Blog

Postado em em 16 de julho de 2022

O Python Vai Matar o VBA? Entenda as Diferenças Entre Python e VBA

O Python vai matar o VBA? Essa é uma pergunta muito comum, pois o Python é versátil e serve para muitas aplicações!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso Canal do YouTube para mais vídeos!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Fala, Impressionadores! Hoje eu vou falar de um assunto que gera dúvida para muitas pessoas, o Python vai matar o VBA?

Nessa aula eu quero te mostrar se o Python vai substituir o VBA ou não, quero te mostrar a diferença entre Python e VBA.

Quais as vantagens e desvantagens do VBA e Python, o que você pode fazer com uma linguagem e com a outra.

O VBA (Visual Basic for Applications) é uma linguagem de programação para o Pacote Office, então ela já um pouco mais restrita.

Já o Python tem uma abrangência bem maior, podemos utilizar para desenvolvimento web, análise de dados, ciência de dados, scripts de automação, entre outras áreas.

Mas vamos ao vídeo para que você entenda se realmente o Python vai ou não substituir o VBA!

O que é o VBA?

O VBA é a linguagem de programação por trás do Excel de forma desktop. Ou seja, ele está presente nas versões do Excel para aplicativo (offline).

Ele está dentro do Excel, e permite que você faça programações em sua planilha, para potencializar suas funcionalidades.

Com isso, o VBA te permite ser um complemento do Excel:

– Automatizando rotinas;

– Realizando tarefas que não são possíveis apenas com o Excel;

– Potencializando as funções do Excel

O VBA já está instalado no Office

Automaticamente quando você tem o pacote office instalado no seu computador, você já tem o VBA. Simples assim.

Não precisa instalar mais nada além do pacote office para utilizar de todo o potencial do VBA.

Muitas pessoas e empresas utilizam o VBA para automatizar os seus processos

O VBA é a linguagem de programação aplicada aos programas da Microsoft.

Como muitas empresas ainda mantém seus dados armazenados em arquivos de Excel ou em programas da Microsoft (Microsoft Access, por exemplo), descontinuar o VBA seria desinteressante para essas empresas.

Ao mesmo tempo, também é desinteressante descontinuar o VBA para a própria Microsoft, que é fornecedora desse produto para as empresas, que ainda consomem, e muito, do Excel.

Falando de empresas, falamos também de pessoas, que utilizam o VBA para automatizar ou melhorar seus processos/trabalhos no dia-a-dia.

É desinteressante aprender outra forma de linguagem para a pessoa que adquiriu conhecimento para programar em VBA e utiliza o Excel na maior parte do tempo, a nível pessoal ou profissional.

O tempo dedicado ao aprendizado da linguagem de programação (VBA) e para a ferramenta (Excel) faz com que a pessoa entenda que vai ter que despender mais tempo para aprender outra linguagem ou utilizar outra ferramenta, o que na maioria das vezes ela não quer.

Curva de aprendizado mais curta

O VBA foi gerado para servir ao “average user”, que seria o usuário médio/comum de Excel.

Ele tende a ser fácil e intuitivo na forma de programar para as pessoas que mexem no Excel potencializarem seu uso.

Comparado a outras linguagens de programação, ele é mais fácil de aprender, principalmente se você aprendeu outra linguagem antes.

Gravação de códigos (macros)

Existe uma ferramenta muito potente no Excel chamada Gravação de macro que não tem em outras linguagens de programação concorrentes.

Ela é responsável por entender/ler/gravar os passos/ações feitas no Excel pelo usuário, e escrever um código responsável por realizar as mesmas ações/passos.

Com isso, o usuário do Excel não precisa necessariamente saber programar, e pode inclusive aprender com o programa a como fazer determinados códigos.

Veja um exemplo:

0 4

Nosso objetivo acima foi fazer ações no Excel: cortar o texto de A3 para A7, colocar a fonte em negrito e pintar o interior da célula de amarelo.

Abaixo vemos o código escrito pelo próprio Excel para realizar os passos/ações feitas no Excel, gerado pela ferramenta de gravação de códigos. Veja:

1 5

A partir dele você pode tentar entender, replicar, modificar, aprender intuitivamente como realizar ações em outros locais etc.

O que é o Python? Há vantagens em relação ao VBA?

O python é uma linguagem de programação de alto nível. Ele possui sintaxe mais simplificada e próxima da linguagem humana, e é utilizado nas mais diversas aplicações, como: desktop, web, servidores e ciência de dados.

Ele possui recursos poderosos em biblioteca padrão e via módulos e frameworks desenvolvidos pela comunidade. Seu código é aberto e a utilização é gratuita, rodando em praticamente qualquer sistema operacional.

Nesse caso, temos uma vantagem aqui clara, já que o VBA roda bem no Windows, mas em outros sistemas operacionais ele fica mais limitado, ou roda com algumas diferenças.

Sua potencialidade de lidar, manipular, tratar dados é bem maior do que o VBA no Excel, e também é muito melhor para análise de dados, e para as profissões que envolvem esse campo de atuação.

O ambiente de desenvolvimento integrado (IDE do inglês Integrated Development Environment) é uma ferramenta de desenvolvimento para editar o código, acessar um terminal, executar um script, debugar e compilar usando um único ambiente.

Exisitem IDEs para o Python que corrigem, dão dicas, explicam, dão exemplos, apontam erros. Para o VBA não temos essas funcionalidades, por exemplo.

O Python vai matar o VBA?

A resposta curta e grossa é: não.

Diante dos motivos apresentados aqui de quantidade de empresas, pessoas, e dos anos usando VBA, além da curva de aprendizado, facilidade gravação de macro, pode-se dizer que o VBA ainda tem um bom tempo de vida pela frente.

As vantagens do Python em relação a ele são interessantes mas não fazem com que python acabe de vez com a ferramenta da Microsoft.

Conclusão – O Python Vai Matar o VBA

Nessa aula eu fiz uma breve explicação se o Python vai matar o VBA e a resposta é não, pelo menos por enquanto!

O VBA é uma linguagem de programação bem específica para os programas da Microsoft, então é bem difícil substituí-la, principalmente por ser tão específico.

Por mais que você consiga fazer diversas automações utilizando o Python, você vai acabar tendo mais trabalho com algumas ações do que com outras, principalmente se for fazer manipulações dentro do Excel, utilizar ferramentas e funções.

Por mais que agora o Excel tenha inserido um recurso de utilizar Python dentro dele, ainda não se pode dizer que o Python vai matar o VBA.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de VBA, clique aqui!


Quer aprender mais sobre VBA com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador