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Postado em em 12 de junho de 2021

Orientação a Objetos em Python – O que é?

Nessa aula vamos te dar uma breve noção do que é a orientação a objetos, mas não vamos entrar em detalhes nessa aula específica!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Orientação a Objetos em Python

Nessa aula nós vamos te dar uma breve noção do que é Orientação a Objeto em Python.

Para que você saiba o que é e quando utilizar Python orientado a objetos.

Nessa aula não vamos dar os mínimos detalhes ou aprofundar nesse assunto, mas vamos te passar a noção do que é orientação a objetos Python!

E aí, pronto pra aula? Então vamos!

Orientação a objetos em Python

Orientação a objeto é basicamente a forma que você programa, ou seja, por padrão nós escrevemos linhas de códigos para o programa e ele vai executar cada linha normalmente.

Isso quer dizer que nós estamos escrevendo as ações que serão feitas, o que é chamado de programação imperativa.

Agora dentro da programação orientada a objetos nós vamos criar um objeto e vamos dar para ele métodos e atributos.

Isso quer dizer que não vamos simplesmente dar vários comandos para a máquina executar.

Para simplificar vamos a um exemplo prático bem simples. Pense em um controle de ar-condicionado.

Ele é um objeto que tem atributos (características), ele vai ter uma cor, geralmente branco, tem botões, uma tela…

Além disso esse controle tem métodos, ou seja, tem o método de ligar, desligar, aumentar a temperatura, diminuir a temperatura, colocar um timer…

Isso quer dizer que se você for programar esse controle, você teria que criar esse objeto controle e criar as funções para que ele exerça as atividades dele.

Não vai simplesmente listar vários comandos para o computador executar.

Acho que um exemplo simples e prático sobre o que seria a programação orientada a objetos é quando pensamos em algum jogo.

Mas como assim? Pensa comigo, você quando vai jogar um jogo qualquer você tem um personagem, e ele tem tamanho, nome, cor de cabelo, equipamentos.

Isso quer dizer que a sua classe de personagem é essa e tudo que ele tem são os atributos dele, assim como você mesmo tem os seus.

Agora quando você for programar algo no seu jogo, você tem que programar para que o seu personagem faça e não a máquina, dessa forma você está programando para o seu personagem (para o seu objeto).

Conclusão

Essa aula foi mais teórica só para te dar uma breve noção do que seria uma programação orientada a objetos.

Isso não quer dizer que para aprender a programar Python você já precisa saber a lógica da programação orientada a objetos Python.

Você pode aprender o Python normalmente e já se familiarizar com a linguagem que depois ficará mais fácil de aprender a orientação a objeto.

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