Blog

Postado em em 4 de setembro de 2023

5 Dicas para Iniciantes em Power BI

Veja cinco dicas para iniciantes em Power BI muito importantes, que vão te ajudar a começar sua jornada de aprendizado e dominar essa ferramenta incrível!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

5 Dicas para Iniciantes em Power BI

Na aula de hoje, trouxe 5 dicas para iniciantes em Power BI que vão te auxiliar a conhecer melhor e dominar essa ferramenta poderosa, que está crescendo muito no mercado de trabalho.

Nesta postagem, abordaremos alguns tópicos relevantes, como a importância de saber ou não Excel para trabalhar com Power BI, diferentes áreas de atuação, a criação de dashboards e relatórios, a compreensão dos indicadores e, por fim, falaremos sobre um termo em destaque atualmente, que é o Storytelling com Dados.

Então, vamos para as nossas dicas para iniciantes em Power BI!

Excel como pré-requisito de Power BI

Muita gente pensa que é preciso saber Excel para aprender Power BI, e acaba desanimando por causa disso. Mas isso não é verdade! Você não precisa ter conhecimento de Excel para começar a aprender Power BI.

Embora essas duas ferramentas compartilhem algumas funcionalidades e até mesmo tenham layouts semelhantes, elas são diferentes e o domínio de uma não é requisito para aprender a outra.

Inclusive um erro muito comum é assumir que a lógica aplicada no Excel se aplica também ao Power BI, mas, na realidade, são lógicas diferentes. Portanto, você pode aprendê-las de forma independente.

Tema para aprender Power BI – Não se prenda a isso!

Quando estiver estudando Power BI, não se restrinja ao tema abordado. Muitos exemplos costumam ser relacionados às áreas de vendas, compras e estoque, inclusive aqui no nosso blog. Porém, é importante ressaltar que o Power BI pode ser usado em diversas outras áreas.

De fato, qualquer exemplo de Power BI pode ser aplicado independentemente do tema. Observe estes dashboards:

Dahboards - Dicas para iniciantes em Power BI

Perceba que são dashboards de áreas diferentes, como vendas, produção, recursos humanos e compras. No entanto, não há segredos específicos em um dashboard de uma área que não possam ser aplicados em outra. As lógicas, fórmulas, princípios, conceitos e ferramentas são os mesmos.

Portanto, não se preocupe se estiver aprendendo com uma base de dados de vendas. O importante é dominar os princípios, fórmulas, técnicas e funcionalidades da ferramenta.

Com esses conhecimentos, você será capaz de criar ou adaptar qualquer tipo de dashboard para a sua área específica e com a sua própria base de dados.

Criação de Dashboards – Onde buscar inspiração

Muitas pessoas têm dificuldade em ter criatividade na hora de criar dashboards. Porém, não deixe isso te impedir de avançar! Há várias fontes de inspiração disponíveis para você. Dois sites que eu recomendo bastante são o Dribbble e o Pinterest.

Essas plataformas contêm milhares de exemplos de dashboards, nos quais você certamente encontrará algum que te agrade e possa usar como modelo e referência.

Nem todos os exemplos serão feitos exclusivamente com o Power BI, mas é possível adaptá-los de acordo com suas necessidades.

Entender os indicadores da sua área

Essa dica é simples, mas é uma das principais dicas para iniciantes em Power BI e é extremamente importante para o seu trabalho. É fundamental entender os indicadores da sua área e conhecer as bases de dados relevantes.

Converse com os gestores, realize pesquisas e familiarize-se com o cálculo e a funcionalidade desses indicadores. Dessa forma, você terá uma compreensão mais profunda do que analisar e como analisar para criar um dashboard que atenda às necessidades da sua área.

Isso permitirá que você faça uma análise mais precisa dos dados, identifique tendências, pontos de destaque e atenção. Sendo capaz de fornecer insights significativos para a tomada de decisões.

Storytelling com Dados (Visualização de Dados)

O storytelling com dados, como o próprio nome sugere, nada mais é do que contar uma história por meio dos dados que foram obtidos.

Essa abordagem envolve a criação de visualizações de dados mais impactantes e funcionais para suas apresentações. Com o objetivo de apresentar de forma clara e ilustrativa a análise realizada e seus resultados.

Aprender a escolher os gráficos adequados, as informações a serem exibidas, determinar a ordem e a hierarquia dessas informações é fundamental para transmitir de forma eficiente a análise e as informações obtidas por você.

Dessa forma, você será capaz de apresentar suas impressões de maneira mais eficaz e auxiliar de forma mais precisa na tomada de decisões.

Conclusão – 5 Dicas para Iniciantes em Power BI

Na aula de hoje eu trouxe para você 5 dicas para iniciantes em Power BI que vão te ajudar muito a começar seus estudos e se desenvolver profissionalmente.

Com essas dicas você pode desmistificar alguns mitos que você provavelmente já ouviu sobre Power BI e ainda conhecer mais dessa ferramenta poderosa e que vem crescendo cada vez mais no mercado de trabalho.

Caso tenha ficado interessado e queira aprender mais sobre Power BI para se tornar uma referência, vou deixar aqui o link para um minicurso gratuito e para o nosso curso completo Power BI Impressionador.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso básico gratuito?