Blog

Postado em em 2 de julho de 2022

Netflix em Python – Estrutura de um Site Feito em Python

Hoje eu quero te mostrar a estrutura de um site feito em Python, e para isso vou te mostrar uma réplica da Netflix em Python!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Netflix em Python

Nessa aula eu vou te mostrar como funciona a estrutura de um site feito em Python. Nessa aula eu não vou te ensinar a construir esse site.

A ideia é te mostrar a estrutura de um site em Python para que você entenda cada um dos elementos e o que pode fazer com o Python!

Réplica da Netflix Feita em Python

Nessa aula nós vamos te mostrar uma réplica da Netflix que foi feita no nosso curso completo de Python.

Página inicial da réplica do Netflix
Página inicial da réplica do Netflix

Dá só uma olhada nesse site que é a réplica da Netflix que fizemos!

Caso queira acessar o site para ver melhor e utilizar os recursos basta clicar no link abaixo:

https://hashflix.herokuapp.com/

Netflix em Python
Vídeos disponíveis no site

Aqui nos lugares dos filmes nós temos alguns minicursos gratuitos da Hashtag (basta criar sua conta e fazer o login).

A primeira coisa que você vai fazer é “startar” o seu projeto (iniciar o projeto). Quando você faz isso com o Django ele automaticamente já cria alguns arquivos.

Arquivos do projeto
Arquivos do projeto

Nesses arquivos você vai gerenciar principalmente as configurações do seu projeto. Onde o arquivo mais importante será o settings.py.

Lembrando que um site é constituído pela parte backend e frontend. Onde o frontend seria a parte visual do seu site, e o backend é a parte que indica o que será feito quando o usuário clicar em um botão, quando colocar o login, quando clicar em um filme…

Então o arquivo setting.py vai conter todas as configurações do site, enquanto o arquivo urls.py vai conter todos os links que o seu site vai ter.

Isso quer dizer que ele vai gerenciar os links do seu site. Mas o que seria isso? É bem simples, imagine que você entre no seusite.com, mas o que acontece se o usuário entrar no seusite.com/login, ou seusite.com/downloads, ou seusite.com/home…

São as páginas que o seu site tem e o que vai aparecer em cada uma delas para que o usuário consiga visualizar.

Netflix em Python
Templates do site

Aqui na parte de filmes, nós vamos ter esses arquivos e vamos carregar ao usuário as páginas, o que vai ter em cada uma delas, o que acontece quando escrever um login errado…

Então em views vamos criar as telas, em urls vamos criar os links, em models é onde você vai criar os seus modelos, ou seja, onde vai definir o seu banco de dados.

É onde vai criar as tabelas do seu banco de dados, os modelos do projeto, o que vai ser cada um dos itens que vão ser cadastrados.

Já dentro de forms nós vamos ter os formulários que vão cadastrar alguma coisa no seu banco de dados.

No arquivo admin você pode fazer algumas alterações na página administrativa. Essa é uma página que o próprio Django cria para te auxiliar no seu projeto.

Netflix em Python
Página administrativa do Django

Agora o que define as imagens do seu site? Vamos ter essas informações dentro de templates.

Templates das imagens do site
Templates das imagens do site

Esse foi um panorama geral da criação de site com Python. Não entramos em detalhes nessa parte, mas é para que você tenha uma ideia do que precisa criar para construir o seu site.

Conclusão

Nessa aula nós fizemos uma breve demonstração do que temos que criar para construir um site, lembrando que o nosso site está disponível para você explorar.

Isso é bom até para ter ideias do que fazer em alguns projetos! Imagine a sua empresa ter um site parecido para mostrar os tutoriais de cada setor, ou os vídeos de treinamento.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer aprender a construir um Dashboard em Excel do zero? Se inscreva gratuitamente na Jornada do Excel!