Blog

Postado em em 21 de junho de 2021

Estruturas de Repetição no Python

Nessa aula vamos te mostrar as estruturas de repetição no Python. Vamos abordar a estrutura de repetição for e while para facilitar seus trabalhos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula nós vamos te mostrar as estruturas de repetição no Python, que são estruturas que vão fazer alguma tarefa repetitiva de forma automática.

Vamos abordar a estrutura For e While, mas vamos falar também sobre o loop infinito que é algo que você tem que evitar.

Pois é um problema que pode vir a ter no código quando utilizar a estrutura de repetição, pois se não fizer correto pode ficar preso nessa repetição para sempre e travar o seu computador!

O que vamos aprender nessa aula:

Estruturas de Repetição no Python

Pelo nome você já deve imaginar o que vamos fazer, certo? Vamos utilizar as chamadas estruturas de repetição para evitar de repetir uma mesma tarefa manualmente diversas vezes.

Já se imaginou resolvendo tarefas repetitivas com apenas algumas linhas de códigos? Pois é, hoje nós vamos te mostrar como fazer isso no Python!

Vamos começar com a estrutura de repetição for, que vai repetir uma ação de acordo com o que o usuário informar.

Estrutura de repetição FOR
Estrutura de repetição FOR

Neste caso temos 3 exemplos em que temos a repetição utilizando o For. Ela começa com o for, em seguida temos uma variável para indicar o que vamos analisar.

OBS: Pode ser uma variável qualquer, mas como no primeiro exemplo, nós colocamos uma variável com um nome fácil de identificar para que você não se perca daqui a alguns meses quando for rever o código.

No primeiro exemplo nós estamos utilizando uma variável lojas, que é uma lista. Caso tenha interesse em saber mais sobre listas no Python basta clicar aqui!

A função print no Python é simplesmente para que o usuário possa ver na tela o resultado, então isso facilita para verificar se o que está fazendo está correto antes de partir para a próxima etapa.

Vamos agora para a utilização da estrutura de repetição while.

Estrutura de Repetição WHILE
Estrutura de Repetição WHILE

Aqui já vamos utilizar a função input (para inserir uma informação no Python) para que o código solicite uma informação ao usuário e armazene na variável nome, ou seja, vamos ter uma interação com o usuário.

Em seguida iniciamos com a estrutura while utilizando a variável nome, onde se ela for verdadeira (diferente de vazio) o código vai seguir perguntando o nome até que pare de escrever.

Quando parar de escrever o código vai parar de rodar, no entanto, é MUITO IMPORTANTE tomar cuidado com a estrutura while, pois ela, diferente do for, não tem um fim definido.

Isso quer dizer que você pode entrar em um loop infinito dependendo da maneira que escreve essa estrutura.

Loop Infinito
Loop Infinito

Nesse caso veja que dentro da estrutura while nós temos apenas o input, mas ele não está atribuindo a informação a uma variável, ou seja, o nome que temos é o mesmo que colocamos lá atrás.

Então se não estamos mudando esse nome, mesmo não escrevendo nada, porque não temos o input colocando o resultado na variável o programa não vai parar.

Por isso é muito importante tomar cuidado com a estrutura while porque se não colocar um fim determinado vai ficar nessa estrutura para sempre.

E dependendo da ação que estiver fazendo pode ser que o seu código venha a travar e parar sua aplicação.

Conclusão das Estruturas de Repetição

Nessa aula aprendemos sobre as estruturas de repetição do Python que vão te ajudar a fazer tarefas chatas e repetitivas sem que tenha que fazer diversas vezes de forma manual!

Agora você já pode fazer suas tarefas chatas que são repetitivas utilizando uma das duas estruturas de repetição que aprendeu hoje!

Só tem que tomar cuidado para não entrar em um loop infinito!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!