Nessa aula vamos te mostrar as diferenças entre o SUM e SUMX no Power BI para que você saiba qual delas utilizar em cada situação!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:
Como você já deve saber são funções de soma no Power BI, mas uma delas vai somar valore de uma coluna enquanto a outra vai somar uma expressão (que não necessariamente precisa de uma coluna específica).
Nessa aula você vai ver:
Na aula de hoje vamos lidar com um arquivo que possui as vendas de uma empresa que lida com celulares. Temos os dados de vendas separados em colunas, contendo: SKU, Qtd Vendida, Loja, Data da Venda, Marca, Preço, Produto, Categoria.
Vamos criar abaixo exemplos para te mostrar e explicar a diferencia entre SUM e SUMX no Power BI.
Como utilizar a função SUM no Power BI
A seguir vamos te mostrar como utilizar a função SUM no Power BI para somar valores que estão em uma coluna específica.
Para criar a medida, vamos:
Total Vendas = SUM(Vendas[Qtd Vendida])
Para visualizar o resultado dessa medida vamos criar um cartão, nas visualizações (guia de Relatório), e arrastar a nossa medida criada de “Total Vendas” para o campo de Campos do cartão.
Com isso conseguiremos ver a nossa medida:
Somar uma expressão
Para comparar a função SUM com a função SUMX, vamos preparar uma coluna e uma outra medida, que vão mostrar respectivamente os valores que resultam no valor de cada venda feita e o total de faturamento.
a) Faturamento de cada venda
Para retornar o valor de cada venda, precisaremos criar uma nova coluna, que vai ser o resultado do produto entre as colunas de Qtd Vendida e Preço.
Para criar a coluna, vamos:
Faturamento na Venda = Vendas[Qtd Vendida]*Vendas[Preço]
Observe o resultado para as 5 primeiras linhas:
b) Total Faturamento
Para retornar o total de faturamento, devemos fazer a soma dessa coluna criada anteriormente (Faturamento na Venda). Assim, criaremos mais uma função de soma.
Para criar a medida, vamos:
Total Faturamento = SUM(Vendas[Faturamento na Venda])
Teremos o nosso resultado:
Como utilizar a função SUMX no Power BI
A função SUMX vai criar uma coluna imaginária, para fazer o cálculo da expressão que colocarmos em seu argumento, e depois somá-lo.
Dessa forma você vai evitar de criar uma coluna só para depois fazer a soma dela. Assim evita de ter mais dados para deixar seu arquivo mais pesado sem necessidade.
Então, faremos uma fórmula SUMX para calcular o mesmo valor das duas etapas feitas acima, quando criamos uma coluna e uma medida. Veja o exemplo a seguir.
Total Faturamento (SUMX)
Para retornar o total de faturamento, devemos fazer a soma dessa coluna criada anteriormente (Faturamento na Venda). Assim, criaremos mais uma função de soma.
Para criar a medida, vamos:
Total Faturamento SUMX = SUMX(Vendas,Vendas[Qtd Vendida]*Vendas[Preço])
Lembrando que para visualizar o resultado dessa medida vamos criar um cartão, nas visualizações (guia de Relatório), e arrastar a nossa medida criada de “Total Faturamento SUMX” para o campo de Campos do cartão.
Observe o resultado, que será o mesmo da medida de “Total Faturamento” (anterior):
Nessa aula te ensinamos a usar as fórmulas SUM e SUMX.
Vimos que para realizar uma soma, basta ter uma coluna criada ou imaginária.
Se tratando de uma coluna imaginária, você evita de criar uma coluna só para depois fazer a soma dela, através da fórmua SUMX.
Então nessa aula você viu a diferença entre SUM e SUMX no Power BI, que são fórmulas parecidas que te permitem somar valores de uma coluna de maneira diferente!
Até o próximo post! Fique ligado no nosso canal do Youtube para mais conteúdo de Power BI! Um abraço!
Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!
Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?
Expert em VBA e Power BI da Hashtag Treinamentos. Auxilia no suporte aos alunos da Hashtag Treinamentos e na criação de conteúdos para os que acompanham nossos canais.