arquivo em Excel, então podemos trazer as informações do Excel para dentro do programa, e dentro dele, podemos fazer algumas análises, tratamento de dados e até mesmo a criação de Dashboards.

A grande vantagem do Power BI é que você consegue trabalhar com muitas informações, então pode ter de fato milhões de linhas de informações, o que no Excel já não é possível, pois ele tem um limite e começa a travar com muitas informações.

E se tentar trabalhar com muitas informações no Excel é possível que ele trave e você tenha que fechar o programa.

Outro ponto muito interessante é a parte de criação de dashboards (temos um post para que você possa criar o seu primeiro dashboard no Power BI), pois ele acaba tendo mais recursos do que o Excel.

Por mais que você consiga reproduzir no Excel o mesmo estilo no Power BI, o Power BI tem mais gráficos e a criação deles é mais fácil e intuitiva.

E você ainda consegue baixar novos gráficos (visuais) para poder complementar o seu dashboard. Outro ponto muito interessante do Power BI é que você consegue compartilhar seu relatório/dashboard de forma online.

Isso significa que as outras pessoas vão conseguir visualizar o dashboard de forma online sem nem mesmo precisar do Power BI instalado no computador, então temos mais essa facilidade.

Além do mais, temos o aplicativo do Power BI no celular que também permite essa visualização dos dashboards, então fica muito fácil mostrar um relatório para seu chefe ou até mesmo para sua equipe de forma fácil e rápida.

OBS: Caso tenha interesse também temos aqui no blog um curso de Power BI básico em uma aula!

Conclusão – Diferença Entre Programas da Microsoft

Nessa aula eu te mostrei as diferenças entre Excel, Power BI e Power Apps, além do que cada um deles pode fazer.

As vezes surge uma dúvida se um programa vai substituir o outro, mas na verdade todos eles se complementam, então dependendo da sua aplicação você vai poder utilizar todos eles.

Como na criação do aplicativo, você pode pegar as informações e gravar no Excel e utilizar o Excel como base de dados para a criação de um dashboard no Power BI.

Assim terá um projeto bem completo utilizando os 3 programas sem problema algum!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power Apps, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador