Blog

Postado em em 26 de novembro de 2020

Gráfico de Storytelling no Power BI (Enlighten Data Story)

Vamos aprender a utilizar a ferramenta Enlighten Data Story para criar um Gráfico de Storytelling no Power BI para melhorar seus Dashboards!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é o gráfico de storytelling?

É um tipo de gráfico que conta, através de uma frase, um fato. Conseguimos adaptar esse gráfico para contar uma história com as nossas variáveis.

Como construir um gráfico de Storytelling no Power BI?

Para construir o gráfico de storytelling como no vídeo, precisaremos seguir os seguintes passos:

1) Total de Faturamento

Precisaremos criar uma medida de total de faturamento para fazer a soma da coluna que tem os valores individuais de cada venda (faturamento individual). A medida será o totalizador, ou seja, a soma dessas vendas em um único local, que é o que queremos. Observe a seguir a fórmula da nossa medida:

Total Faturamento = SUM(Vendas[Faturamento])

Para visualizar o resultado dessa medida vamos criar um cartão, nas visualizações (guia de Relatório), e arrastar a nossa medida criada de Total Faturamento para o campo de Campos do cartão. Com isso conseguiremos ver a nossa medida.

2) Total em Receita Online

Precisaremos criar uma medida de faturamento com vendas online. Para isso, precisamos fazer a soma da coluna que tem os valores de faturamento, mas somente das vendas online. Para isso, usaremos a função calculate, para fazer um cálculo com filtro específico no Power BI. Observe a seguir a fórmula da nossa medida:

Receita Online = CALCULATE(SUM(Vendas[Faturamento]),Vendas[Loja]=”Online”)

Para visualizar o resultado dessa medida vamos criar um cartão, nas visualizações (guia de Relatório), e arrastar a nossa medida criada de Receita Online para o campo de Campos do cartão. Com isso conseguiremos ver a nossa medida.

3) Percentual de representação das vendas online em relação às vendas totais

Precisamos criar uma medida que represente o percentual de vendas online em relação ao total de vendas. Para isso, iremos utilizar as duas medidas criadas nas etapas 1 e 2 como auxiliares. Observe como ficará nossa medida:

% Vendas Online = [Receita Online]/[Total Faturamento]

Para visualizar o resultado dessa medida vamos criar um cartão, nas visualizações (guia de Relatório), e arrastar a nossa medida criada de % Vendas Online para o campo de Campos do cartão. Com isso conseguiremos ver a nossa medida.

Caso queira colocar nossa medida como percentual, porque por padrão ela vem como número, precisamos clicar na medida, ir na guia Ferramentas de medida > Formato > Porcentagem.

4) Gráfico de Storytelling no Power BI

Para usar o gráfico de storytelling, precisamos baixar esse gráfico, porque ele é uma visualização que não é nativa do Power BI.

Para baixar novos gráficos e publicar no Power BI, precisamos ter uma conta no Power BI, nos logar no aplicativo do Power BI. Perto dos ícones de minimizar, maximizar e fechar, temos a opção de Entrar. Em outro post nós explicamos como criar uma conta gratuita no Power BI, caso queira conferir.

Após nos logarmos, iremos no canto inferior direito das visualizações (Ícone de . . .), e iremos em Obter mais visuais. Uma nova janela se abrirá, e você conseguirá obter uma variedade enorme de tipos de gráficos com diversas funções.

Nesse caso, optaremos pelo gráfico de “Enlighten Data Story”, como mostrado no vídeo. Para adicionar qualquer um desses gráficos, é só apertar em Adicionar, e esse novo gráfico ficará logo abaixo dos gráficos padrões do Power BI.

Na opção de Data values, vamos colocar as nossas 3 medidas criadas, na ordem Total Faturamento, Receita Online e % Vendas Online. Aparentemente nosso gráfico não mostrou nada, apenas o Faturamento Total (24,17K).

Para escrevermos a nossa história, devemos entrar no pincel, para alterar as propriedades do gráfico, como no vídeo. Iremos na opção de Story, iremos em Text (por padrão escrito #, como no vídeo). Iremos inserir nosso texto da seguinte forma:

“O faturamento da empresa foi de #, sendo destes ## de receita em vendas online, o que representa ### das vendas da empresa”

Repare que os valores de Total Faturamento, Receita Online e % Vendas Online entrarão no lugar de #, ## e ###, respectivamente.

Agora iremos mexer na visualização para dar a cara que desejamos, de formatação. Iremos:
Desativar o título, ajeitar cor e o tamanho da fonte (Story > Font Size:25 e Font Colour: Preto), mudar a cor das medidas (Data > Font colour: Azul), alinhar o texto ao centro (Story > Align > Centro), colocar borda, sombra e redimensionar do tamanho que queremos.

5) Gráfico de Storytelling no Power BI em colunas

Além disso, queremos ver o comportamento de CADA MARCA para essas medidas criadas.

Para isso, iremos criar o gráfico de colunas empilhadas, o segundo visual da primeira linha de visualizações. Iremos inserir Total Faturamento no campo de Valores, e Marca no campo de Eixo.

Iremos colocar rótulo de dados, indo no Pincel > Ativar rótulo de dados e aumentar o seu tamanho, na mesma categoria, desativar o Eixo Y, e modificar o título > Cor da tela de fundo preta, cor da fonte branca, aumentar o tamanho do texto e centralizar o título. Para finalizar, ativaremos sombra e borda.

Para finalizar, iremos colocar nossas medidas de faturamento e receita online como moeda. Para isso, precisamos clicar nas medidas, ir na guia Ferramentas de medida > Formato > Moeda e no símbolo de “$” vai procurar pela opção de “R$ Português (Brasil)”.

Assim, conseguimos construir o nosso storytelling, com os gráficos mostrando como foi o desempenho dessas empresas nas vendas. Ficamos por aqui nesse post. Siga nosso canal do Youtube para mais conteúdo de Power BI!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!