Blog

Postado em em 2 de janeiro de 2024

RapidAPI – O que é e Como Usar nos Seus Códigos

Conheça o RapidAPI e consiga APIs para facilitar seus trabalhos. Com esse site, você conseguirá encontrar diversas APIs para os seus projetos.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

RapidAPI – O que é e Como Usar nos Seus Códigos

Na aula de hoje, vou te apresentar o RapidAPI, explicar o que é e como usá-lo para conseguir algumas APIs para utilizar em seus projetos, facilitando seus trabalhos.

Veremos o que são as APIs, como buscar, encontrar e utilizar uma API dentro do RapidAPI para integrar com os seus projetos sem dificuldade.

Além disso, vou trazer alguns exemplos para que você possa compreender como é feita a requisição para a API e como podemos utilizar as informações recebidas.

O que é uma API?

Uma API (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicações) é um conjunto de códigos, regras, protocolos e opções que possibilitam a comunicação entre diferentes aplicações.

As APIs podem ser usadas para acessar recursos e funcionalidades de sistemas ou serviços de software, como sistemas operacionais, bancos de dados, serviços web, aplicativos e outros.

Ela permite que um aplicativo acesse e utilize funcionalidades de outro aplicativo ou serviço de forma padronizada e segura.

Então, de forma resumida, uma API é um serviço externo com o qual conseguimos nos comunicar através dos nossos códigos para realizar consultas e obter informações, ou enviar informações, de forma segura.

O que é o RapidAPI? – Hub de APIs

Essencialmente, o RapidAPI é um hub de APIs, ou seja, uma plataforma que reúne diversas APIs em um só lugar. Ele permite que os desenvolvedores acessem e utilizem diferentes APIs de forma simplificada, centralizada e padronizada.

Dentro do RapidAPI, você encontrará APIs desenvolvidas por programadores ao redor do mundo, abrangendo os mais diversos temas, como esportes, finanças, entretenimento, clima, viagens, ciência, e assim por diante.

Site RapidAPI

Cada API na plataforma possui uma página específica com a sua documentação detalhada, e você pode consultá-las e utilizá-las. Algumas estarão disponíveis de forma gratuita, enquanto outras serão pagas.

Também é possível desenvolver sua própria API e disponibilizá-la dentro do site, mas nesta aula, focaremos em como usar uma API.

Buscar uma API

A interface do RapidAPI é bastante intuitiva e simples de ser utilizada. Por exemplo, vamos pegar uma API sobre previsão do tempo e clima.

Basta clicarmos em Top Weather APIs, e o site exibirá uma página com as principais e mais utilizadas APIs para trabalhar com previsão do tempo.

Top Weather APIs

Também podemos realizar uma busca específica por uma API através da barra de busca do site. Cada API terá em sua página as informações, estrutura e funcionalidades específicas.

Vamos acessar a AccuWeather, uma das APIs utilizadas para previsão do tempo. Na página dessa API, teremos informações sobre sua popularidade, latência (o tempo médio que ela leva para devolver uma resposta a partir da sua requisição), nível de serviço e health check.

AccuWeather

Esses são alguns dos parâmetros para identificar se essa é uma API boa ou ruim. Quanto maior a popularidade e o nível de serviço, maiores são as chances dessa API ser boa.

Vale ressaltar que algumas APIs são verificadas pelo RapidAPI, o que, além de ser um indicativo de qualidade, proporciona uma maior segurança.

APIs verificadas pelo RapidAPI

Entendendo a Página de uma API no RapidAPI

Vamos acessar a API Forecast como exemplo. Logo no início da página, podemos verificar as informações básicas sobre a API, como o nível de popularidade, a latência, o nível de serviço e o Health Check.

A API Forecast apresenta uma popularidade de 9.8 de 10 e um nível de serviço de 100%. Somado ao fato de ser uma API verificada pelo RapidAPI, isso indica que esta é uma API funcional e confiável para utilizar em seus projetos.

Página de uma API no RapidAPI

Além disso, as páginas da API oferecem acesso à documentação e as informações necessárias para que você compreenda o funcionamento da API, como aplicá-la em seu código e o que esperar como resposta.

Página de uma API no RapidAPI

Em seguida, na parte principal da página, temos a opção de selecionar o tipo de linguagem de programação com a qual estamos trabalhando, passar alguns parâmetros de teste e receber um exemplo de código naquela linguagem para a requisição desejada.

Página de uma API no RapidAPI

Testando o Código da API

Podemos inclusive copiar esse código para dentro do VS Code ou de outro editor de código que você estiver utilizando e executá-lo para testar.

import requests

url = "https://forecast9.p.rapidapi.com/"
headers = {
               "X-RapidAPI-Key": "chave_api",
               "X-RapidAPI-Host": "forecast9.p.rapidapi.com"
}

response = requests.get(url, headers=headers)
print(response.json())

O código será gerado com a sua própria chave de API, então ao invés de “sua_chave_api”, coloque a sua chave de acesso. Além disso, esse código utiliza a biblioteca requests, então, para testá-lo, é essencial já ter a biblioteca instalada.

Executando o código de exemplo conseguimos simular o endpoint para essa API.

simular o endpoint

Repare que como resposta obtivemos uma mensagem informando que não somos inscritos na API. Algumas APIs possuem planos de inscrição gratuitos, enquanto outras só possuem planos pagos.

Planos de assinatura

Cada plano vai te possibilitar algumas funcionalidades e terão limitações diferentes. Então em alguns casos, dependendo do projeto, você terá de optar por um plano pago ao invés de um gratuito.

Para o nosso exemplo, vamos utilizar o gratuito mesmo. E agora, se executarmos o código novamente, teremos a resposta dessa requisição.

resposta da requisição index

Nesse caso estávamos utilizando o endpoint do Index. Então obtivemos como resposta o index dessa API, que basicamente verifica qual é a API e devolve as informações sobre ela.

Para fazer uma consulta sobre alguma outra informação da API, primeiro você precisa buscar pelo endpoint desejado e depois copiar o código para teste.

Por exemplo, vamos pegar o endpoint do GetStatus que é para verificar se essa API está no ar ou não.

GetStatus

Nesse caso, o código gerado será diferente do anterior. Repare na variável url, ela terá um caminho diferente do que utilizamos na última consulta.

import requests

url = "https://forecast9.p.rapidapi.com/status/"
headers = {
               "X-RapidAPI-Key": "chave_api",
               "X-RapidAPI-Host": "forecast9.p.rapidapi.com"
}

response = requests.get(url, headers=headers)

print(response.json())

Resultado GetStatus

Como resposta obtemos a mensagem “All services are operational“, ou seja, todos os serviços dessa API estão no ar e funcionando corretamente.

Nos endpoints teremos tanto as informações sobre a API quanto os serviços que ela consegue executar. Por exemplo, podemos selecionar o endpoint RapidApiGetForecastSummaryByLocationName para pegarmos a previsão do tempo de acordo com o local.

import requests

url = "https://forecast9.p.rapidapi.com/rapidapi/forecast/Berlin/summary/"
headers = {
               "X-RapidAPI-Key": " chave_api ",
               "X-RapidAPI-Host": "forecast9.p.rapidapi.com"
}

response = requests.get(url, headers=headers)

print(response.json())

No código gerado de exemplo, ele está pegando a previsão do tempo de Berlim, como podemos observar pela URL fornecida. Executando, teremos como resultado a previsão do tempo para Berlim.

RapidApiGetForecastSummaryByLocationName

Conclusão – RapidAPI – O que é e Como Usar nos Seus Códigos

Na aula de hoje, apresentei o RapidAPI e expliquei como utilizá-lo para obter APIs que podem facilitar seus projetos. Demonstrei, por meio de exemplos, como integrar as APIs encontradas aos seus projetos, verificar a qualidade delas e realizar testes.

O RapidAPI é uma plataforma bastante útil, e com certeza, você encontrará uma API que se encaixe no seu projeto ou no trabalho que estiver desenvolvendo.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador