Blog

Postado em em 28 de dezembro de 2023

Projeto em Django – Entenda a Estrutura Básica

Aprenda como é a estrutura básica de um projeto em Django para que você possa desenvolver seu primeiro site com esse framework.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Projeto em Django – Entenda a Estrutura Básica

Na aula de hoje, quero te mostrar como é a estrutura básica de um projeto em Django, para que você consiga compreender o funcionamento desse framework e desenvolver seu primeiro site com Python.

Veremos como fazer a instalação do Django, o que é o Django, o que é o front-end e o back-end dentro de um projeto de desenvolvimento de sites.

Além disso, irei explicar como funciona a estrutura básica de um projeto em Django, para que, além de compreender melhor como funciona esse framework, você possa compreender como é o processo de criação de sites.

Como Instalar o Django

O primeiro passo para o desenvolvimento de um site com Django é instalar esse framework no seu computador. Para isso, abra a pasta onde irá desenvolver seu projeto em Django no editor de códigos que você estiver utilizando e execute no terminal o seguinte comando:

pip install Django

Após a instalação, você pode conferir se todo o procedimento foi feito corretamente executando, também no terminal, o comando:

django-admin

Caso apareçam os comandos que o Django pode executar, isso significa que a instalação foi feita corretamente.

Comandos Django

Caso apresente alguma mensagem de erro, você pode refazer a instalação repetindo o procedimento.

Como Iniciar um Projeto no Django

Feita a instalação, para iniciar um projeto em Django basta executar, no terminal do seu editor de códigos, o comando:

django-admin startproject nomedoprojeto

Iniciando o projeto

Observe que o “nomedoprojeto” você precisa substituir pelo nome do seu projeto. Esse nome não pode ter caracteres especiais e nem espaço.

Após executar esse comando, uma pasta com o mesmo nome do seu projeto será criada. E dentro dessa pasta teremos a estrutura base de um projeto em Django.

Pasta do projeto

Dentro dessa pasta teremos o arquivo manage.py, que é o arquivo responsável por gerenciar o projeto em Django, e a pasta ecommerce, que é onde estão os demais arquivos do seu projeto.

Dentro do arquivo manage.py, temos a função runserver, que permite visualizarmos o nosso site no ar.

Para executarmos essa função, primeiro precisamos abrir a pasta ecommerce no terminal do nosso projeto, executando o comando:

cd ecommerce

E em seguida, para executar o runserver, executamos:

python manage.py runserver

Comando para colocar o site no ar

Esse comando é o que colocará nosso site no ar. O framework do Django já traz muitas funcionalidades prontas, como sistema administrativo, sistema de autenticação, sistema de controle de sessões e cookies, e assim por diante.

Depois de executarmos a primeira vez o nosso projeto em Django, também surgirá o banco de dados (db.sqlite3) dentro da pasta dele.

Banco de dados do projeto

E no terminal do editor de código que você estiver utilizando, surgirá o endereço local para que você acesse o site do seu projeto.

Link para acessar o site

Feito isso, visualizaremos a página abaixo.

Página inicial do Django

Essa página também é uma confirmação de que a instalação do Django ocorreu corretamente e que ele já pode ser utilizado.

Para encerrar esse servidor e fechar o site, basta selecionar qualquer local do terminal no seu editor de códigos e pressionar Ctrl + C.

Estrutura do Projeto

Vamos revisar a estrutura do nosso projeto. Assim que criarmos nosso projeto, teremos o arquivo manage.py e a pasta com o mesmo nome do projeto, além dos demais arquivos.

Dentro dessa pasta, teremos o arquivo __init__.py, que estará vazio. Esse arquivo indica para o Python que essa pasta ecommerce faz parte de um módulo Python.

Os arquivos asgi.py e wsgi.py são os arquivos de configuração que, quando colocarmos o site em um servidor, o servidor saberá como lidar com esse projeto. Utilizaremos esses arquivos apenas no momento de fazer o deploy do projeto.

Além desses arquivos, também temos o settings.py e o urls.py. No arquivo urls.py, é onde definiremos os links, os endereços das páginas do nosso site. Já o settings.py é onde iremos de fato configurar o projeto. É dentro desse arquivo que definiremos as configurações e as informações essenciais para o nosso site funcionar corretamente.

Estrutura do projeto

Aplicativos dentro do Projeto

Cada projeto Django terá aplicativos criados dentro dele. Em outras palavras, a estrutura do Django será composta pelo projeto que você criou mais os aplicativos que deseja executar dentro dele.

Neste exemplo do ecommerce que estou apresentando para vocês, caso queira adicionar uma loja e um blog, cada um desses segmentos será uma aplicação dentro do projeto.

Assim, em todo projeto Django, após criar o projeto, você irá acessar a página do projeto e dentro dela executar:

python manage.py startapp nomedoaplicativo

Criando aplicativo

Você irá substituir “nomedoaplicativo” pelo nome da aplicação que deseja criar. Feito isso, será gerada uma pasta com o nome do seu aplicativo dentro da pasta do projeto.

Estrutura da pasta do aplicativo

Dentro do arquivo settings.py do seu projeto, será necessário declarar esse aplicativo que foi criado dentro dos INSTALLED_APPS.

registrando o aplicativo

Arquivos dentro dos Aplicativos

Em cada aplicativo criado, também teremos alguns arquivos que serão gerados automaticamente. Entre eles, um arquivo __init__.py que também iniciará vazio e indicará que a pasta loja é um aplicativo do nosso projeto.

A pasta migrations será responsável por gerenciar e registrar as modificações no banco de dados.

O admin.py será onde você configurará o que será exibido na tela de administração do site, ou seja, o que o usuário que é administrador do site visualizará ao acessá-lo.

No apps.py, você irá configurar e registrar os aplicativos referentes à aplicação loja. Por padrão, o Django já irá criar o app referente à sua aplicação, e costumamos deixar apenas um app por aplicação mesmo.

O arquivo tests.py, como o próprio nome sugere, serve para que você execute os testes da sua aplicação.

Por fim, temos dois arquivos muito importantes: o models.py e o views.py. Esses arquivos são os que você mais utilizará e modificará.

No models.py, é onde você definirá as informações que serão registradas no seu sistema e no seu banco de dados. O views.py é onde definirá a lógica por trás do seu site, ou seja, onde você definirá as funções ou classes que serão executadas quando o usuário acessar um link específico do seu site.

Arquivos dentro dos Aplicativos

Pasta Templates

Além da pasta do seu projeto e da pasta para as aplicações que serão executadas dentro dele, você também precisará definir uma pasta Templates.

O Django é bastante flexível quanto ao local de criação dessa pasta. Ela será responsável por armazenar os arquivos HTML, CSS e JavaScript do seu site, ou seja, os arquivos responsáveis por toda a parte visual, por todo o front-end do seu site.

O que é Back-End

O Django permite um controle completo do seu site, desde o front-end até o back-end.

O back-end de um site é a parte responsável pela lógica do seu site, as configurações, os links, as requisições e todo o processamento das solicitações do usuário, assim como o gerenciamento de dados.

Essa é a parte que gerencia a manipulação de informações, interações com o banco de dados, autenticação de usuários e execução de operações que não são visíveis diretamente pelo usuário.

Em resumo, o back-end é responsável pela inteligência do site, cuidando e gerenciando as operações que acontecem nos bastidores para garantir o funcionamento correto da aplicação.

O que é Front-End

Já o front-end é a parte dos templates, da configuração visual que o usuário irá ver e interagir.

O front-end envolve a apresentação, o design e a apresentação da interface do usuário, incluindo os elementos do layout, formulários, vídeos, imagens, botões e tudo que o usuário pode ver na página da sua aplicação.

O front-end é feito com HTML, CSS e JavaScript e tem como objetivo garantir a experiência do usuário de forma intuitiva e atraente.

Trata-se da experiência e interação do usuário, enquanto o back-end cuida dos aspectos lógicos e do processamento de dados que ocorrem a partir dessas interações.

Ambos trabalham juntos para fornecer a experiência completa e funcional de um site, e o Django garante esse controle completo.

Conclusão – Projeto em Django – Entenda a Estrutura Básica

Nessa aula, apresentei e introduzi a estrutura básica de um projeto em Django para que você possa compreender o funcionamento desse framework e desenvolver seu primeiro site com Python.

A partir dessa aula, você será capaz de se aprofundar nesse framework e compreender melhor cada parte dele, capacitando-se para desenvolver seus próprios sites e aplicações.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero no Python e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Python Impressionador