Blog

Postado em em 7 de dezembro de 2022

Controle de Formulário no Excel: Saiba o que é e como utilizar!

Nessa publicação vou te ensinar alguns dos diversos tipos de controle de formulário do Excel! Mais especificamente, vamos ver Caixa de Listagem e Caixa de Combinação.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso Canal do YouTube para mais vídeos!

O que é a Caixa de Combinação e a Caixa de Listagem?

São duas ferramentas bem interessantes para deixar a planilha com um melhor aspecto, fazendo com que o usuário possa utilizar essas ferramentas como se estivesse em um site.

Essas ferramentas são chamadas de controle de formulário no Excel, pois é possível inserir algumas delas dentro do ambiente Excel sem a necessidade de utilizar o ambiente VBA para isso.

Caixa de Combinação

Uma caixa de combinação é uma forma de validação de dados que permite um controle automatizado da exibição. Desse modo, possibilita criar combinações inteligentes entre os pontos da planilha para organizar a visualização das informações.

Por exemplo, se você tem um registro de alunos com as suas devidas idades, pode fazer uma combinação para selecionar um determinado aluno pelo nome e obter rapidamente a idade em uma célula. 

Essa é uma forma fácil e rápida de filtrar as informações que você vai ver, inclusive. Assim, você consegue encontrar as informações com maior facilidade e até mesmo descobrir se elas estão de fato dispostas na planilha.

A caixa de combinação é uma ótima ferramenta no controle de formulário do Excel, pois permite enxergar corretamente as informações, de modo a evitar possíveis erros. 

Em uma base com 10, 20 células, pode até não ser tão útil. Mas considere um arquivo com centenas e milhares de correspondências, por exemplo. 

Caixa de Listagem

É importante conhecer também a caixa de listagem. Consiste em uma forma similar de filtragem de dados e de busca dos dados em um determinado intervalo. 

Contudo, visualmente há uma diferença básica. Enquanto a caixa de combinação usa uma lógica de validação de dados (busca de dados possíveis em um dropdown), a caixa de listagem faz uma lista dos dados.

Apesar disso, a lógica de apresentação é a mesma. Ao clicar nos dados, você verá o valor correspondente.

Por exemplo, se temos um conjunto de registos de alunos. A listagem vai mostrar em uma ordem todos os alunos dispostos na planilha. Assim que o mouse clicar, você vai conseguir ver em uma célula separada o valor corresponde à idade daquele aluno.

Quando utilizar a Caixa de Combinação e Caixa de Listagem?

Vamos utilizar essas duas ferramentas quando quisermos dar uma melhor visualização da planilha para um cliente ou apresentação, pois isso torna a planilha mais fácil de utilizar e a deixa com um aspecto mais profissional com uma cara de site. (Esse é outro objetivo da Hashtag Treinamentos, que é como melhorar a apresentação da planilha para que você possa impressionar, além de aprender o funcionamento do Excel).

O controle de formulário do Excel é sempre útil. Por isso, continue neste conteúdo para entender melhor. 

Como utilizar a Caixa de Combinação e Caixa de Listagem?

Vamos conferir na prática como usar o controle de formulário do Excel.

O primeiro passo para utilizar essas duas ferramentas é habilitar a opção que possui essas ferramentas que é Inserir Controles. Para isso temos que ir até a guia Arquivo e em seguida em Opções.

FnB0UDkBqKFZ7sqLbsMKMQTJFkjCQvO36dh 3jyohG N

Nesta janela que será aberta vamos selecionar a opção Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Dentro dela, vamos até a parte de Escolher comandos em e selecionar a opção Guia Desenvolvedor. Por fim, vamos selecionar a opção Inserir Controles e pressionar em Adicionar.

Feito tudo isso, basta pressionar OK que teremos uma caixa de ferramentas no canto superior esquerdo do Excel. Lá teremos as ferramentas que vamos utilizar nesta aula.

soDqWJ4N5HPTBF1wNXR46EfX2RGq eRgq69zY4iOMiidhGNOpgbmz6hwQTZ00q9GexyKNyFlu4Ng2FzwU3XzzN7jZfYw4ksLW8wvuJZtqe0Asd7EFUT wERTuEfkDDioHk0h3aWy ZD4oyUyM55LXoaaFNBDSunuUgPCSyu0qF 3yjYio2Aqw2y4p23RA

Nesta opção, temos duas partes, no entanto, vamos utilizar apenas os controles de formulário, pois os controles ActiveX precisam de uma programação em VBA para serem utilizados.

Vamos começar selecionando a segunda ferramenta que é a Caixa de Combinação, feito isso basta clicar e arrastar dentro da planilha para que ela seja criada.

T FsJ4YCw4onXizbAJl0Z2BVmVus53qePQAuT6ttQv3bUn6chDOc N0NxpcdTGayJKi bJFDjBsWyriXoBA9N

Repare que o tamanho dela foi ajustado para que fique do tamanho da célula ao lado de Tipo, desta forma fica algo mais visual e não difere das formatações que já temos.

Para configurarmos essa ferramenta basta clicar com o botão direito em cima dela e selecionar a opção Formatar Controle.

M2g6ZI32 7V qZUjxc hYB qEFJidFpkIBQbba44QkQVoSqNwZ4MQJTrkrG1IOD uuhAGm3rAulTnd1hoshxLWWUIaqRV6qH0XLjm266APM9Rj6sRxipTG7rSwMZWYoYym3uEF4RoD963rTWWJlm55UC5Ar2hwLUo6 0KskEIhZPxK 9pjehy05KBtmblg

Feito isso teremos uma janela para a configuração desse controle.

cdCiSHhinQCbFyqZhtS 0YwC N3Aw61x7pP5iOYCDc a9zF8h Op0RtHBJ PlZ9iPcwcC3Tjr6FeKPVcoQovIAFvE1Yqtz4NeWsTvY2 YiB3G7nrSolcyMSod3hTDC7SltZDC7KEtkeJ2eCYlQ5ELMs0fFjwr4650NghM0UFys tIyR 0cbtn7lbv5RQ

No primeiro espaço, temos o Intervalo de entrada que é o que será mostrado ao clicarmos na seta para termos a opções à mostra (esse intervalo será da célula B2 até B8 neste caso).

Logo abaixo, temos a opção de Vínculo da célula, aqui vamos indicar uma célula para que o Excel nos dê a posição deste item que estamos selecionando. Isso irá servir para encontrarmos o valor desejado desse item selecionado.

Essa opção de vínculo serve para indicar essa posição, ou seja, essa lista que selecionamos tem 7 itens. Então se selecionarmos água, por exemplo, o Excel irá retornar na célula de vínculo o número 2, pois ele é o segundo elemento do nosso intervalo.

6lFiY2b1oqAzu2kcB fC9CB2EwYgNZpRnQ ZvFmBMgCtu8hl0BYYQuiws43FUDZFV3ATuokPJN1HGFion B8zvJCeAdo6YAecHXqWnKygvqADkBBOJON17azcnVdpjmKVUZDekwVWNnmDPzOEp2aJ3nnLz7ld2qmvFVTL77Nwuw4E98iMY

Ao pressionar OK, clicar fora da ferramenta e em seguida selecionar a opção de água podemos visualizar que o resultado é exatamente 2, pois essa é a posição da água na lista de 7 itens.

Feito isso, vamos conseguir fazer uma relação da seleção, da célula de vínculo com o valor de cada um dos tipos de despesas. Para isso vamos utilizar uma fórmula simples chamada ÍNDICE.

9aepvv3xiZMBR6v7m3 PsSoEsBOIFYAEPBr3Fm7ILOE5nxrXll7QbnoU C9wMb1hjSUSlpudo7WoQ7opdNQP8Zos3VtdeBDQ 4Sbj ehiPYWq3IMNmgSammk9TQSYMHXDFghk6TmOBzRV6JDILyAPgsJbVEJ8c85G8xpiWPJLHLyj VipJjY4 0 JGmIw

A fórmula ficará desta maneira. É bem simples. No primeiro argumento temos o intervalo dos valores de cada um dos tipos de despesas; e no segundo argumento, que é o número da linha onde vamos obter esse valor, vamos utilizar a referência da célula G2, que é exatamente onde está o vínculo da nossa ferramenta.

Então, como a água se encontra na posição 2, vamos obter o valor que se encontra também na posição, mas da coluna de valores, desta forma vamos obter o valor da água.

I k0gObSqNNOlhf07eDuKrdtAc2YHuoW7vhiOLAYHTsC7LeAQk8VuRiPrOFeE6wKIpAFLQyCBCVPNRmk MFA6EwE S2doWz6rlmSHUDH0spLSQ r3aSN6uL 8NtrwIdNyMGAJeIO02GOrO1ugjRc1PC XlmEUPrsNo IITzntvakWfQRNOFl4TXrqqUgiA

Agora, a medida em que o usuário seleciona um tipo o valor dele será atualizado automaticamente baseado na célula de vínculo. Para finalizar podemos ocultar a coluna G para que o número que utilizamos como vínculo não fique visível e não polua a visualização dos nossos dados. Basta clicar com o botão direito em cima da letra G e selecionar a opção Ocultar.

fiadKAUOCpu42LMI32tmA vZwlVoTeQAEB yxOrHmjTNfejMVxBYDVi5pMD0XQ5 dpnstJBgWtFlLkpWIE9rrHqqrClNj129G68j9M UW8BJSiZhhL7nHbJkkWluwL8fEmFKKlAH99wWBg4 h8Xkece5ricB9 jRdKnjT RQ8pbcy9

Feito isso, teremos a coluna H logo após a coluna F, pois ocultamos a coluna G, que deixará de ser visível, mas ainda existe e contém o nosso vínculo, portanto tudo continuará funcionando normalmente.

Agora que já aprendemos essa ferramenta vamos para a outra, que é a Caixa de Listagem. Essa ferramenta é bem parecida com a anterior, mas tem uma pequena diferença.

Vamos novamente ir até a nossa caixa de ferramentas no canto superior esquerdo do Excel e selecionar a Caixa de Listagem e inseri-la dentro da planilha.

UesPBKBF0Yc0ycQL7PTEbp b8tsbV Ed7dzhM5qHn0XzG3Jg GKx2nWLV8PLa CfiGd EgE0Z4agtT

Aqui temos a caixa já com o tamanho ajustado para ficar dentro do padrão que temos. Para formatá-lo vamos utilizar o mesmo procedimento da ferramenta anterior, clicar com o botão direito e selecionar a opção de Formatar Controle.

h88mBp1XpHdGJgimISMnHPzWWTp0jzWXLeDZ6NwsDu1bBm33xFkBNZmU9n5HBCFoAI6lbksbLUzuOAlauGo8O8hDoV1Y0BUWsbS4ZYLond PzxJtMAX7i HzatitfbjDOtMyMS19nF8yTthCgJZYzRu27tspg7oVNyP8Ourn9zTIoSz6ckUvuA63JZmgnw

Veja que a janela de formatação é praticamente a mesma, então vamos selecionar os mesmos dados e vamos alterar apenas o vínculo da célula para a célula K1. Vamos também utilizar exatamente a mesma fórmula ÍNDICE para obter o valor de cada tipo de despesa.

R84dqD7RPEFMesadn5BJEKAS5b1A0orXJXbUVxtw64dyl1OQiyp92 xNF31wh7USoZa IgQbLlQpn6YigHkiUwnHfQvJciju79yDHiCTfvcERpHV46NwOzNBnakXX6jDpfugGbnOsP r1 egz20nSFXuFWPDGUi7Sd8yIaN7XFOoks2ImFBEysNTOTnAZA

Veja que aqui já temos uma lista a mostra sem a necessidade de pressionar a seta para mostrar todas elas, neste caso temos setas da barra de rolagem. Então a medida em que pressionamos elas as outras opções vão aparecer dentro dessa lista e poderemos selecioná-las com um clique.

O valor será atualizado com a mesma fórmula utilizada anteriormente, a única diferença será a célula de vínculo que agora é a célula K1.

Onde posso aplicar essas fórmulas?

Essas fórmulas de controle de formulário no Excel podem ser aplicadas em diferentes contextos. São úteis no exemplo que falamos de alunos e idades.

Podem ser úteis, portanto, em um sistema de registro de uma escola para obter uma forma fácil de visualização desses dados. Ou até mesmo para alimentar a formação de gráficos em um dashboard mais complexo.

Afinal, a caixa de combinação permite buscar os dados com um dropdown e já visualizar o gráfico correspondente, sem fazer cálculos na hora de buscar essa informação.

Outro uso pode ser no planejamento econômico, das finanças mesmo. O dropdown nesse caso é usado para selecionar dados de categorias de gastos, por exemplo, o que já exibe o valor total na célula especificada.

É sempre uma ótima forma de melhorar a visualização de dados em planilhas longas, com muitos registros. Desse modo, garante uma organização maior para auxiliar na busca por insights para tomada de decisão. 

Leia também: Aprenda como agrupar no Excel para melhorar suas planilhas!

Vale a pena aprender Excel?

Aprender Excel é uma ótima ideia. Atualmente, um conhecimento avançado sobre a plataforma já oferece muitas oportunidades de emprego e destaque profissional. Então, é sim uma habilidade que compensa.

Conhecer ferramentas e recursos, como o controle de formulário do Excel que vimos (caixas de combinação e de listagem), ajuda bastante. Esse conhecimento enriquecedor vai permitir solucionar problemas com muito mais facilidade. 

Conclusão – Controle de Formulário no Excel

Neste conteúdo, você entendeu o controle de formulário no Excel.

Foi possível aprender duas ferramentas bem interessantes para melhorar a interação do usuário com a planilha e uma forma de mostrar melhor esses dados ao usuário sem que haja dificuldades para utilizá-los.

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero em Power BI e impressionar no mercado de trabalho? Se inscreva agora no Power BI Impressionador!