Blog

Postado em em 6 de maio de 2022

Estruturas de repetição no Python: saiba o que são e como usar

A repetição em um código de Python não precisa ser algo manual e estafante. É possível configurar recursos que simplificam o processo e fazem o trabalho nos bastidores.

Nesse artigo vamos te mostrar as estruturas de repetição no Python. Vamos abordar a estrutura de repetição for e while para facilitar seus trabalhos e ajudar a elevar o nível de sua programação. 

Confira!

O que é estrutura de repetição em Python?

Uma estrutura de repetição em Python é um recurso para desenvolver tarefas repetitivas em um loop contínuo. O loop funciona até uma condição ser satisfeita.

É importante configurar devidamente essa condição para não cair em erros fatais em um programa. 

O loop faz o que chamamos em programação de iteração, uma repetição que analisa alguma estrutura.

Pense, por exemplo, em um parágrafo com 40 palavras. Em um dado projeto, é necessário percorrer cada letra para fazer uma verificação. Se você não puder contar com uma estrutura de repetição, terá que fazer isso do jeito mais difícil e braçal.

A forma mais lógica é percorrer cada item de forma separada, depois de transformar o parágrafo em uma lista. Assim, você faz um IF para cada item e verifica todos até terminar a lista.

Com essa operação, você perde muito tempo de codificação e muitas linhas de código em um processo difícil de ler e de manter. 

Com uma estrutura de repetição no Python, por outro lado, tudo se torna mais simples e intuitivo.

É só estabelecer uma condição de percorrer a lista até que ela termine e então fazer um único bloco IF para verificar o que precisa em todas as letras daquele parágrafo.

O trabalho de centenas de linhas se torna apenas umas 5. Tudo mais fácil de ler e de alterar depois. 

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Como funciona a estrutura de repetição?

A estrutura de repetição em Python funciona como um bloco de código ideal para executar uma única operação em todos os dados. 

Contudo, se você precisa alterar o código a depender da informação lida, você pode estabelecer subcondições (com diferentes IFs) para verificações específicas. 

Caso você precise de um tratamento muito específico em cada item, o loop pode se tornar complexo demais. 

Já em situações em que você precisa identificar qual é o dado antes de fazer uma comparação, o loop pode não ser a opção ideal.

Afinal, o bloco de repetição já sabe qual é a condição ideal para testar antes mesmo de conhecer cada elemento. 

Estruturas de Repetição no Python

Uma estrutura de repetição em Python funciona da mesma maneira que uma estrutura em outras linguagens, como C e Java. A diferença básica é a sintaxe.

Agora que já falamos sobre as definições, vamos de fato entender como são a sintaxe e a forma dessas estruturas.

Para exemplo, vamos usar os loops For e While, que são os principais.

A diferença entre eles está na organização sintática e na maneira como se relacionam com a condição de término. É preciso saber exatamente como usar cada um e em quais cenários eles se aplicam.

Também falaremos sobre um problema comum quando se programa com loops, o loop infinito. Trataremos de estratégias para evitar essa situação e não atrasar o processo de desenvolvimento com erros fatais.

Vamos começar com a estrutura de repetição for, que vai repetir uma ação de acordo com o que o usuário informar.

Estrutura de repetição FOR
Estrutura de repetição FOR

Neste caso temos 3 exemplos em que temos a repetição utilizando o For. Ela começa com o for, em seguida temos uma variável para indicar o que vamos analisar.

OBS: Pode ser uma variável qualquer, mas como no primeiro exemplo, nós colocamos uma variável com um nome fácil de identificar para que você não se perca daqui a alguns meses quando for rever o código.

No primeiro exemplo nós estamos utilizando uma variável lojas, que é uma lista. Caso tenha interesse em saber mais sobre listas no Python basta clicar aqui!

A função print no Python é simplesmente para que o usuário possa ver na tela o resultado, então isso facilita para verificar se o que está fazendo está correto antes de partir para a próxima etapa.

Vamos agora para a utilização da estrutura de repetição while.

Estrutura de Repetição WHILE
Estrutura de Repetição WHILE

Aqui já vamos utilizar a função input (para inserir uma informação no Python) para que o código solicite uma informação ao usuário e armazene na variável nome, ou seja, vamos ter uma interação com o usuário.

Em seguida iniciamos com a estrutura while utilizando a variável nome, onde se ela for verdadeira (diferente de vazio) o código vai seguir perguntando o nome até que pare de escrever.

Quando parar de escrever o código vai parar de rodar, no entanto, é MUITO IMPORTANTE tomar cuidado com a estrutura while, pois ela, diferente do for, não tem um fim definido.

Isso quer dizer que você pode entrar em um loop infinito dependendo da maneira que escreve essa estrutura.

Loop Infinito
Loop Infinito

Nesse caso veja que dentro da estrutura while nós temos apenas o input, mas ele não está atribuindo a informação a uma variável, ou seja, o nome que temos é o mesmo que colocamos lá atrás.

Então se não estamos mudando esse nome, mesmo não escrevendo nada, porque não temos o input colocando o resultado na variável o programa não vai parar.

Por isso é muito importante tomar cuidado com a estrutura while porque se não colocar um fim determinado vai ficar nessa estrutura para sempre.

E dependendo da ação que estiver fazendo pode ser que o seu código venha a travar e parar sua aplicação.

Conclusão das Estruturas de Repetição

Nessa aula aprendemos sobre as estruturas de repetição do Python que vão te ajudar a fazer tarefas chatas e repetitivas sem que tenha que fazer diversas vezes de forma manual!

São várias opções que ajudam na codificação, possibilitando a criação de lógicas personalizadas e intuitivas. 

Assim, é possível reduzir os problemas no desenvolvimento e garantir melhor desempenho, com menos tempo necessário para tarefas desgastantes. 

Agora você já pode fazer suas tarefas chatas que são repetitivas utilizando uma das duas estruturas de repetição que aprendeu hoje!

Só tem que tomar cuidado para não entrar em um loop infinito!