Blog

Postado em em 30 de março de 2021

MÁXIMOSES e MÍNIMOSES no Excel – Exemplo + Exercício

MÁXIMOSES e MÍNIMOSES

Nessa aula vamos te mostrar como utilizar as funções MÁXIMOSES e MÍNIMOSES com um exemplo prático e teremos um exercício para praticar!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

MÁXIMOSES e MÍNIMOSES no Excel

Você já deve ter ouvido falar nas funções MÁXIMO e MÍNIMO do Excel certo? Elas fazem parte das fórmulas básicas do Excel!

Mas você já ouviu falar nas funções MÁXIMOSES e MÍNIMOSES? Se não ouvir falar, fique tranquilo, porque hoje nós vamos te ensinar a utilizar essas duas funções!

Então vamos ao próximo tópico para que você não perca nada desse conteúdo!

Exemplo Prático no Excel – MÁXIMOSES e MÍNIMOSES

Para demonstrar a utilização dessas duas funções, nós vamos utilizar um exemplo prático para que facilite o entendimento.

Base de dados
Base de dados

Aqui temos uma tabela com os municípios com mais de 100.000 habitantes. O objetivo é preencher as duas tabelas ao lado com as funções MÁXIMOSES e MÍNIMOSES.

Essas funções têm o mesmo objetivo das outras, a única diferença é que podemos obter o máximo e mínimo de acordo com algumas condições.

Então vamos conseguir obter o máximo da população, mas por região, então a nossa condição é o máximo e o mínimo de acordo com a região.

Função MÁXIMOSES
Função MÁXIMOSES

Essa fórmula possui 3 argumentos obrigatórios:

  • Intervalo_máximo – É o intervalo onde temos os dados que vamos obter o máximo, que neste caso é a coluna de população;
  • Intervalo_critérios – É o intervalo dos critérios, neste caso estamos analisando a população em relação a região;
  • Critérios1 – É o critério que será utilizado para buscar o máximo levando em conta esse critério.

Resumindo, nós vamos buscar o valor máximo da população, mas somente da região que foi selecionada. Desta forma vamos conseguir verificar qual é a maior população por região e fazer um resumo dessas informações.

Feito isso nós vamos replicar a fórmula para as demais células e na tabela abaixo vamos utilizar a função MÍNIMOSES que funciona exatamente da mesma forma.

Só que ao invés de obter o máximo, vamos obter o mínimo daquela determinada região.

Tabela com MÁXIMOSES e MÍNIMOSES
Tabela com MÁXIMOSES e MÍNIMOSES

Até o momento aprendemos como utilizar a função MÁXIMOSES no Excel e como utilizar a função MÍNIMOSES no Excel.

Só que para complementar as informações da nossa tabela, nós vamos te mostrar como utilizar a função ÍNDICE e a função CORRESP para que possamos obter os municípios de acordo com o valor da população que acabamos de calcular.

Função ÍNDICE e CORRESP
Função ÍNDICE e CORRESP

Essa junção das duas funções é muito utilizada para substituir a utilização do PROCV, pois nesse caso como temos a população e queremos buscar o município.

Essa função PROCV já não iria funcionar, por conta da sua restrição de buscar valores a esquerda da coluna de análise.

Por esse motivo vamos utilizar a combinação dessas duas funções que nos dá o mesmo resultado do PROCV, mas sem essa restrição.

OBS: Caso você já tenha a versão mais atual do Excel você pode utilizar a função PROCX que funciona perfeitamente sem a restrição do PROCV e veio para substituir tanto o PROCV quanto o PROCH.

Agora vamos ao resumo do que essa combinação de funções vai fazer.

Estamos buscando na coluna de municípios (coluna C) o município que corresponde a população igual ao que temos na célula G4. E isso é feito buscando esse valor na coluna de população.

Então vamos buscar esse valor de população e quando achar, nós vamos olhar na mesma linha, só que na coluna de município para descobrir qual foi o município que tem esse valor!

Tabela resumo completa
Tabela resumo completa

Novamente vamos replicar a fórmula para as demais células para obter o resultado desejado.

Desta forma temos um resumo completo das maiores e menores populações e o nome de cada município, ou seja, o usuário não precisaria ficar filtrando a tabela inúmeras vezes para encontrar essas informações.

Conclusão

Nessa aula nós te mostramos como utilizar as funções MÁXIMOSES e MÍNIMOSES para que possa utilizar nos seus próximos relatórios.

Além disso, demos uma breve explicação das funções ÍNDICE e CORRESP (link para o post no texto) que funcionam para substituir a função PROCV.

Por fim, como todo e qualquer conteúdo de Excel, é necessário prática. Por isso deixamos uma segunda aba dessa planilha para que você possa praticar o que foi ensinado na aula!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: