Blog

Postado em em 27 de abril de 2021

Como Fazer Gráficos no Excel – Exemplos Mercado de Trabalho

Nessa aula vamos te mostrar como fazer gráficos no Excel com exemplos práticos para que consiga visualizar como criar seus gráficos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Como Fazer Gráficos no Excel

Você já deve ter visto algum dos nossos conteúdos relacionados a gráfico certo? Se não viu, não se preocupe que vamos te mostrar nessa aula!

Nessa aula nós vamos utilizar exemplos mercado de trabalho, pois assim podemos inserir algumas atividades do dia a dia dentro do Excel.

Dessa forma você vai conseguir se familiarizar mais com os exemplos e vai conseguir fazer as alterações necessárias para a suas aplicações e vamos te mostrar como fazer gráficos no Excel para se inspirar.

Análise de Faturamento vs Lucro

Teremos dois exemplos de gráficos nessa aula e para iniciar vamos começar com uma análise de faturamento x lucro.

Base de dados - exemplo 1
Base de dados – exemplo 1

Essa é a tabela que vamos utilizar para criar nosso gráfico e fazer as análises de faturamento e lucro da empresa.

É possível observar que temos os meses de 2020, o faturamento mensal, lucro mensal e a margem de lucro de cada um dos meses.

O gráfico é importante, pois ele facilita a visualização desses dados, então é bom saber como construir um gráfico e como deixar ele mais visual para apresentar.

Vamos inicialmente selecionar os dados de Mês e Faturamento, ir até a guia Inserir, depois em Inserir Gráfico de Linha ou Áreas e vamos selecionar a primeira opção em área 2D.

OBS: Caso queira saber um pouco mais sobre a formatação de gráfico de forma diferenciada temos um vídeo sobre Gráfico de Bolsa de Valores muito bom!

Como Fazer Gráficos no Excel
Gráfico de área

Aqui já podemos fazer aquelas alterações padrões, como remover título, remover os valores do eixo Y, remover as linhas de grade, remover o contorno.

Também podemos fazer alguns ajustes para melhorar a visualização clicando com o botão direito do mouse, indo até a opção Formatar Série de Dados. Lá vamos poder fazer a alteração no preenchimento (balde) de forma personalizada.

Gráfico de área formatado
Gráfico de área formatado

Agora já temos um aspecto mais bonito no nosso gráfico e não algo “plano”.

Depois de fazer os ajustes desejados, vamos clicar com o botão direito no gráfico novamente e vamos selecionar a opção Selecionar Dados.

Nessa nova janela que será aberta vamos clicar na opção Adicionar do lado esquerdo para que possamos adicionar novamente os dados de Faturamento.

Acrescentando novos dados
Acrescentando novos dados

Isso vai servir para que possamos criar um segundo gráfico de área no Excel e ao selecioná-lo, vamos alterar para o gráfico de linha no Excel.

Você pode estar se perguntando por que fazer isso? Isso é necessário para que possamos colocar os rótulos de dados nessa linha para que represente as informações do faturamento.

Não fazemos direto o rótulo de dados no gráfico de área porque ele só mantém as informações no meio do gráfico e isso vai atrapalhar nosso desenvolvimento.

Dessa forma podemos dar mais um visual no gráfico e deixar os dados corretos sendo representados na parte superior do gráfico de área.

OBS: Para alterar o formato de área para linha, basta selecionar o segundo gráfico e ir até o gráfico desejado.

Em seguida vamos adicionar o rótulo de dados, também formatando da maneira que ficar melhor ao visual que deseja criar.

Como Fazer Gráficos no Excel
Gráfico de área + gráfico de linha com rótulo de dados

Agora nós vamos repetir os mesmos procedimentos para trazer 2 novos dados, que serão os dados de lucro.

Vamos trazer 2 pelo mesmo motivo que fizemos anteriormente, o primeiro vai ser para colocarmos os valores de Lucro e o segundo para que possamos trazer os rótulos percentuais.

Então como não conseguimos colocar 2 rótulos de dados separados em um mesmo gráfico vamos utilizar 2 deles para isso e deixar apenas 1 deles visível.

Como Fazer Gráficos no Excel
Acrescentando os dados de lucro e percentual

OBS: Na parte que formos inserir o rótulo de dados do faturamento na linha é possível que o Excel coloque o formato de dólar e não de real, então basta ir até a parte de Opção de Rótulo e alterar para moeda e ajustar as casas decimais.

Alteração do formato do rótulo de dados
Alteração do formato do rótulo de dados

Veja que dessa forma o nosso gráfico fica bem mais apresentável do que apenas criar um simples gráfico de área e de linha com marcadores.

Outra aula interessante que fazemos algumas modificações bem úteis no gráfico é a aula de Gráfico de Controle.

