Blog

Postado em em 15 de março de 2023

Como Instalar o Power BI – 100% Gratuito!

Hoje eu vou te mostrar como instalar o Power BI de duas maneiras para que você possa começar a dar seus primeiros passos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Nessa aula eu vou te explicar como instalar o Power BI entre outras informações importantes que você precisa saber, segue a lista do que vamos ver nessa aula:

O que é o Power BI?

Para entender como instalar Power BI, vamos começar com a definição. 

O Power BI é uma suíte de apps da Microsoft que tem como objetivo simplificar a análise descritiva de dados. É um sistema de Business Intelligence, isto é, um sistema voltado para coleta e processamento de dados, com a finalidade de gerar relatórios, dashboards e gráficos que facilitam visualizar e explicar o que está acontecendo.

Trata-se de uma ferramenta de muito valor hoje em dia nas empresas. Por ser simples de usar e gratuito, o Power BI é um importante software para aprender a manipular se você precisa de um upgrade na sua carreira para disputar mais vagas e evoluir profissionalmente.

O BI da Microsoft permite construir um relatório e um dashboard com poucos passos, de uma maneira muito intuitiva. Desse modo, possibilita visualizar os dados com maior eficiência do que seria caso os decisores tivessem que examinar planilhas sem fim.

Com ferramentas de arrastar e soltar, é possível construir filtros e gráficos para olhar exatamente o que se precisa. Você escolhe a forma de visualizar mais adequadamente e consegue gerar insights de forma muito mais efetiva.

Além disso, ainda é possível usar ativamente a inteligência artificial para auxiliar na compreensão dos gráficos e do histórico de resultados. Com a IA, é possível fazer mais perguntas e examinar as causas das ocorrências, com a possibilidade de ampliar ainda mais a visão. 

Como Instalar o Power BI?

Você já deve ter ouvido falar que o Power BI é gratuito não é mesmo? E de fato a versão desktop é gratuita e hoje eu vou te mostrar como fazer a instalação.

Nós vamos ter 2 formas de fazer a instalação do Power BI e vou recomendar uma delas, pois tem um diferencial bem importante!

Você tem duas opções: instalar pela loja da Microsoft no Windows ou pelo site.

Continue para compreender melhor como instalar Power BI. 

Qual e-mail utilizar?

É preciso só tomar cuidado com um aspecto: o e-mail necessário para usar a conta do Power BI, com todos os seus recursos. Mesmo que seja possível instalar o sistema de BI e usar sem conta, os recursos são limitados para quem não passa pelo processo de login.

O e-mail necessário para logar é um e-mail corporativo, empresarial. Mas, calma: você não precisa estar empregado ou realmente ter uma empresa. Existe uma forma de criar um e-mail de empresa gratuitamente, vinculado ao domínio da Microsoft.

É só tentar baixar o Office 365 na versão premium (que começa grátis e depois fica paga). Lá você vai entrar na parte de “testar gratuitamente”. Então, criará um e-mail corporativo. Pegue esse e-mail e use-o para conectar na conta do Power BI. 

Como criar a conta do Power BI

Para criar uma conta no Power BI com o e-mail, é muito fácil. Aliás, se você já está logado, o próprio site de criação de conta vai reconhecer isso e logar automaticamente. 

Como Baixar o Power BI

Eu vou abordar as duas formas de como fazer o download do Power BI e vou mostrar como instalar o Power BI das duas formas e como você pode atualizar o programa.

Download pelo Site da Microsoft

A primeira forma é você ir diretamente ao site da Microsoft para fazer o download do programa. Pode tanto escrever no Google Power BI Desktop Download quanto pode ir direto à página de download.

Feito isso você vai clicar em baixar e vai escolher a opção que é compatível com o seu computador, se é 32 bits ou 64 bits.

O processo de instalação é o padrão de programas, vai abrir o instalador, selecionar o idioma, clicar em avançar, aceitar os termos do contrato se estiver de acordo, escolher o local da instalação e por fim clicar em instalar.

É um procedimento chato, mas o download pelo site funciona dessa forma. Agora você deve estar se perguntando como que é feita a atualização do programa.

Isso vai ser fácil, assim que entrar no programa você pode receber uma notificação no seu computador e visualizar esse aviso de atualização no canto inferior direito do programa.

