Blog

Postado em em 12 de julho de 2023

Parâmetros Argumentos e Retornos em Funções no Javascript

Você já tentou estudar funções em JavaScript e ficou perdido por não saber parâmetros, argumentos e retornos? Aprenda hoje!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Fala Impressionadores! Na aula de hoje eu quero explicar o conceito de parâmetro argumento e retorno que são informações importantes relacionas às funções em Javascript.

Na última aula eu expliquei sobre função em Javascript, mas hoje eu quero falar sobre esses 3 conceitos que vão te ajudar a entender melhor como funciona a função e até melhorar o uso dela.

Vamos para aula que eu vou te explicar de forma mais detalhada como funcionam os parâmetros, argumentos e retornos em funções em Javascript!

O que são Parâmetros, Argumentos e Retornos em Funções no Javascript?

  • Parâmetro de uma função, é uma ou mais informações que a função precisa para funcionar corretamente.
  • Retorno de uma função é a informação que a sua função vai retornar após ter feito todo o procedimento.
  • Argumento de uma função, nada mais é do que as informações que você vai passar para a execução da sua função, que estão relacionadas com os parâmetros.

Então se para rodar a função eu preciso de 2 parâmetros, na hora de chamar a função eu preciso passar 2 argumentos, um para cada parâmetro para que ela funcione.

Vamos abri um arquivo no VS Code para colocar os exemplos desta aula, vou chamar pelo nome padrão -> script.js.

Feito isso, vamos relembrar o que é uma função, se você não assistiu a última aula onde expliquei o que é função vou deixar o link aqui para você!

Em resumo podemos dizer que função é uma sequência de passos para executar determinada ação, a essa sequência de passo damos um nome que será usado posteriormente sempre que quisermos que a ação seja refeita.

Então, vamos fazer uma função da mesma forma que explicamos na aula passada:

Parâmetros

parametros javascript 2

Observe que dentro dos parênteses vão estar os parâmetros da função, neste caso esses parâmetros representam os sabores da pizza que está sendo solicitada, colocar esse valor em um parâmetro é melhor do que colocar os sabores diretamente nos parênteses, assim alterando os parâmetros conseguimos alterar os sabores sem ter que mexer na estrutura da função.

Retorno

parametros javascript 3

Toda vez que a sequência de passos da função geram um resultado chamamos isso de retorno, representado na função pelo return, esse elemento é necessário na estrutura da função para sabermos o resultado que está sendo gerado.

Argumentos

parametros javascript 4

Por fim, temos os argumentos, aqui já estamos chamando a função pelo nome “fazerPizza” para que o passo a passo seja executado, porém, temos que colocar qual valor ou, neste caso, “sabor de pizza” a função vai rodar agora, esse valor passado nos parênteses chamamos de argumentos.

Então chamamos a função -> colocamos os argumentos e a função executa os passos com esses valores que acabamos de informar, esses valores podem ser trocados todas às vezes que precisarmos executar essa função e a função entende que precisa a cada vez que for chamada substituir pelos argumentos novos.

Função Completa

function fazerPizza(tipoDoQueijo, tipoDoRecheio) {

    const pizza = 'Pizza de ${tipoDoQueijo} com ${tipoDoRecheio}';

    return pizza;

}

const pizzaDoCliente = fazerPizza ('Brie', 'Damasco');

console.log(pizzaDoCliente);

Resultado -> Usamos o F5 para gerar o resultado da função:

parametros javascript 1

Note que saiu corretamente, pizza de Brie com Damasco.

Conclusão – Parâmetros, Argumentos e Retornos em Funções no Javascript

Alguns conceitos são fundamentais para que você entenda o funcionamento de uma função, nesta aula trouxe um exemplo detalhado para te explicar o que são os parâmetros, argumentos e retornos em Funções no Javascript.

Agora você vai conhecer cada estrutura quando estiver estudando e isso vai facilitar seu entendimento e aprendizado.

Eu fico por aqui! Até a próxima!

Hashtag Treinamentos

Para acessar publicações de JavaScript, clique aqui!


Quer aprender mais sobre JavaScript com um minicurso básico gratuito?