Esse é o momento que você percebe que os detalhes é que fazem a diferença no gráfico, então você saiu de um gráfico comum, para algo impressionador somente fazendo algumas alterações.

Mas essas pequenas alterações é que fazem você se diferenciar!

Agora temos nossa análise de Faturamento vs Lucro de uma forma muito mais visual e agradável.

Veja que em relação as cores, é um importante que tenham um padrão e façam sentido, seja com as cores da empresa ou cores mais neutras, mas sempre mantendo a qualidade!

Então já aprendemos a como fazer gráficos no Excel utilizando gráfico em área em conjunto com gráfico de linha para melhor visualização.

Análise de Meta e Crescimento

Vamos agora para uma segunda análise de dados, essa é um pouco mais tranquila do que a anterior, pois não vamos fazer muitas alterações no gráfico, mas lembre-se de que essa parte de como formatar gráfico no Excel é muito importante.

Temos mais um exemplo de como os detalhes importam no Gráfico de Desenvolvimento, então caso queira ver como isso faz diferença pode dar uma olhada no conteúdo!

Base de dados - exemplo 2
Base de dados – exemplo 2

Essa é a base de dados para o nosso segundo exemplo. Nela já podemos notar que temos uma Formatação Condicional na coluna de taxas para que as taxas negativas fiquem em vermelho.

Aqui já vamos começar incluindo uma coluna auxiliar para que possamos fazer uma modificação no nosso gráfico.

Essa coluna vai ter a seguinte fórmula:

=SE(B2<C2;B2;#N/D)

E depois vamos arrastar para as demais células. Essa fórmula é para verificar se o valor de faturamento está abaixo da meta.

Então se o valor estiver abaixo da meta, vamos pegar esse valor e colocar na célula, caso contrário vamos colocar #N/D que é um erro do Excel para não mostrar dados no gráfico.

Assim vamos evitar de ter dados sendo mostrado em 0 e poluindo o nosso gráfico, então para evitar esse problema colocamos esse erro para que o Excel não mostre essa informação no gráfico.

Adição da coluna auxiliar
Adição da coluna auxiliar

O próprio Excel já vai acusar um erro nessas células, que é o erro de valor não disponível, mas não precisa se preocupar com isso.

Agora nós vamos repetir os mesmos passos que fizemos no exemplo anterior para poder criar um gráfico de coluna no Excel, depois acrescentar um gráfico de linha com marcadores e por fim outro gráfico de coluna com essa coluna auxiliar.

Como Fazer Gráficos no Excel
Gráfico inicial

Ao inserir e ajustar nós teríamos o seguinte resultado, então antes de prosseguir para a parte de inserir o rótulo de dados, nós queremos sobrepor os gráficos.

Isso é para que a visualização fique melhor, então para os valores em que o faturamento foi menor vamos querer que apareça somente o gráfico vermelho.

Para isso vamos clicar em uma das colunas e vamos alterar a sobreposição de séries para 100% e a largura do espaçamento também para 100%.

Ajustando a sobreposição das colunas
Ajustando a sobreposição das colunas
Como Fazer Gráficos no Excel
Gráficos de coluna sobrepostos

Veja que agora os gráficos de coluna estão sobrepostos, então quando tivermos um faturamento abaixo da meta a cor desse faturamento que estará em evidência.

Assim fica mais fácil visualizar quais os meses que tivemos um faturamento abaixo da meta estipulada.

Para finalizar vamos inserir os rótulos de dados e alterar para a opção Valor a Partir das Células, com isso podemos selecionar a coluna de taxas e desmarcar a opção valor para termos somente o percentual sendo mostrado.

Inserindo o rótulo de dados baseado em células
Inserindo o rótulo de dados baseado em células

Pronto, agora o nosso gráfico está completo!

Como Fazer Gráficos no Excel
Gráfico completo

Conclusão de Como Fazer Gráficos no Excel

Nessa aula foi possível criar dois gráficos diferentes e mostrar para vocês como alguns detalhes fazem toda a diferença no resultado que terão.

Então é importante que pratiquem e testem as opções que possuem em cada gráfico para ir alterando de acordo com sua necessidade, pois cada pequeno detalhe vai fazer uma grande diferença!

Vocês conseguiram aprender como fazer gráficos no Excel de uma forma diferente do que fazemos normalmente, só utilizando o gráfico comum, acrescentamos detalhes importantes aos gráficos.

Agora fica com vocês a tarefa de praticar, pegar outros dados para testar e criar seu próprio estilo de análise gráfica, dar um toque especial e criar suas artes!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Avançado, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Em 4 dias vamos te tirar do zero no Excel e te mostrar como criar Dashboards que Impressionam e como passar em qualquer Prova de Excel! Participe!