Blog

Postado em em 8 de fevereiro de 2024

Planilha de Folha de Pagamentos de Funcionários

Receba nossa planilha de folha de pagamentos de funcionários no Excel gratuitamente! Descubra como utilizá-la e personalizá-la para o seu negócio!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) que utilizamos na aula, preencha:

Planilha de Folha de Pagamentos de Funcionários

Na aula de hoje, trouxe mais um dos nossos Modelos de Planilha no Excel! Com esta planilha de Folha de Pagamentos de Funcionários, você terá controle sobre os funcionários da empresa e o pagamento deles.

Vou te explicar detalhadamente como a planilha funciona, como preenchê-la e até mesmo como personalizá-la para atender às suas necessidades!

Com esta planilha, você terá controle sobre informações relevantes como nome, cargo, departamento, salário bruto, regime de contratação, valor da hora extra, salário líquido e muito mais.

Além disso, poderá visualizar essas e outras informações em um dashboard super intuitivo, tornando os dados mais visuais e fáceis de serem compreendidos.

Apresentação da Planilha de Folha de Pagamentos de Funcionários

No arquivo disponível para download nesta aula, você encontrará a planilha de folha de pagamentos de funcionários completa e pronta para ser utilizada.

Assim que abrir o arquivo, você verá o nosso Dashboard.

Dashboard

Nele, você consegue ver um resumo de todas as informações referentes aos pagamentos do funcionário.

Temos o total que foi descontado de transporte, de Imposto de Renda e de INSS ao longo do ano, a evolução do total pago em descontos e do salário líquido dos funcionários, e as horas extras e os salários líquidos por funcionários.

Mas esse é o resultado que iremos chegar. Para que esse dashboard reflita os dados da sua empresa, você precisa primeiro preencher os dados presentes nas outras planilhas.

Planilha de Cadastro de Funcionários

A primeira planilha que você precisa preencher é a planilha de cadastro de funcionários. Ela é bem simples e intuitiva.

Nela, você precisa preencher o nome do funcionário, o cargo, departamento, salário bruto, regime de contratação e o valor da hora extra. O valor da hora extra é calculado a partir do regime de contratação e do valor do salário bruto.

Planilha de Cadastro de Funcionários

Nessa planilha, eu coloquei as informações que são essenciais, mas você pode adaptá-la conforme a realidade e a necessidade do seu negócio ou da empresa em que trabalha. Você pode adicionar, remover ou editar colunas.

Planilha de Folha de Pagamentos

A planilha de folha de pagamentos é onde você irá preencher os pagamentos e os descontos referentes à competência do pagamento (mês trabalhado).

Planilha de Folha de Pagamentos

Os nomes dos funcionários só poderão ser selecionados de acordo com os nomes preenchidos na planilha de cadastro de funcionários e, além disso, o salário bruto será puxado também daquela planilha.

O valor da hora extra é calculado com base em uma fórmula definida na planilha de cadastro de funcionários. Caso sua empresa utilize outro cálculo, você também pode estar alterando essa fórmula.

Os descontos, como podem variar dependendo do regime de contratação e de outros fatores, são todos preenchidos manualmente. E ao final, temos o cálculo do salário líquido sendo gerado automaticamente.

Dashboard com o Resumo dos Dados

Ao finalizar o preenchimento dos dados de cada uma das planilhas, você terá no seu dashboard as informações relevantes para a sua empresa e o seu trabalho.

Esse dashboard permite ter um resumo das informações sobre os pagamentos dos funcionários, os descontos e os impostos pagos.

Dashboard com o Resumo dos Dados

Análises em Tabelas Dinâmicas

Esse dashboard, com os gráficos e o resumo das informações, foi criado a partir de uma planilha oculta chamada Cálculos, composta por tabelas dinâmicas.

Para exibi-la, você pode clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer uma das planilhas e selecionar a opção Reexibir.

Reexibir tabela

Isso irá te levar para uma planilha com uma série de tabelas dinâmicas.

Análises em Tabelas Dinâmicas

Cada uma dessas tabelas dinâmicas corresponde a um gráfico do dashboard. Então, basicamente, o que eu fiz foi pegar as informações das outras planilhas e transformá-las nas análises que eu gostaria com tabela dinâmica.

A partir de cada uma dessas tabelas, gerei um gráfico diferente para compor o nosso dashboard final.

Então, após finalizar as edições e as análises que você gostaria de exibir no seu dashboard, você pode voltar a ocultar essa planilha. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o nome dela e selecionar Ocultar.

Ocultar planilha

Como as informações são calculadas por uma tabela dinâmica, toda vez que você fizer uma alteração na sua base de dados (Planilha de Cadastro de Funcionários e Planilha de Folha de Pagamentos), você precisa ir até a guia Dados e clicar em Atualizar Tudo.

Atualizar dados

Conclusão – Planilha de Folha de Pagamentos de Funcionários

Hoje, trouxe para vocês uma planilha de folha de pagamentos de funcionários no Excel totalmente gratuita!

Essa planilha é uma ótima ferramenta para ajudá-lo a controlar os pagamentos, descontos e impostos pagos por cada funcionário presente na sua empresa.

Você ainda pode personalizá-la, adicionando, removendo ou editando as informações para adaptá-la à sua realidade e necessidades específicas.

Aproveite esta planilha para auxiliá-lo no controle dos pagamentos dos funcionários do seu trabalho. E, se estiver interessado em explorar mais planilhas prontas para uso, confira nossos outros modelos de planilhas disponíveis para download gratuito!

Hashtag Free Excel Básico

Apostila Básica de Excel

Essa é uma apostila básica de Excel para que você saia do zero de forma 100% gratuita!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?