Blog

Postado em em 7 de junho de 2024

Como Criar uma Planilha de Orçamento com ChatGPT no Excel

Aprenda a criar uma planilha de orçamento com ChatGPT no Excel! Isso mesmo, veja como usar a inteligência artificial para criar sua planilha.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Como Criar uma Planilha de Orçamento com ChatGPT no Excel

Na aula de hoje, veremos como criar uma planilha de orçamento com ChatGPT no Excel!

A ideia é que você utilize o ChatGPT para obter as informações essenciais para criar a planilha, incluindo o que adicionar e quais tipos de dados são úteis para uma análise eficaz.

O objetivo é que você aprenda a usar a inteligência artificial a seu favor para facilitar tarefas nas quais não sabe por onde começar ou enfrenta dificuldades.

Assim, você aprenderá a usar a IA não apenas para criar uma planilha de orçamento, mas também para ajudar em diversas funções no seu trabalho ou estudo.

ChatGPT-4o

Para essa aula, utilizaremos a versão 4 Omni do ChatGPT, a versão mais recente liberada pela OpenAI.

O ChatGPT-4o, ou ChatGPT 4 Omni, é o novo modelo disponível dessa inteligência artificial, mais avançado que a versão 4 e acessível gratuitamente.

ChatGPT-4o

Um ponto interessante da versão 4o do ChatGPT é que, além de gratuito, essa versão possui a capacidade de receber e interpretar imagens, planilhas, arquivos em PDF e muito mais.

Então, além de interagir com ele por forma de texto, podemos anexar arquivos para ele analisar.

Como Criar Planilha de Orçamento no ChatGPT

Vamos abrir um arquivo Excel em branco e, em seguida, perguntar ao ChatGPT o que não pode faltar em uma Planilha de Orçamento no Excel.

Como Criar Planilha de Orçamento no ChatGPT

Perceba como essa versão do ChatGPT fornece respostas ainda mais completas do que as versões anteriores.

Além de listar todas as informações importantes com explicações e exemplos para você preencher sua planilha de orçamento, ele também apresenta uma estrutura básica pronta que você pode copiar e colar no seu Excel.

Modelo de Planilha de Orçamento no ChatGPT

Essa estrutura fornecida pelo ChatGPT vem em um formato de texto, então, após colarmos no Excel, ele ficará com a estrutura um pouco bagunçada.

Copiando a Planilha de Orçamento do ChatGPT para o Excel

Para ajustar essas informações corretamente, podemos acessar a opção Texto para Colunas na guia Dados.

Texto para coluna

Na janela que será aberta, marque os delimitadores como Outros e defina a barra vertical (|) como delimitador.

Definindo o delimitador

Com isso, teremos as informações separadas corretamente em suas respectivas colunas.

Planilha de orçamento delimitada

Feito isso, podemos deletar as linhas sem valores presentes na tabela, as linhas referentes ao subtotal e ao total geral.

Base da planilha de orçamento

Dessa forma, teremos a estrutura base para uma planilha de orçamento no Excel.

Análise da Planilha de Orçamento Gerada

Um ponto importante a mencionar é que você deve utilizar o ChatGPT como um assistente, uma ferramenta para te auxiliar em seu trabalho e não apenas copiar o trabalho gerado por ele.

A partir da base que ele nos proporcionou, vamos utilizar nossos conhecimentos em Excel para analisar as informações, identificar possíveis melhorias e alinhar essa planilha com nossos objetivos.

Você pode fazer essas melhorias manualmente ou utilizar novamente o ChatGPT para complementar essa tabela. Vamos, por exemplo, pedir sugestões de outras categorias que podem compor a nossa tabela.

Complementando a planilha de orçamento

Ele nos fornecerá uma lista de novas categorias, incluindo os possíveis gastos relacionados a cada uma delas e, ao final, trará novamente um exemplo da estrutura expandida da tabela anterior.

Exemplo de Complemento da planilha de orçamento

Você pode optar por copiar e fazer novamente o tratamento dos dados, ou apenas adicionar manualmente as categorias sugeridas por ele e que fazem sentido para a sua realidade.

Outra opção é pedir para que ele apenas liste as categorias, sem mais explicações sobre cada uma ou exemplos.

Listando as categorias

Com isso, você pode copiar essa lista e colá-la dentro do Excel para a nossa próxima etapa.

Categorias listadas no Excel

Validação de Dados no Excel – ChatGPT

Com a lista das categorias salvas, podemos solicitar ao ChatGPT um passo a passo detalhado sobre como criar uma lista suspensa no Excel, para que o usuário possa selecionar a categoria desejada no momento de preencher a planilha.

Perguntando ao ChatGPT como criar lista suspensa

Veja que o ChatGPT forneceu um passo a passo detalhado de como transformar sua lista de categorias em uma lista suspensa. Como não informamos as células onde cada informação está, ele criou o guia utilizando células e colunas de exemplo.

Podemos adaptar os procedimentos indicados por ele de acordo com a disposição das informações na nossa tabela e, com isso, conseguiremos construir uma lista suspensa utilizando validação de dados.

Lista suspensa criada

E assim como utilizamos o ChatGPT para chegar até esse resultado, podemos continuar utilizando-o para formatar a planilha em tabela, adicionar mais informações, funcionalidades, gráficos e muito mais.

Conclusão – Como Criar uma Planilha de Orçamento com ChatGPT no Excel

Na aula de hoje, eu te mostrei como criar uma planilha de orçamento com ChatGPT no Excel. Você aprendeu como utilizar a inteligência artificial para te auxiliar na construção de uma tabela a partir do zero.

É muito importante usar o ChatGPT como uma ferramenta que irá te auxiliar nos seus trabalhos e não que irá substituí-lo. Portanto, além de compreender e explorar as possibilidades que podem ser feitas com essa IA, você também deve manter sempre atualizado seus conhecimentos em Excel para utilizá-la da melhor forma.

Desse modo, você conseguirá retirar o máximo proveito das funcionalidades oferecidas pela inteligência artificial para otimizar suas tarefas diárias, seja no trabalho ou nos estudos.

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?