Blog

Postado em em 15 de maio de 2022

Portfólio de Projetos no Power BI – Aprenda a Criar o Seu Portfólio

Na aula de hoje eu quero te mostrar como criar um portfólio de projetos no Power BI para que você possa impressionar com seus projetos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Como Criar um Portfólio com Seus Dashboards

Você já tem ideia de como criar portfólio com seus dashboards para impressionar no seu currículo ou naquela entrevista de emprego?

A ideia é te mostrar como construir um site para mostrar o seu portfólio de projetos no Power BI!

Criação de Portfólio com Dashboards do Power BI

A ideia do portfólio de projetos do Power BI é muito importante para que as pessoas consigam saber quais foram os projetos que você já fez e quais são suas habilidades.

OBS: Caso você ainda não tenha feito nenhum dashboard para colocar no seu portfólio não se preocupe, você pode assistir nossas aulas no canal da Hashtag Treinamentos e depois das aulas pode reproduzir os seus próprios dashboards. Assim você garante que aprendeu todo o conteúdo e tem o seu próprio dashboard criado para apresentar!

Uma opção gratuita para que você possa começar a criar o seu portfólio é o Google Sites.

Criação do portfólio em uma página em branco
Criação do portfólio em uma página em branco

Aqui você tem duas opções, ou criar uma página totalmente em branco ou já utilizar um modelo já pronto para poder editar.

Página inicial do portfólio
Página inicial do portfólio

Você vai notar que pode editar tudo o que tem no site e no canto direito você tem várias ferramentas para inserir no seu portfólio.

OBS: Como nós vamos utilizar um cabeçalho para o nosso dashboard, nós já deixamos esse cabeçalho disponível para download no PowerPoint para que você possa alterar com as suas informações.

Inserindo o cabeçalho
Inserindo o cabeçalho

Aqui nós já inserimos o cabeçalho dentro do site para dar início ao nosso portfólio de projetos no Power BI.

Depois você vai poder inserir os outros elementos como imagens, textos, e claro, os seus dashboards que já construiu!

Portfólio de Projetos no Power BI
Colocando uma imagem e a descrição do portfólio

Para a apresentação dos seus dashboards você pode utilizar o separador (que é uma linha) para separar cada um dos seus dashboards.

Depois vai fazer uma breve descrição do dashboard e o que está sendo analisado. Depois disso vem a parte importante, que é colocar o seu dashboard dentro do site para que as pessoas possam interagir com ele.

Para isso você vai precisar criar uma conta gratuita para poder publicar o seu dashboard. Não se preocupe, pois nós temos uma publicação sobre isso, então fica bem fácil criar a conta para fazer sua publicação.

Feita a conta e a publicação do dashboard pode voltar a página e clicar em Incorporar para colocar o link da página.

Portfólio de Projetos no Power BI
Inserindo o dashboard na página

Pode selecionar a opção de página inteira, assim já fica com a visualização completa do dashboard de forma totalmente interativa.

Feito isso você já pode publicar o seu portfólio e deixar sua página pública para que possa compartilhar com quem quiser e disponibilizar para os recrutadores!

OBS: Como informei anteriormente, você vai notar que o seu dashboard fica totalmente interativo, então vai poder utilizar os recursos dele normalmente sem precisar abrir o Power BI.

Outro ponto interessante é ir até o final da página e acrescentar o rodapé, assim pode colocar suas informações de contato.

Portfólio de Projetos no Power BI
Colocando as informações de contato no rodapé

Agora você pode fazer todos os ajustes que precisar, e claro, adicionar outros dashboards que já tenha feito para deixar seu portfólio ainda mais completo!

Conclusão do Portfólio de Projetos no Power BI

Nessa aula eu te mostrei como criar um portfólio de projetos no Power BI para colocar todos os seus trabalhos e mostrar para os recrutadores ou para as empresas onde deseja trabalhar.

Esse portfólio é uma maneira de você conseguir mostrar o que você já fez e o que consegue fazer utilizando o Power BI.

E o melhor de tudo é que o seus dashboards ficam disponíveis para uso, então qualquer um vai poder utilizar os recursos dele para testar o que fez!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!