Blog

Postado em em 24 de junho de 2021

List Comprehension no Python

Nessa aula vamos te mostrar o que é o list comprehension no Python e como ele vai te auxiliar nos seus próximos códigos para criação de listas.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula nós vamos te mostrar o que é o List Comprehension no Python que nada mais é do que uma forma de construir lista no Python.

Isso mesmo, uma lista criada por código em Python, ou seja, quando você tem um código em que nele mesmo vai ter a criação de outra lista com algumas informações modificadas.

Então o list comprehension é para que você saiba como construir lista no Python de uma forma mais rápida e eficiente nesses casos.

O que vamos aprender nessa aula.

O que é List Comprehension

Se você conhece o Python ou linguagem de programação já deve ter se perguntado o que é esse tal de list comprehension, certo?

Se não faz nem ideia do que se trata pode ficar tranquilo que nessa aula nós vamos te explicar o que é e como isso vai te ajudar nos seus próximos programas!

Vem comigo que vou te explicar o que é, como usar e para que serve o list comprehension!

List Comprehension no Python

O que é o list comprehension? Nada mais é do que uma maneira de construir listas no Python de forma mais rápida, em uma linha de código!

OBS: Lembrando que essa lista vai ser construída pelo seu código e não você escrevendo ou puxando de uma base de dados!

Para que serve o list comprehension? Na verdade, ele vai te ajudar em 2 situações.

A primeira é para que você saiba como fazer para criar uma lista de forma mais rápida e eficiente no seu código quando for gerar uma lista dentro dele.

E a segunda é para que você tenha conhecimento de como isso funciona, pois muita das vezes quando for fazer alguma busca na internet é possível que você se depare com essa maneira de construir uma lista.

Então se você souber como o list comprehension funciona você vai de cara entender o que aquele código está fazendo.

Isso é fundamental quando estamos buscando informações na internet, entender os códigos para que possamos replicar ou pegar parte desse código para a nossa aplicação.

Vamos ao exemplo prático para te mostrar a diferença entre a utilização de uma estrutura de repetição para a criação de uma lista para a utilização do list comprehension.

OBS: Lembrando que para esse exemplo nós vamos utilizar o Jupyter, caso não tenha instalado ou queira instalar basta clicar aqui que temos um post com o passo a passo da instalação.

Aqui é possível observar como usar o list comprehension e como ele facilitar o seu código.

Diferença de um FOR "comum" para o List Comprehension
Diferença de um FOR “comum” para o List Comprehension

Veja que utilizando o for “normal”, digamos assim, teríamos 4 linhas de código mais uma linha para imprimir o resultado.

Já com o list comprehension nós conseguimos juntar todas essas informações em uma única linha.

Então já temos a variável e vamos igualar ela a fórmula, no entanto veja que já temos essa fórmula dentro de colchetes [ ], que já indicam que isso é uma lista.

Em seguida temos a variável que vamos trabalhar, igual temos dentro do for, e em seguida temos o que será feito com a variável com o próprio for.

Isso quer dizer que no caso 1 vamos pegar o preço da lista de preços e vamos multiplicar por 2 e vamos repetir esse procedimento para todos os preços dessa lista.

Então automaticamente você vai ter o preço 1 multiplicado por 2, o preço 2 multiplicado por 2, e assim por diante até fazer o procedimento em toda a lista.

O caso 2 é exatamente o mesmo, só que nesse caso estamos fazendo uma divisão com essa variável.

Então é como se colocássemos o que vamos fazer e em seguida explicássemos ao código o que é aquela variável.

Nestes casos ela nada mais é do que uma lista, ou seja, estamos fazendo uma divisão por 2 dos produtos que tem valor acima de 1.000.

Pense dessa forma: imposto2 = [variável / 2]

Em seguida é como se tivesse uma descrição do que é essa variável e de como ela se comporta.

Nesse caso é um preço da nossa lista, mas vai indo de item por item da lista e vai aplicando o que está no nosso for.

Então vamos passar por todos os itens da lista e se o preço for maior do que 1.000 vamos fazer essa divisão.

A princípio pode parecer um pouco confuso, mas a medida em que for praticando e observando outros exemplos vai ficando mais claro como isso funciona e como isso pode te ajudar, não só a construir códigos como a entender outros códigos que utilizem esse mesmo procedimento!

Conclusão

Nessa aula nós te explicamos o que é e como funciona o List Comprehension para te auxiliar na construção de listas que são feitas a partir de códigos.

Claro que é um aprendizado novo se você está começando agora e pode ser um pouco difícil de entender logo de cara.

Mas basta praticar que logo já vai utilizar nos seus códigos e vai conseguir entender outros códigos que estejam utilizando também esse método.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Em 4 dias vamos te tirar do zero no Excel e te mostrar como criar Dashboards que Impressionam e como passar em qualquer Prova de Excel! Participe!