LKVzYeHqajZbje4zdvJXBPM8fm KaBeWAVTbevLgrrd9H69j2PXih0ME3a8SkqIMZVsEn4nyd7tv9FL3MPbDZqY0ksj2yowr2KzsWTjtRN kVIm2szahEhujveTNYf 7faFEXHimm81tbXdHa6WMdSs

Para atualizar você pode clicar no link e fazer o download novamente do programa, não é necessário desinstalar o programa, basta instalar novamente que a atualização será feita.

Download Pela Microsoft Store

Não sei se você conhece, mas no seu Windows (se estiver usando esse sistema operacional) você vai ter a chamada Microsoft Store, que é loja de aplicativos da Microsoft.

Para abrir a loja pode clicar no botão do Windows e buscar por Microsoft Store. Quando abrir você pode buscar pelo Power BI Desktop.

1RsiSqiYlWoKauxs IrLWCtnkwdFTwx5BuTEoB8StaoQVTiafgjXSCMbXMdZke3GePF2FOu3REGzpkFg

No seu caso vai aparecer um botão verde com o nome Adquirir para você baixar o programa.

Aqui você já vai notar algumas facilidades desse método. A primeira delas é que assim que clicar em adquirir o programa será baixado e instalado automaticamente, então já não tem a etapa de instalação manual.

Outro ponto muito interessante é que sempre que houver uma atualização disponível ela será feita de forma automática sem que você tenha que fazer nada!

Como ter o Power BI de graça?

É só baixar. O Power BI é predominantemente gratuito, a não ser para o caso de enviar dashboards de maneira privada para uma pessoa exclusivamente. 

Aprenda tudo sobre Power BI e evolua na sua carreira!

Power BI Desktop x Online: Quais São as Diferenças?

Quando falamos sobre como instalar Power Bi, muitas pessoas ficam na dúvida sobre a versão desktop e online. Qual é a melhor? 

Então, vale esclarecer bem as diferenças por aqui… 

O que diversifica um caso do outro é a dinâmica de uso. No Power BI desktop, as pessoas conseguem reunir, editar e analisar dados, além de criar relatórios, de forma offline

Do contrário, no Power BI online, é possível deixar os documentos, dashboards e relatórios na nuvem. Sendo assim, também dá para compartilhar as informações com outras pessoas. 

Elas conseguem ver as construções e modificações em tempo real, inclusive, e, também, contribuir com a produção das análises e demais tarefas. 

Por exemplo, enquanto um profissional coloca os dados na tela, outro pode ir construindo as análises. Isso pe excelente porque torna o trabalho mais entrosado, dinâmico, rápido e de melhor qualidade. 

É interessante falar, ainda, que não existe uma versão certa ou errada. Antes de instalar o Power BI, apenas veja o que é mais interessante para o seu tipo de trabalho e para a sua rotina. 

No caso de empresas, por exemplo, vale a pena usar o Power BI online, porque todos os funcionários de uma mesma área têm acesso às informações, sejam elas referentes a: 

  • estoque;
  • finanças;
  • metas;
  • entre outros aspectos. 

Então, já tem ideia sobre qual é a melhor solução para você? Converse com outros colegas e equipes de trabalho sobre esse assunto! 

instalar power bi

Como usar o Power BI Online?

O Power BI virtual possui algumas particularidades. Vamos entender melhor essa parte!

O que acontece é que a Licença do Power BI consiste em um link público. Dessa forma, qualquer pessoa pode acessar, sem precisar se logar na ferramenta. 

Além disso, também dá para enviar o link pelas redes sociais. Essa opção, claro, é muito interessante, só que, se você utiliza informações confidenciais, não indicamos a versão free. 

Afinal, qualquer pessoa pode acessar e conferir todos os dados. 

Agora, com o Power BI PRO, a questão é bem diferente. Nessa opção, é possível compartilhar informações, dados e relatórios somente com quem se loga no Power BI. O acesso aos dados, então, não é público.

Aliás, o Power BI PRO é a alternativa mais usada pela grande maioria das empresas.  

Como baixar? Na hora em que você acessar o site da Microsoft, já é possível selecionar a licença free ou pro.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como instalar o Power BI de duas formas diferentes, sendo que uma delas acaba sendo muito melhor, pois todo o procedimento é mais rápido e automático.

Mostrei também as diferenças entre o Power BI Desktop e o Power BI Online e até mesmo como você pode fazer para utilizar o Power BI Online.

Agora basta instalar o Microsoft Power BI Desktop e começar a se destacar mesmo que ainda não saiba nada!

Está esperando o que para começar a usar o Power BI? Corre lá, já faz o download e comece a dar seus primeiros passos!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?