Blog

Postado em em 9 de dezembro de 2021

Trade de Criptomoedas com Python – API da Binance

Nessa aula eu quero te mostrar como fazer trade de criptomoedas com Python utilizando a API da binance para automatizar suas transações!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Como Fazer Trade de Criptomoedas no Python

Nessa aula eu quero te mostrar como fazer trade de criptomoedas com Python, mas não vou indicar ou falar qual a melhor ação você deve tomar.

A ideia da aula é apenas te ensinar Python e o que você consegue fazer com ele, que é também trade de criptomoedas.

Como Fazer Trade no Python

Para poder fazer o trade no Python nós vamos utilizar a API da Binance que tem uma API bem completa, bem grande… então vai servir bem para o nosso exemplo.

Antes de utilizar a API no Python é importante fazer a instalação da biblioteca python-binance. Essa biblioteca tem esse nome mesmo, então basta escrever pip install python-binance.

A própria binance já disponibiliza um link com as informações da biblioteca, então qualquer dúvida que tenha você pode recorrer a esse link para ter um suporte.

https://python-binance.readthedocs.io/en/latest/overview.html

Nele você vai aprender como instalar a biblioteca, como inicializar o client e várias outras informações sobre a biblioteca.

É válido lembrar que como estamos utilizando a API da binance, você terá que criar uma conta nela para que consiga utilizar a API com a sua conta.

Até porque nós vamos utilizar as informações dela para poder inicializar o client.

Dentro da sua conta, você pode clicar no bonequinho que fica no canto superior direito para ver as opções disponíveis e vai selecionar Gerenciamento de API.

image 1

Aqui dentro é que você vai dar um nome para a sua API e vai receber uma chave (API key) e uma senha (secret key).

Essas informações nós vamos utilizar no código para poder acessar a sua conta, mas para que a minha informação não fique visível ela foi inserida em um arquivo chamado secrets.

from binance.client import Client
from secrets import api_secret, api_key

client = Client(api_key, api_secret)

# pegar informações da nossa conta
info = client.get_account()
for item in info:
    print(item)

# ver os saldos dos ativos que temos na conta
lista_ativos = info["balances"]
# print(lista_ativos)
# ativos que temos algum saldo
for ativo in lista_ativos:
    if float(ativo["free"]) > 0:
        print(ativo)

# criar uma ordem dentro da binance
from binance.enums import *
order = client.create_order(
    symbol='BNBBRL',
    side=SIDE_SELL,
    type=ORDER_TYPE_MARKET,
    quantity=0.01,
    )
print(order)

# visualizar as ordens executadas
print(client.get_all_orders(symbol='BNBBRL'))
print(client.get_my_trades(symbol='BNBBRL'))

# te mostrar as referências de cada par de moedas
print(client.get_symbol_info('BNBBRL'))

# pegar as cotações em tempo real
transacoes = client.get_recent_trades(symbol="BNBBRL", limit=1)
print(transacoes)

Esse é o código completo que nós vamos utilizar, mas vou explicar cada parte para que você entenda o que está acontecendo.

Inicialmente nós temos a importação da biblioteca e das informações da nossa conta. Em seguida vamos iniciar o client com essas informações e vamos pegar as informações da conta.

Nessa parte de informações você vai poder visualizar diversas informações que tem na sua conta, e com isso vai poder escolher o que deseja visualizar.

No nosso caso nós vamos trabalhar com o “balances” que é para verificar os ativos que temos na conta.

OBS: No código nós colocamos uma linha comentada print (lista_ativos) para que você possa visualizar todos os ativos que você tem na conta.

Depois nós vamos utilizar a estrutura de repetição for e a estrutura condicional if para verificar quais desses ativos nós temos algum saldo, ou seja, saldo maior do que 0.

Agora que nós sabemos exatamente o que temos na nossa conta podemos começar a fazer algumas ações.

O que vamos fazer como exemplo é criar uma ordem dentro da binance. E para isso vamos utilizar o client.create_order com algumas informações dentro dela para indicar o que vamos fazer.

Esse código você pode obter diretamente do site para facilitar a criação da sua ordem, para isso basta clicar aqui, lembrando que essa é a forma geral, para mais detalhes pode procurar o que precisa no site.

OBS: Esse client.create_order é um dos métodos do python-binance, mas é claro que você vai poder explorar os outros métodos para poder fazer suas atividades dentro da sua conta.

OBS: Caso tenha alguma dúvida nesses parâmetros você pode acessar o site da binance que contém essas informações clicando aqui!

  • Symbol – Esse é um símbolo que precisa existir dentro da binance e ele funciona em pares. Isso quer dizer que além do símbolo existir na binance ele vai ser composto do que você vai comprar/vender + a moeda na qual vai comprar/vender. Caso tenha alguma dúvida dos símbolos basta ir até sua conta da binance e fazer a busca pelo que quer comprar/vender e verificar o par correspondente.
  • Side – É um parâmetro no qual você vai escolher se vai comprar ou vender.
  • Type – Esse é o tipo da ordem que será dada a essa transação. Lembrando que qualquer dúvida você pode consultar o site, pois algumas transações mais complexas vão solicitar mais parâmetros e você precisa entender como eles funcionam.
  • Quantity – É a quantidade que você quer comprar/vender daquela moeda.

IMPORTANTE: Novamente é importante ressaltar que para outros tipos de transação você pode precisar de outros parâmetros e até entender mais afundo quais as opções que têm em cada um deles. Como a ideia é te mostrar como você pode fazer isso com Python e não ensinar como você deve fazer suas negociações é importante um estudo prévio para que você saiba o que está fazendo.

MUITO IMPORTANTE: Vale lembrar que a cada execução do seu código ele vai fazer essa compra/venda, então é muito importante que depois que fizer sua compra/venda você verifique se de fato quer repetir a mesma ação para que não tenha problemas. Então sempre verifique o status da sua conta, veja seus ativos antes de rodar essa parte do código que de fato vai comprar/vender seus ativos.

Nesse ponto você já conseguiu fazer suas transações, mas temos mais 3 códigos para você visualizar as ordens executadas, mostrar as referências de cada par de moedas e pegar as cotações em tempo real.

Dentro da parte de visualizar as ordens executadas você vai ter todas as informações tanto de ordens quanto de trade, então caso queira fazer uma análise de cada uma delas vai poder fazer com esses códigos.

Já a parte de mostrar as referências para cada par de moedas, então você vai poder visualizar todas as informações desse par, inclusive da quantidade mínima que pode negociar e do preço mínimo que você pode negociar.

Essas informações são importantes, pois quem está começando agora não vai querer gastar muito para poder fazer seus testes, então é importante saber dessas informações.

Por fim temos as contações em tempo real, onde a binance te mostra as transações mais recentes com as informações que você precisa, e claro, você pode pegar apenas a última transação, que é a mais recente!

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como você pode fazer trade de criptomoedas no Python utilizando a API da binance.

Vale lembrar que a ideia do vídeo é te mostrar como fazer o trade com o Python e não te mostrar quais as transações que você deve fazer.

Agora que você já sabe como fazer essas transações no Python já pode dar os seus primeiros passos na automação dessas transações.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador