Blog

Postado em em 12 de maio de 2022

Funções Importantes do Excel – PROCV, SE e CONT.SES

Hoje eu quero falar rapidamente sobre 3 funções importantes do Excel, então vamos falar sobre PROCV, função SE e CONT.SES.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

3 Funções Muito Importantes do Excel

Eu quero te mostrar 3 funções importantes no Excel que você vai utilizar quase sempre que no seu dia a dia de trabalho.

Vou falar sobre as funções do Excel: PROCV, SE e CONT.SES. São funções muito úteis e você provavelmente já deve ter utilizado ou precisado utilizar uma delas.

Funções do Excel

O Excel possui diversas funções que serão úteis no seu dia a dia, mas essas que vou apresentar você já deve ter ouvido falar muito de pelo menos 1 delas.

Vou falar um pouco sobre o PROCV, função SE e CONT.SES. São funções que você vai utilizar quase sempre, pois sempre vai fazer alguma busca, contagem ou um teste lógico.

FUNÇÃO PROCV NO EXCEL

Essa deve ser uma das funções mais faladas quando falamos de Excel, você sempre vai ouvir sobre essa função.

A função PROCV é uma função de PROCura Vertical, ou seja, ela vai permitir com que você faça uma busca de uma informação na vertical.

Isso é muito utilizado quando você precisa encontrar um nome, id, produto, ou qualquer informação dentro de uma tabela, mas não quer fazer isso de forma manual.

Até porque geralmente trabalhamos com tabelas grandes e não vale a pena fazer essa busca de forma manual quando podemos fazer isso de forma automática não é mesmo?

FUNÇÃO SE NO EXCEL

Essa é uma função que é muito utilizada e é uma função condicional, ou seja, você pode fazer um teste lógico e dependendo do resultado você terá inicialmente duas opções de resultado.

Por que eu disse que pode inicialmente ter dois resultados na função SE no Excel? Isso acontece porque essa função vai te permitir retornar um valor para verdadeiro e outro para falso.

De acordo com o que você estiver testando, só que você tem a possibilidade de utilizar uma função SE dentro da outra, e quando você faz isso, você acrescenta mais um resultado.

Então se estiver fazendo uma classificação etária por exemplo e você quiser 3 resultados, você pode utilizar duas funções SE para obter os 3 resultados.

Essa seria a função SE aninhada, onde colocamos mais de uma função para ter mais resultados.

Juntar mais de uma função funciona bem para as versões mais antigas do Excel, no entanto, na versão mais atual nós já temos a função SES, que faz exatamente esse papel de conseguir mais resultados sem que você tenha que colocar uma função dentro da outra.

FUNÇÃO CONT.SES NO EXCEL

Essa função é a junção da função CONT com a função SES, isso vai te permitir fazer contagens no Excel com condições.

Como assim contagem com condições? Imagine que você tenha uma tabela com funcionários da sua empresa e você precisa saber quantas pessoas tem na empresa tem idade acima de 60 anos.

Você consegue contar a coluna de funcionários (ou nome) com a condição de que o valor da coluna de idade seja maior do que 60.

Então o seu resultado vai ser apenas a quantidade de funcionários com idade maior do que 60 anos.

Essa é uma forma mais rápida do que você filtrar a tabela só com os funcionários com essa idade e depois tentar fazer uma contagem.

Tenho certeza de que agora você vai utilizar muito essa função CONT.SES para fazer suas contagens com condições.

Isso funciona como o filtro, só que de forma muito mais rápida e eficiente sem que você tenha que filtrar de forma manual.

Conclusão

Nessa aula eu quis te mostrar de forma rápida 3 funções importantes do Excel que vão te ajudar bastante no seu dia a dia de trabalho.

São funções muito faladas e muito utilizadas, por mais que pareçam simples, você vai utilizá-las bastante.

Além da descrição eu deixei em cada tópico um link do nosso post com o tema abordado, assim você pode ir até esse post para se aprofundar mais nele caso queira aprender mais!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer sair do zero em Excel e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Excel Impressionador!