Blog

Postado em em 13 de agosto de 2020

Ranking Excel com Desempate

Criando um Ranking Excel

Nessa publicação vamos aprender a criar um Ranking Excel com critério de desempate! Você vai aprender quais são as fórmulas essenciais para isso!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

O que é um ranking com desempate no Excel?

É uma maneira de criarmos um ranking, um top 5 no Excel por exemplo, no entanto com uma maneira de desempatar as posições que estão com um mesmo valor, desta forma evitamos de ter 1 posição sendo ocupada por mais de uma pessoa ou produto.

Quando utilizar essa ferramenta?

Esse tipo de ranking é utilizado quando o usuário não quer mais de um resultado em uma mesma posição, ou seja, se as duas informações são iguais será utilizado algum critério para definir qual deles vai ficar em cada posição, assim o usuário terá somente 1 informação em cada posição. Outra coisa que pode acontecer é repetir as informações em duas posições diferentes, ou seja,

Como criar um ranking Excel com critério de desempate?

Nesta aula vamos criar um ranking dinâmico no Excel para podermos criar um top 5 com as informações corretas sem que tenhamos repetições.

Ranking sem critério de desempate

Ranking sem critério de desempate

É possível observar que neste caso dentro do nosso top 5 temos informações repetidas e não é isso que queremos. Dentro da tabela é possível observar que de fato temos duas pessoas com o faturamento de R$48.000,00, no entanto, somente 1 delas está aparecendo dentro do top 5.

Isso acontece porque na coluna H estamos utilizando a fórmula MAIOR para obter os 5 maiores valores com base na coluna F. E na coluna G estamos utilizando a fórmula PROCV para encontrar o nome do vendedor baseado no faturamento.

Como a fórmula PROCV retornar apenas a primeira ocorrência do que encontra acabamos tendo esse problema de ter 2 nomes iguais em posições diferentes.

Para resolver esse problema vamos criar 3 colunas auxiliares dentro da tabela onde temos o faturamento dos vendedores e em seguida vamos utilizar uma dessas informações para o desempate dos vendedores com o faturamento igual.

Colunas auxiliares

Colunas auxiliares

Vamos agora a descrição de cada uma das colunas, elas são bem simples:

Auxiliar 1 – Aqui vamos fazer o somatório do faturamento com a quantidade vendida, ou seja, dentro da fórmula teremos =B2+C2. Depois basta arrastar a fórmula para as demais células.

Auxiliar 2 – Nesta coluna temos nada mais do que a mesma informação que a coluna A, ou seja, dentro da fórmula teremos =A2. Depois basta arrastar a fórmula para as demais células. Essa coluna é criada para facilitar o uso da fórmula PROCV.

Auxiliar 3 – É o mesmo procedimento utilizado na Auxiliar 2, no entanto para trazer as informações de faturamento de cada vendedor, então dentro da fórmula teremos =B2. Depois basta arrastar a fórmula para as demais células.

Critério de desempate

Critério de desempate

Já para o ranking propriamente dito já vamos criar uma coluna extra que é para verificar o desempate utilizando a coluna auxiliar 1. Para a coluna J, vamos utilizar a fórmula MAIOR para obter a ordem dos 5 maiores valores utilizando a coluna H como referência.

Fórmula MAIOR para calcular o ranking

Fórmula MAIOR para calcular o ranking

Como estamos utilizando o número da coluna H como referência vamos pegar o primeiro maior valor, depois o segundo maior valor, até o quinto para fecharmos o top 5.

Feito isso podemos preencher as colunas I e K, pois nelas vamos utilizar a fórmula PROCV para buscar o nome do vendedor com esse faturamento que se encontra coluna Auxiliar 1 e o faturamento real de cada um dos vendedores.

PROCV para obter o nome do vendedor

PROCV para obter o nome do vendedor

Para a coluna I temos a fórmula PROCV para buscar o faturamento de desempate, pois assim conseguimos buscar realmente quem de fato ficou naquela posição levando em conta a quantidade que foi vendida como critério de desempate.

PROCV para obter o faturamento do vendedor

PROCV para obter o faturamento do vendedor

Para a coluna K também será utilizada a fórmula PROCV, no entanto ela será utilizada para obter o faturamento inicial de cada um dos vendedores, ou seja, a informação que tínhamos sem somar a quantidade ao valor de faturamento.

Com isso o ranking com critério de desempate foi criado, agora para melhorar a visualização basta ocultar as colunas que possuem essas informações para que os usuários não tenham que visualizar esses dados auxiliares.

Ranking com critério de desempate completo

Ranking com critério de desempate completo

Nesta aula foi possível aprender a como criar um ranking utilizando um critério de desempate. Desta forma não teremos nomes repetidos dentro do ranking e as informações com valores iguais serão colocadas na ordem correta por conta desse critério.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


O maior evento de Excel da América Latina, a Semana do Excel, já começou!
Preencha seu e-mail abaixo para participar!